-
Alternativa E - Todas estão corretas.
1 - O conceito estreito de determinantes sociais é puramente empírico e afasta a possibilidade de compreensão da saúde como um fenômeno social e humano. ignora o fato de que a saúde pública é um campo de políticas de estado que precisa ter em conta a contribuição da sociologia, da antropologia e da filosofia; ignora também que a causalidade é apenas uma das formas possíveis de determinação da saúde e que, no âmbito do social, a existência de vínculos causais é algo bastante questionável.
2 - O conceito de determinação social da saúde deve abranger, por exemplo, o estudo de como as necessidades e as práticas de saúde são socialmente criadas e reforçadas pelo capitalismo avançado. atualmente, o mercado de saúde envolve um consumo crescente e cada vez mais diversificado de bens e serviços, o qual não mais se limita aos medicamentos e aos sofisticados recursos tecnológicos produzidos pelo chamado complexo médico-industrial
3 - A saúde está socialmente determinada por aquilo que a sociedade já faz por sua própria saúde, independentemente de haver uma maior ou menor participação do estado. Uma sociedade solidária é mais saudável do que uma marcada pelo conflito interno e anomia, porque a solidariedade é, em si, o mais importante determinante social da saúde.
http://www.cebes.org.br/media/File/determinantes(1).pdf
-
Questão completamente subjetiva, onde cabe recurso. Apresenta em suas afirmações viés ideológico. Onde inferências são discutíveis e depende do ponto de vista de cada pessoa. Segundo a lei organiza 8080/90, todas as alternativas estão erradas.
" Art. 3 Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. "
-
Tinha que ser em Pernambuco, o estado está tomado pelo comunismo, a questão mede apenas sua opinião política
-
Como assim????? Questão muito subjetiva!
Pesquisando, achei um artigo de onde a banca tirou as alternativas!
Se alguém quiser ler: http://www.cebes.org.br/media/File/determinantes.pdf
-
Letra e.
Proposição I – Certo. De acordo com (CEBES), O conceito estreito de determinantes sociais é
puramente empírico e afasta a possibilidade de compreensão da saúde como um fenômeno
social e humano.
Proposição II – Certo. Ainda de acordo com o referencial acima, o conceito de determinação
social da saúde deve abranger, por exemplo, o estudo de como as necessidades e as práticas
de saúde são socialmente criadas e reforçadas pelo capitalismo avançado.
Proposição III. Certo. O CEBES afirma ainda que uma sociedade solidária é mais saudável do
que uma marcada pelo conflito interno e anomia, porque a solidariedade é, em si, o mais importante
determinante social da saúde.