SóProvas


ID
2481859
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um princípio básico do processo de organização diz respeito à definição do número de subordinados sob responsabilidade de cada gestor.

Esse princípio é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • o número de subordinados ligados a cada gestor é a amplitude de controle – conceito ligado à estrutura organizacional.

     

    Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia [1]. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada

     

  • achei que era pegadinha kkkkkkkkkkkkk viajei que amplitude de controle ≠ amplitude de comando putz

  • A amplitude de controle diz respeito a quantos funcionários cada gestor consegue dirigir com eficiência e eficácia na organização. Assim, quando dizemos que uma organização tem amplitude de controle de 8, quer dizer que cada gestor possui 8 funcionários sob sua coordenação direta.

    Fonte: Prof Carlos Xavier - Estratégia Concursos
     

  • Contribuindo:

     

    A amplitude administrativa (amplitude de comando, ou, ainda, amplitude de controle) significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar.

     

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.29

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos

  • GABARITO:A


     

    Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando, refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia . Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização).


    Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada .

  • Na AMPLITUDE ADMINISTRATIVA:

     

    QUANTO MAIOR A HIERARQUIA, MENOR A AMPLITUDE DE CONTROLE.

    QUANTO MENOR A HIERARQUIA, MAIOR A AMPLITUDE DE CONTROLE.

  • Amplitude de Controle é a quantidade de subordinados que 1 chefe pode ter

    Estreita (pouca amplitude de controle) funcionário irresponsável, preguiçoso, não treinado, estrutura verticalizada( muitos níveis) e hierarquizada, trabalho complexo e difícil

    Larga ( muita amplitude de controle)- funcionário é responsável, tem capacidade de iniciativa, é bem treinado, estrutura horizontalizada, plana, achatada, trabalho simples, repetitivo, rotineiro

     

    Fonte:Giovanna Carranza

  • A banca está tratando no enunciado da amplitude de controle, que é um conceito relacionado com o tamanho da equipe que cada chefe deve controlar   monitorar. Assim sendo, se um chefe comanda cinquenta pessoas, ele tem uma amplitude de controle grande. Já se o chefe comanda apenas duas pessoas, sua amplitude de controle é menor.

     

    Gabarito: A.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Amplitude ou controle administrativo


    Refere-se ao número de subordinados que cada gestor pode comandar. O que define o
    tipo de abrangência do controle do gestor são as tarefas, o ambiente e a qualificação dos
    subordinados.

    A amplitude de controle diz respeito a quantos funcionários cada gestor consegue dirigir com eficiência e eficácia na organização. Assim, quando dizemos que uma organização tem amplitude de controle de 8, quer dizer que cada gestor possui 8 funcionários sob sua coordenação direta.

    Fonte: Prof Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Gabarito A

    Os princípios fundamentais da organização formal são: oi(Hi) notas musicais(A-D-E)

    ·       Hierarquia;

    ·       Amplitude administrativa;

    ·       Divisão do trabalho;

    ·       Especialização;

  • Amplitude de controle - É a quantidade de subordinados que 1 chefe pode ter.

    Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada .

    GAB.A.

  • ✿ Amplitude administrativa: também chamada de amplitude de controle ou, ainda, de amplitude de comando, representa o número de subordinados que um administrador possui sob sua supervisão.

    Uma amplitude estreita (menor), com um maior número de níveis hierárquicos, produz uma estrutura organizacional alta e alongada (verticalizada). De forma contrária, uma amplitude larga (maior), com poucos níveis hierárquicos, produz uma estrutura organizacional achatada (horizontalizada).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Gabarito: A

    Lembrem-se: Organização formal é um inferno! Portanto pauta-se nos princípios do HADES:

    Hierarquia

    Amplitude de controle

    Especialização

    Divisão do trabalho

    #avagaéminha

  • LETRA A CORRETA

    A amplitude de controle refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude de controle, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada.

  • Amplitude de Controle: relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.

    Cadeia de Comando: separando os cargos de acordo com a autoridade de cada um.

    Unidade de comando: diz que cada funcionário se reposta a apenas um superior hierárquico.

    gab. A

  • Gabarito: a

  • A

  • GABARITO: A

  • MAIOR HIERARQUIA / MENOR AMPLITUDE DE CONTROLE / MENOS SUBORDINADOS(VERTICAL AGUDA)

    MENOR HIERARQUIA / MAIOR AMPLITUDE DE CONTROLE / MAIS SUBORDINADOS(HORIZONTAL)

  • GABARITO A

    Amplitude de Controle diz respeito ao número de subordinados por autoridade.

    Amplitude de Controle Ampla = Mais subordinados por Chefe

    Amplitude de Controle Estrita/Menor = Menos subordinados por Chefe.

  • Nº de subordinados por chefe -> Amplitude administrativa/de controle

    Linha de distribuição de autoridade -> Cadeia de comando

    Gabarito: A

    (FGV – Câmara de Salvador-BA – Assistente Legislativo - 2018)

    O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, formulados por autores como Fayol e Weber. O número de subordinados pelos quais um gestor é responsável e que determina, no processo de organização, formatos mais verticais ou horizontais das estruturas organizacionais é conhecido como: 

    b) amplitude de controle;

  • Oh uma Questão dessa na PCRN.

  • Sobre a letra D

    Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados.

  • Para respondermos à questão, vamos à análise das alternativas:

    A) CERTO - A amplitude de controle refere-se à quantidade de subordinados imediatos que um chefe consegue comandar. Assim, esse conceito está relacionado ao conceito apresentado na introdução da questão.

    B) ERRADO - Nível de alçada diz respeito às instâncias de decisão, sendo divididos em nível operacional, tático e estratégico.

    C) ERRADO - Especialização do trabalho refere-se ao princípio que oriente a divisão de tarefas segundo suas especialidades para que fiquem padronizadas.

    D) ERRADO - Departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Além disso, é a forma como uma organização pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa coordenação.

    E) ERRADO – Unidade de Comando refere-se à centralização da autoridade em apenas uma pessoa, um chefe. 


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Amplitude de controle

    A amplitude de controle é um conceito relacionado com o tamanho da equipe que cada chefe deve controlar e monitorar. Assim sendo, se um chefe comanda cinquenta pessoas, ele tem uma amplitude de controle grande. Já se o chefe comanda apenas duas pessoas, sua amplitude de controle é menor. De acordo com Schermerhorn, a amplitude de controle se relaciona com o número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.

    Dessa maneira, a amplitude mostra a dispersão dos cargos e membros dentro da estrutura.

    Gabarito: Letra A

  • Um princípio básico do processo de organização diz respeito à definição do número de subordinados sob responsabilidade de cada gestor. Esse princípio é conhecido como: amplitude de controle;

  • É a amplitude de controle que está relacionada à definição do número de subordinados sob responsabilidade de cada gestor.

    O gabarito é a letra A

  • Amplitude de controle:

    Refere-se à quantidade de subordinados imediatos que um chefe consegue comandar.

  • amplitude de controle (ou amplitude administrativa) corresponde ao número de subordinados por cada chefe.

  • Amplitude de controle: Corresponde à quantidade de subordinados sob a responsabilidade de um gestor.