-
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos e grupos em situação de trabalho e seus impactos no ambiente empresarial. O estudo desses comportamentos está relacionado a fatores de grande influência nos resultados alcançados pelas empresas como: liderança, estruturas e processos de grupo, percepção, aprendizagem, atitude, adaptação às mudanças, conflito, dimensionamento do trabalho, entre outros que afetam os indivíduos e as equipes organizacionais.
-
Vejo dois gabaritos, a e e.
-
GABARITO: A
-
Letra A, pois nem sempre há COMPLETA harmonia [...]
-
Letra: A
O erro da questão está em COMPLETA HARMONIA, dentro de uma organização há diferentes culturas e manter em completa harmonia é muito difícil. #BoaQuestão
-
A alternativa D pode parecer errada por conta do uso da palavra "generalizados". No entanto, devemos lembrar que essa é a base de qualquer teoria sobre motivação: o pressuposto de que as necessidades e motivos dos indivíduos podem ser agrupados em categorias gerais (ou seja, generalizados), de forma que possam ser estudados de forma sistemática.
-
A) Geralmente os objetivos são conflitantes. Cabe ao gestor buscar o equilíbrio organizacional (alcançar os objetivos da empresa sem comprometer os objetivos dos funcionários).
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
GAB A.
"Há completa harmonia entre as necessidades dos indivíduos e os objetivos das organizações."
Não há completa harmonia, se houvesse, não seria interessante se preocupar com os objetivos individuais para que a organização conquistasse o seu.
Portanto, deve existir um equilíbrio entre as contribuições dos participantes em relação aos incentivos recebidos, para que essas participações continuem ocorrendo e a organização continue a atua.
-
Achei explicativo este trecho, então deixo aqui aos interessados:
''(...) a motivação se refere ao comportamento, que é causado por necessidades de dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades. Ao longo de sua vida, o homem evolui por três níveis ou estágios de motivação(...). As diferenças individuais influem quanto à duração, intensidade e fixação em cada um desses estágios (...) Apesar desses desníveis entre indivíduos ou grupos, temos uma forma de generalização das necessidades humanas, estabelecidas através de categorias ou hierarquia e propostas por estudiosos do assunto, como Maslow, por exemplo. Os três níveis ou estágios de motivação correspondem às necessidades fisiológicas, psicológicas e de auto realização (CHIAVENATO, 1999, p.157-158)''