-
AUTOCRÁTICA
Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
DEMOCRÁTICA
As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
LIBERAL
Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
-
GABARITO: C (APENAS II E III ESTÃO CORRETOS)
I – Líder Liberal:
Este tipo de liderança consiste em dar total liberdade para os membros de sua equipe, de forma que eles possam realizar suas atividades sem uma supervisão constante, nestes casos se o líder interferir muito, o equipe pode enxergar com maus olhos.
Esta liderança só funcionará em equipes muito experientes, com profissionais altamente qualificados e que o líder confie plenamente na qualidade de suas atividades, pois estes profissionais se sentem mais a vontade para realizarem estas sem que haja uma figura controladora em seu "cangote".
II – Líder Autoritário:
Sua liderança é focada apenas na execução das tarefas, baseando-se em regras.
Leva-se em consideração apenas a opinião do Líder e jamais considera-se o que o liderado tem a dizer. É o famoso “Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”
Ou seja, o líder define, diz como fazer e quem o fará sem perguntar nada a ninguém, logo pode acontecer de se ter um liderado desenvolvendo uma atividade fora do seu perfil.
III – Líder Democrático:
Esse tipo de liderança, ao contrário do líder autoritário, é totalmente focado nas pessoas, principalmente em seus liderados, pois todos são estimulados a colaborar, inovar, dar sugestões, ou seja, participar efetivamente das decisões da equipe.
Mesmo o liderado tendo espaço e voz na equipe, o líder deve ter a ciência de que a responsabilidade pelos resultados da equipe é exclusivamente sua, ou seja, deve-se acompanhar e gerenciar as expectativas de todas as atividades em andamento.
Fonte:
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-3-tipos-mais-comuns-de-lideranca/72986/
Bons estudos.
-
Gabarito: C
II. O líder autocrático insiste na necessidade de cumprir as metas, preocupa-se mais com a tarefa do que com o grupo que a executa e enfatiza o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos.
Porém, o líder Autocrático visa a quantidade e não a qualidade. Diferentemente da Líderança democratica que visa a qualidade na produção dos serviços.
III. O líder democrático dedica parte de seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe, pede opiniões ou sugestões de decisões.
-
O líder autocrático ele centraliza toda a tomada de decisão, o líder é dominador, impõe suas ordens e traça diretrizes.
líder democrático incentiva a participação democrática dos liderados