SóProvas


ID
2485906
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Entre as demonstrações contábeis previstas na Lei nº 4.320/1964 para as entidades do setor público está o Balanço Financeiro (BF).

Considerando as disposições do MCASP sobre essa demonstração, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Errado, o  Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando:
       a. a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas;
       b. os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários;
       c. as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; e
       d. o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte

    B) Errado,no BF é apurado o resultado financeiro, enquanto que no BP é aputado o superávit financeiro. A lei 4320 determina que o SUPERÁVIT financeiro, e não o resultado financeiro, que é a fonte de abertura de créditos adicionais (Art. 43 §1 I).

    C) Errado, no BF é apurado o resultado financeiro, enquanto que no BP é aputado o superávit financeiro, o primeiro leva em conta ingresso e dispendios orçamentários e extraorçamentários, no segundo é a diferença enter ativo e passivo financeiro. Por isso, pode ocorrer de nao coincidirem.

    D) CERTO: Segundo o MCASP 6ed, um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. No entanto, uma variação positiva na disponibilidade do período não é sinônimo, necessariamente, de bom desempenho da gestão financeira, pois pode decorrer, por exemplo, da elevação do endividamento público. Da mesma forma, a variação negativa não significa, necessariamente, um mau desempenho, pois pode decorrer de uma redução no endividamento. Portanto, a análise deve ser feita conjuntamente com o Balanço Patrimonial, considerando os fatores mencionados e as demais variáveis orçamentárias e extraorçamentárias.

    E) Errado, a elaboração da DFC não torna facultativa a elaboração do BF, assertiva errada

    bons estudos

  • Comentando item a item:

    a) ERRADO. O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público.

    b) ERRADO. O resultado financeiro do exercício não deve ser confundido com o superávit ou déficit financeiro do exercício apurado no Balanço Patrimonial. O superávit financeiro, apurado no BP, é que constitui fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais.

    c) ERRADO. Idem item b.

    d) CERTO. Segundo o MCASP, "Em geral, um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. No entanto, uma variação positiva na disponibilidade do período não é sinônimo, necessariamente, de bom desempenho da gestão financeira, pois pode decorrer, por exemplo, da elevação do endividamento público. Da mesma forma, a variação negativa não significa, necessariamente, um mau desempenho, pois pode decorrer de uma redução no endividamento. Portanto, a análise deve ser feita conjuntamente com o Balanço Patrimonial, considerando os fatores mencionados e as demais variáveis orçamentárias e extraorçamentárias.

    e) ERRADO. Demonstração obrigatória.

    Gabarito: Item D.

  • RESOLUÇÃO

    Uma questão teórica sobre o Balanço Financeiro. Vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada, pois, de acordo com o MCASP, o Balanço Financeiro é composto por um único quadro e é elaborado em duas colunas principais:

    ·        Ingressos (receitas), que abrange também o saldo financeiro proveniente do exercício anterior;  

    ·        Dispêndios (despesas), que abrange também o saldo financeiro que passa para o exercício seguinte.

    A alternativa B) está errada, pois a questão está confundindo resultado financeiro superavitário com o saldo patrimonial financeiro apurado no Balanço Patrimonial, o qual pode ser utilizado para abertura de crédito adicional.

    A alternativa C) está errada, pois novamente a questão faz a confusão mencionada no item anterior.

    A alternativa D) está certa. Conforme o MCASP,

    Em geral, um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. No entanto, uma variação positiva na disponibilidade do período não é sinônimo, necessariamente, de bom desempenho da gestão financeira, pois pode decorrer, por exemplo, da elevação do endividamento público. Da mesma forma, a variação negativa não significa, necessariamente, um mau desempenho, pois pode decorrer de uma redução no endividamento. Portanto, a análise deve ser feita conjuntamente com o Balanço Patrimonial, considerando os fatores mencionados e as demais variáveis orçamentárias e extraorçamentárias.  

    A alternativa E) está errada, pois a elaboração do Balanço Financeiro é obrigatória e objetiva evidenciar a movimentação financeira da entidade.

    Gabarito: LETRA D

  • Analisando cada uma das alternativas:

    A) ERRADO. O BF é composto por um quadro só, que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público.

    B) ERRADO. Um resultado financeiro positivo é diferente do superávit financeiro apurado no BP (esse sim, é fonte de recurso para abertura de créditos suplementar e especial).

    C) ERRADO. O resultado financeiro apurado no BF é distinto do resultado do BP. 

    D) CORRETO. Conforme o MCASP:

    "Em geral, um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. No entanto, uma variação positiva na disponibilidade do período não é sinônimo, necessariamente, de bom desempenho da gestão financeira, pois pode decorrer, por exemplo, da elevação do endividamento público."

    E) ERRADO. A elaboração da demonstração do fluxo de caixa não isenta da elaboração do BF.

    GABARITO: LETRA D