-
Gabarito Letra C
MCASP 6ed:
Método da Equivalência Patrimonial (MEP)
As participações em empresas e em consórcios públicos ou público-privados em que a administração tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. O método da equivalência patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.
Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento é inicialmente registrado a preço de custo e o valor contábil é aumentado ou reduzido conforme o Patrimônio Líquido da investida aumente ou diminua em contrapartida à conta de resultado.
Propriedades para investimento e Participação em consórcio público sem influência significativa são avaliados pelo método de custo
bons esstudos
-
Todos são Investimentos -> AñC.
Investimentos:
1 - % de particição no Capital de outras Empresas:
- Método de Equivalência Patrimonial : Controladas, Coligadas, Mesmo Ramo e Controle Comum
- Método de Custo de Aquisição: sem influência significativa (empresa comprou ações apenas para fazer Trader ou receber Dividendos)
2 - Propriedade p/ Investimentos:
- Custo ou Valor Justo: Imóvel Adquirido p/ Aluguel e/ou Valorização (inicialmente é Custo, mas a Entidade poderar alterar a forma de mensurar o investimento p/ Valor Justo).
3 - Demais Investimentos: (custo de aquisição):
- obras de arte
- imóveis p/ expansão
I. Propriedades para investimento -> Custo ou Valor Justo. (inicialmente é Custo, mas a Entidade poderar alterar a forma de mensurar o investimento p/ Valor Justo).
II. Investimentos em empresas coligadas --> MEP
III. Investimentos em empresas controladas --> MEP
IV. Participação em consórcio público com influência significativa --> MEP
V. Participação em consórcio público sem influência significativa. --> Custo da Aquisição
-
Mcasp 2019
As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. O método da equivalência patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum. Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento é inicialmente registrado a preço de custo e o valor contábil é aumentado ou reduzido conforme o Patrimônio Líquido da investida aumente ou diminua em contrapartida à conta de resultado.
Pelo novo MCASP não existe mais consórcio.
-
Vamos analisar as assertivas a luz das disposições do MCASP para mensuração de investimentos permanentes que devem ser avaliados pelo Método da Equivalência Patrimonial - MEP:
Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento é inicialmente registrado a preço de custo e o valor contábil é aumentado ou reduzido conforme o Patrimônio Líquido da investida aumente ou diminua em contrapartida à conta de resultado.
As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem
ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. O método da equivalência
patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras
sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.
Desta forma, os itens II, III e IV devem ser avaliados pelo MEP.
Propriedades para investimento são avaliadas pelo método de custo, bem como o item V, uma vez que lhe falta a influência significativa.
Gabarito: Item C.
-
As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo Método da Equivalência Patrimonial (MEP).
Disso, decorre que o Método da Equivalência Patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.
Dessa forma, estão corretas as afirmativas II, III e IV. Portanto, está correta a alternativa C).
Gabarito: LETRA C