SóProvas


ID
2485936
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A realização da receita orçamentária é processada em etapas que refletem o cumprimento de formalidades que contribuem para o controle do ingresso de recursos nos cofres públicos.

A etapa da realização da receita em que se determina a matéria tributável, seguida do cálculo do montante do tributo devido e da identificação do sujeito passivo é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D
     

    1) Planejamento:

    ·  Previsão da receita (uso de metodologias de projeção usualmente adotadas – Art. 12 LRF)

     

    2) Execução: os estágios da receita (etapa da receita). A lei 4320 estabelece como estágios da receita:

    -  Previsão à doutrinário

    -  Lançamento

    -  Arrecadação

    -  Recolhimento

    OBS: Nem todos os estágios ocorrem para todas as receitas orçamentárias

     

    · Previsão (Art. 12 LRF).

    A previsão de receitas é a etapa que antecede a fixação das despesas.

     

    ·  Lançamento (Art. 53).

    Ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.
    "CTN Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível "

    Nem toda receita orçamentária depende de lançamento (ex: doação, herança p/ receita pública)

    São objetos de lançamento: (Art. 52).

      -  Impostos diretos

      -  Rendas e vencimentos determinados em lei ou contrato

     

    ·  Arrecadação: é a entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao tesouro.

     

    ·  Recolhimento: é a transferência dos valores arrecadados à CONTA UNICA DO TESOURO, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observa-se o Princípio Da Unidade De Caixa (Art. 56 e 57 4320) representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

    OBS: Art. 57 da 4320.

     

    3) Controle e avaliação

    bons estudos

  • Segundo o MCASP, as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    PREVISÃO - implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária, compreendendo a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    LANÇAMENTO - para o CTN (art. 142), lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Para a lei nº 4.320/1964 (art. 53) é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.
    ARRECADAÇÃO - Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. 

    RECOLHIMENTO - É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.
    Empenho e liquidação são etapas da despesa orçamentária.

    Gabarito: Item D.