SóProvas


ID
2485951
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma entidade do setor público foi acionada judicialmente em decorrência de divergências na cobrança de créditos tributários. Após análise das informações processuais e de casos semelhantes, a assessoria jurídica da entidade avaliou como provável o pagamento de restituição no valor de R$ 180.000,00, mas sem prazo para julgamento final do processo.

Considerando a situação apresentada e as disposições do MCASP para o tratamento de passivos e provisões, a entidade:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    As provisões devem ser reconhecidas quando estiverem presentes os três requisitos abaixo:
    a. exista uma obrigação presente resultante de eventos passados;
    b. seja possível fazer uma estimativa confiável do valor da obrigação; e
    c. seja provável uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços para
    a extinção da obrigação.

    bons estudos

  • Vou PROPOR um bisu:

     

    PROvável = contabiliza a PROVISÃO

    POssível = não contabiliza, mas detalha em notas explicativas

    Remota = Nem contabiliza, nem detalha em notas explicativas.

  • Alguns conceitos são importantes e necessários para nossa resolução. Seguindo as disposições do MCASP:

    Provisão é um passivo de prazo ou valor incerto. O termo provisão não deve remeter a elementos do ativo, como ajuste para perdas de recebíveis, por exemplo.

    Provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto.

    O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) elenca alguns tipos de provisões, por exemplo:

    a. Provisões para riscos trabalhistas – compreende os passivos de prazo ou de valor incertos, relacionados a pagamento de reclamações trabalhistas;

    b. Provisões para riscos fiscais – compreende os passivos de prazo ou de valor incertos, relacionados ao pagamento de autuações fiscais;

    c. Provisões para riscos cíveis – compreende os passivos de prazo ou de valor incertos, relacionados a pagamento de indenizações a fornecedores e clientes;

    d. Provisões para repartição de créditos tributários – compreende os passivos de prazo ou de valores incertos relacionados aos créditos tributários reconhecidos no lançamento por parte do agente arrecadador, a serem repartidos com outros entes da federação. Na arrecadação, esta provisão será revertida em conta específica de passivo; e

    e. Provisões para riscos decorrentes de contratos de Parcerias Público-Privadas (PPP) – compreende os passivos de prazo ou de valores incertos relacionados aos riscos de demanda, construção, disponibilidade ou outros riscos decorrentes de contratos de PPP.

    O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para se extinguir a obrigação presente na data das demonstrações contábeis.

    A melhor estimativa do gasto necessário para a extinção da obrigação presente corresponde ao valor que a entidade racionalmente pagaria para, na data das demonstrações contábeis, liquidar a obrigação ou para transferi-la a um terceiro.

    As estimativas dos resultados e efeitos financeiros são determinadas pelo julgamento da administração da entidade, complementados pela experiência de casos similares e, em alguns casos, por relatórios de peritos independentes.
    Analisemos os dados fornecidos:
    1. É uma obrigação presente, derivada de eventos passados?   >>>  SIM
    2. Provável fluxo de saída de recursos?   >>>   SIM
    3. Estimativa confiável? >>>   SIM

    Ora, neste caso, deve-se reconhecer uma provisão no valor estimado pela assessoria jurídica, que é quem tem competência para estimar o valor. 

    Gabarito: Item C.
  • "Shit" noutra questão FGV similar a esta, deu gabarito como Errado. Bancas são "soberanas" entre aspas.

    Bons estudos.