SóProvas


ID
2486335
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O acidente de trabalho constitui fator negativo para a empresa, para o empregado e para a sociedade. Suas causas e custos devem ser analisados. Com base no assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. Custo indireto do acidente de trabalho inclui todas as despesas de fabricação, despesas gerais envolvidas, lucros cessantes e demais fatores cuja incidência varia. São, portanto, sempre muito menores em valor do que os custos diretos com os acidentes de trabalho.

II. Custo direto do acidente é o total das despesas decorrentes das obrigações para com os empregados expostos aos riscos inerentes ao exercício do trabalho, como as despesas com assistência médica e hospitalar dos acidentados e respectivas indenizações, sejam estas diárias ou por incapacidade permanente. Em geral, estas despesas devem ser cobertas pelas companhias de seguro.

Alternativas
Comentários
  • Firme sempre que a vitória é certa!!!
  • custo indireto em algumas situações chega ser incalculável... quanto vale a imagem de uma empresa?

    Ex: (ilustrativo)Eu tenho uma empresa de Bonecas para crianças, sai uma reportagem que uma criança morreu, devido a toxidade do material, saiu no fantástico, o que vocês acham que irá acontecer?

    Ex; (real) para galera ai de 2019, empresa da ETIÓPIA de aviação, em 5 meses, dois aviões caíram, ela estava dominando o mercado na áfrica, recentemente ultrapassado a maior empresa que era uma da África do Sul, o que acha que vai acontecer com essa empresa? no Brasil já foi autorizado a paralisação dos aviões por tempo indeterminado.

    custos indiretos, são muito maiores que direto....

    Custo direto, a gente paga ali o funeral, e ta ótimo, manda arrumar uma máquina.

  • Após o acidente há sempre um período onde os companheiros param para socorrê-lo, comentar o ocorrido ou prescindem da ajuda do acidentado.

    Há também a hipótese da máquina que operavam ficar danificada no acidente.

    Tempo de ida e volta ao ambulatório médico, tempo de espera para atendimento, tempo gasto em curativos.

    Em virtude do acidente, atrasos na produção ou serviços urgentes de reparo ou por substituição de equipamento envolvido no acidente, podem interagir trabalhos em horários extraordinários.

    O supervisor enquanto está tomando providências para normalizar o trabalho após o acidente, deixa de empregar o seu tempo produtivamente em planejamento, treinamento de trabalhadores sob sua supervisão, etc.

    Preenchimento de formulários e processamento de documentos.

  • Discordo da assertiva II quando ela diz que as despesas geralmente devem ser cobertas pelas companhias de seguros. E se não houver seguro? Como faz?

    A responsabilidade é da empresa! Não há embasamento teórico para sustentar essa afirmação. Mesmo que seja uma prática corriqueiramente adotada pelas empresas como forma de "compartilhamento", ou mesmo "transferência" de riscos.

  • Está exposto ao risco já pode ser considerado acidente? Qual a despesa direta?