SóProvas


ID
2486338
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acidente de trabalho é um acontecimento involuntário resultante tanto de um ato inseguro quanto de uma situação inesperada que possa causar danos ao trabalhador e à organização que o abriga. Os acidentes são classificados em função de sua gravidade, de maneiras diferentes. Leia abaixo algumas classificações e definições sobre os tipos de acidentes e suas consequências, e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A - Acidentes sem afastamento são aqueles em que o empregado, após ser medicado e atendido, retorna imediatamente ao posto de trabalho.

    Correto: ex: o trabalhador cortou o dedo, foi até o brigadista, caso exista ou até o kit de medicamentos, e fez o curativo do dedo, colocou band-aid

    B - Acidentes com afastamento são aqueles em que o trabalhador, devido à natureza do ferimento, deve deixar de imediato suas funções para submeter-se ao tratamento de recuperação.

    Correto: ex: o trabalhador caiu do 2 pavimento, necessitando de ligação da SAMU, que urgentemente fez a retirada do vitimado, levando rapidamente aos procedimentos para o tratamento dos ferimentos.

    C - Acidentes de trabalho podem produzir incapacidade temporária.

    Correto: temporária ou permanente, total ou parcial

    D - Os acidentes de trabalho com afastamento produzem incessantemente a incapacidade total permanente, incapacitando o trabalhador de retornar ao seu posto dentro da empresa.

    Incorreto: temos o permanente total, quando realmente incapacita o trabalhador de voltar, quando ele esta acamado, tetraplégico, perda dos dois olhos, duas mãos, dois pés. Porém... temos também o acidente permanente parcial, quando o trabalhador sofre um acidente como uma amputação de um dedo, ou atrofiação de um músculo, deixando mancando, porém pode retornar ao trabalho.

    Gabarito Letra D

  • -> @SstConcursos - Instagram sobre Concusos Públicos em Segurança do Trabalho

    Esse assunto pode ser encontrado na NBR 14280 - Cadastro de Acidentes (recomendo fortemente sua leitura, é uma das normas técnicas que mais caem em concursos de SST).

    a) Acidentes sem afastamento são aqueles em que o empregado, após ser medicado e atendido, retorna imediatamente ao posto de trabalho. (Certo)

    Acidente sem afastamento (lesão sem afastamento, lesão não incapacitante ou lesão sem perda de tempo): Lesão pessoal que não impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que não haja incapacidade permanente.

    b) Acidentes com afastamento são aqueles em que o trabalhador, devido à natureza do ferimento, deve deixar de imediato suas funções para submeter-se ao tratamento de recuperação. (Certo)

    lesão com afastamento (lesão incapacitante ou lesão com perda de tempo): Lesão pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente ou de que resulte incapacidade permanente.

    c) Acidentes de trabalho podem produzir incapacidade temporária. (Certo, tanto podem produzir a incapacidade temporária que na referida NBR tem até sua definição, veja abaixo:)

    incapacidade temporária total: Perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, excetuadas a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total.

    d) Os acidentes de trabalho com afastamento produzem incessantemente a incapacidade total permanente, incapacitando o trabalhador de retornar ao seu posto dentro da empresa. (Errada)

    Os acidentes com afastamento pode produzir três incapacidades, são elas:

    (não tá dando para escrever tudo, desculpem)

    Tudo tirado da NBR 14280 - Cadastro de Acidentes

    ps: Caso não tenham ela, eu posso compartilhar, via Instagram, ou mesmo o seu resumo (pois é um tanto longa)

    Abraços

    @SstConcursos

  • Bem subjetivo né? acidente sem afastamento é aquele que o trabalhador fica impossibilitado de laborar por até 15 dias.