SóProvas


ID
2487061
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Flávia, Analista Censitária do IBGE, foi designada como responsável pela reorganização do quadro de pessoal em razão de duas situações específicas:

I. O IBGE está promovendo concurso público para aquisição de pessoal para o setor administrativo.

II. O IBGE está promovendo processo seletivo simplificado para aquisição de pessoal para atividades de recenseamento.

Em relação aos processos que estão ocorrendo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) .... independentemente da avaliação de complexidade, natureza ou quantidade de pessoal necessário; ERRADA. PORTARIA 450/2002 Art. 3º A reposição da força de trabalho deve adequar-se, quantitativa e qualitativamente, à natureza e complexidade das atividades, aos objetivos e às metas institucionais da Administração Pública federal.

    .

    B) os servidores que vierem a ser adquiridos por meio de processo seletivo simplificado estão sujeitos ao mesmo regime jurídico aplicado aos servidores que ingressarem por concurso público; ERRADA. Concurso Público lei 8112/90. Processo Sel. Simplificado lei 8745/93

    .

    C) a nomeação ou contratação dos candidatos sujeitos ao concurso público obedecerá, rigorosamente, à ordem de prioridades elencadas pelo chefe do departamento responsável pela lotação de pessoal; ERRADA. PORTARIA 450/2002 ART 14 §2º A nomeação ou contratação dos candidatos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação do concurso público.

    .

    D)a seleção de candidatos para o ingresso no serviço público federal ocorrerá conforme as normas gerais estabelecidas pela Escola Nacional de Administração Pública, vinculada ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão; ERRADA PORTARIA 450/2002 Art. 4º A seleção de candidatos para o ingresso no serviço público federal ocorrerá de modo a permitir a renovação contínua do quadro de pessoal, observada a disponibilidade orçamentária.

    .

    e)a realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, devendo o pedido conter informações afetas ao número de vagas de servidores cedidos e à estimativa do impacto financeiro. CERTA PORTARIA 450/2002 Art. 5º A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e visa ao provimento de cargos ou empregos públicos.

     

     

  • Questão joinha... na qual você vai ficar pelo menos entre as alternativas e....

  • Complementando o excelente comentário feito pela colega Patricia Agostinho:

     

    Portaria 450/2002:

     

    Art. 5º A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e visa ao provimento de cargos ou empregos públicos.

     

    Art. 6º O pedido de autorização deve ser encaminhado à Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, pela Pasta à qual se vincula o órgão ou entidade demandante e deverá conter:

    a) o perfil necessário aos candidatos para o desempenho das atividades;

    b) a descrição do processo de trabalho a ser desenvolvido pela força de trabalho pleiteada e o impacto dessa força de trabalho no desempenho das atividades finalísticas do órgão ou entidade;

    c) o número de vagas disponível em cada cargo ou emprego público;

    d) a evolução do quadro de pessoal nos últimos três anos, em 31 de dezembro, com movimentações, ingressos, desligamentos e aposentadorias, bem como a estimativa de aposentadorias nos próximos três anos, por perfil;

    e) a situação atual do quantitativo do pessoal cedido; e

    f) a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no ano em exercício e nos dois anos subseqüentes, acompanhado da memória de cálculo.

     

    Gabarito: e

  • PERAI TEM ALGO DE ERRADO 

     

    Q829017

     

    Maria, assim como aqueles contratados temporariamente, não se sujeita ao regime disciplinar previsto pelo regime jurídico único, aplicável aos estatutários. ALTERNATIVA ERRADA 

     

     

    Q829018

    os servidores que vierem a ser adquiridos por meio de processo seletivo simplificado estão sujeitos ao mesmo regime jurídico aplicado aos servidores que ingressarem por concurso público;  ALTERNATIVA ERRADA 

     

    ALGUEM ESCLAREÇA POR FAVOR 

  • Pessoal sem delongas: portaria 450/02

    A) (...) adequar às metas institucionais da Administração Pública federal, independentemente da avaliação de complexidade, natureza ou quantidade de pessoal necessário; Totalmente errada essa assertiva:

    Rs: Vejam o que diz a resolução: Art. 3° A reposição da força de trabalho deve adequar-se, quantitativa e qualitativamente, à natureza e complexidade das atividades, aos objetivos e às metas institucionais da Administração Pública federati va.

    B) os servidores que vierem a ser adquiridos por meio de processo seletivo simplificado estão sujeitos ao mesmo regime jurídico aplicado aos servidores que ingressarem por concurso público ERRADA. servidores por meio de processo seletivo simplificado o tempo é determinado e são regidos pela CLT entre outras diferenças. servidores por meio de concurso após o estágio probatório existe a aquisição da estabilidade e em se tratando de da esferea federal o regime é da lei 8112/90 entre outros.

    C)  (...) à ordem de prioridades elencadas pelo chefe do departamento responsável pela lotação de pessoal; ERRADA  Art. 13 §2º A nomeação ou contratação dos candidatos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação do concurso público.

    D) a seleção de candidatos para o ingresso no serviço público federal ocorrerá conforme as normas gerais estabelecidas pela Escola Nacional de Administração Pública, vinculada ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão; ERRADA: Art. 4º A seleção de candidatos para o ingresso no serviço público federal ocorrerá de modo a permitir a renovação contínua do quadro de pessoal, observada a disponibilidade orçamentária.

    E)  A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, devendo o pedido conter informações afetas ao número de vagas de servidores cedidos e à estimativa do impacto financeiro. CORRETA. Conforme o cápitulo II da portaria 450/02 em seu art. 5º somado a alínea f do mesmo. Vejam: A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e visa ao provimento de cargos ou empregos públicos+ (f) ) a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no ano em exercício e nos dois anos subseqüentes, acompanhado da memória de cálculo.

    Bons estudos!

     

  • * A) onde se lê resolução Leia-se portaria

     

  • Para os que ficaram na dúvida... Processo seletivo simplificado é para contratação por tempo determinado... nesse caso não se aplica estatuto ou CLT... ele será regido por contrato de direito público (friso: não é estatuto, nem CLT). Bons estudos!
  • A presente questão foi elaborada com base nas disposições da Portaria 450/2002 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e visa a estabelecer normas gerais para concursos públicos no âmbito da Administração Pública Federal.

    a) Errado:

    Trata-se aqui de assertiva que ofende diretamente o teor do art. 3º da mencionada Portaria, que a seguir colaciono:

    "Art. 3º A reposição da força de trabalho deve adequar-se, quantitativa e qualitativamente, à natureza e complexidade das atividades, aos objetivos e às metas institucionais da Administração Pública federal."

    b) Errado:

    Em se tratando de servidores contratados mediante processo seletivo simplificado, a hipótese é de servidores temporários, aos quais não se aplica, de modo precípuo, o regime estatutário, vazado na Lei 8.112/90, mas sim o regime próprio previsto na Lei 8.745/93.

    Com efeito, a própria Lei 8.745/93 informa quais são os dispositivos da Lei 8.112/90 aos quais se submetem os servidores temporário, como se vê de seu art.

    "Art. 11. Aplica-se ao pessoal contratado nos termos desta Lei o disposto nos arts. 53 e 54; 57 a 59; 63 a 80; 97; 104 a 109; 110, incisos, I, in fine, e II, parágrafo único, a 115; 116, incisos I a V, alíneas a e c, VI a XII e parágrafo único; 117, incisos I a VI e IX a XVIII; 118 a 126; 127, incisos I, II e III, a 132, incisos I a VII, e IX a XIII; 136 a 142, incisos I, primeira parte, a III, e §§ 1º a 4º; 236; 238 a 242, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990."

    Logo, não é verdade que a tais servidores se aplique o regime estatutário, tal como aduzido pela Banca, mas sim, tão somente, os citados dispositivos legais.

    c) Errado:

    À luz do disposto no art. 14, §2º, da mencionada Portaria 450/2002, há que se observar, rigorosamente, a ordem de classificação do concurso público. É ler:

    "Art. 14 (...)
    §2º A nomeação ou contratação dos candidatos obedecerá rigorosamente à ordem de
    classificação do concurso público."

    Logo, não há que se falar em observância de "ordem de prioridades elencadas pelo chefe do departamento responsável pela lotação de pessoal".

    d) Errado:

    Esta alternativa contraria a regra do art. 4º da Portaria 450/2002, que assim preconiza:

    "Art. 4º A seleção de candidatos para o ingresso no serviço público federal ocorrerá de
    modo a permitir a renovação contínua do quadro de pessoal, observada a disponibilidade orçamentária.
    "

    e) Certo:

    A presente opção tem respaldo expresso no que preveem os artigos 5º e 6º, "f", da aludida Portaria, que abaixo transcrevo:

    "Art. 5º A realização de concursos depende de prévia autorização do Ministério do
    Planejamento, Orçamento e Gestão e visa ao provimento de cargos ou empregos públicos.

    Art. 6º O pedido de autorização deve ser encaminhado à Secretaria de Gestão, do
    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, pela Pasta à qual se vincula o órgão ou entidade
    demandante e deverá conter:

    (...)

    f) a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no ano em exercício e nos dois anos
    subsequentes, acompanhado da memória de cálculo."

    Assim, correta esta alternativa.


    Gabarito do professor: E

  • Achei a questão extremamente  específica, por cobrar uma portaria aleatória. Então, decidi olhar no edital notei que para o cargo GESTÃO E INFRAESTRUTURA há um tópico específico do edital que prevê , como cobrança de legislação apenas duas normas.

    Lei no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e alterações posteriores;

    Portaria no 450, de 6 de novembro de 2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Desenvolvimento e avaliação de programas de treinamento.

    Agora, para mim, faz sentido a cobrança. Está bem claro no edital que cobraria esse tema aparentemente específico demais.

    Já que fiz a pesquisa, estou deixando registrado para os demais não precisarem fazê-lo.