SóProvas


ID
2490634
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ferramenta de avaliação que identifica as melhores instituições, métodos e estratégias que elas utilizam para o sucesso de suas áreas funcionais e processos, comparando essas práticas com as da organização avaliada e verificando como estas podem ser melhoradas, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O Benchmarking visa a desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes(benchmarks) em certos aspectos, comparar as mesma práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudanças dentro da organização. 

     

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.286

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos

     

     

  • O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma
    excelente "performance" empresarial.
     

    Em outras palavras, benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra. Por meio do benchmarking, uma organização procura imitar outras organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que façam algo de maneira particularmente bem feita (essa frase já caiu idêntica em provas, tanto da FCC como do CESPE).
     

    GABARITO. A 

  • Gab: A

     

    Resumindo...

    Benchmarking é a ferramenta de avaliação que identifica as melhores instituições, métodos e estratégias. Ela compara o seu desempenho com a de outras!

  • A ferramenta benchmarking surgiu na década de 70, por iniciativa da Xerox, ao iniciar um processo sistemático de pesquisa sobre os processos de gestão e produção empregados pelos seus concorrentes quanto por outras organizações de destaque em áreas específicas de seu interesse.


    O Benchmarking é um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, no qual uma organização realiza comparações de seus produtos, processos e práticas com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, com os propósitos de aprimoramento organizacional e de alcance de superioridade competitiva.


    A filosofia do benchmarking consiste em estabelecer uma base de melhoria que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Ou seja, as melhores práticas da indústria servem como referência a serem adaptadas e se possível incorporadas de forma otimizada.


    Os principais benefícios do Benchmarking são: 

    ✓ Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;

    ✓ Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;

    ✓ Melhora da comunicação empresarial;

    ✓ Profissionalização dos processos da empresa;

    ✓ Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;

    ✓ Diminuição do número de erros;

    ✓ Redução de custos.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Volume 03

  • Sem frescura:

     

    leu no enunciado "benchmarking" vá no item que tenha a palavra comparar.

  • A