SóProvas


ID
2491795
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou o fim da concessão de bolsas do programa Ciências Sem Fronteiras para estudantes

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    O Ministério da Educação (MEC) encerrou o programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) na modalidade de cursos para graduação. Criado pelo governo de Dilma Rousseff, o programa pagava bolsas de estudo no exterior. Agora o programa atenderá, apenas, cursos de pós-graduação, como mestrado, doutorado, pós-doutorado e atração de jovens cientistas.

     http://www.valor.com.br/brasil/4923926/mec-acaba-com-ciencia-sem-fronteiras-para-graduacao-no-exterior ou as ferramentas oferecidas na página. 
     

  • GABARITO B

     

    A) O Brasil mal tem dinheiro pra educação dos brasileiros,imagina pra educação dos estrangeiros...Elimina-se assim a Letra A..

    C) Renda familiar acima de 10 salários... tem dinheiro né? não vai precisar ficar pedindo bolsa pro governo... ( elimina a C)

    Aí você pode ficar até em dúvida entra a letra B e D....

    Mas aí você vê o nome do Programa :" Ciências Sem Fronteiras "  Aí vai na B né!!!

    "  para estudantes de graduação que intentavam estudar em universidades estrangeiras.   "

     

     

    O que se buscava era a institucionalização de procedimentos que pudessem conectar pessoas ao mundo acadêmico estrangeiro, de modo a fazer com que as próprias bases para formação se ampliassem, acrescentando às plataformas de profissionalização possibilidades de enriquecimento cultural e comparação entre diferentes modos de fazer.

    O Ciência Sem Fronteiras, no formato original, acabou mesmo. Os últimos bolsistas foram selecionados em 2014 e ainda tem estudante fora do país recebendo a bolsa. Mas não haverá novas seleções para alunos de ensino superior.

     

    O Ministério da Educação diz que o Ciência Sem Fronteiras deixou dívidas elevadas e que uma avaliação feita no ano passado mostrou que o custo para manter os bolsistas lá fora era muito alto. Em 2015, o governo investiu R$ 3,7 bilhões no programa, o mesmo valor usado na merenda escolar de 39 milhões de alunos.

    O presidente da Capes, agência ligada ao Ministério da Educação que seleciona e distribui a maioria das bolsas bancadas pelo governo federal, diz que o intercâmbio para a pós- graduação está mantido.

     

    https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/11/fim-do-programa-ciencias-sem-fronteiras.html

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/04/ciencia-sem-fronteiras-chega-ao-fim-por-falta-de-dinheiro.html