SóProvas


ID
2492911
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Goodman (2012), a insulina constitui a base do tratamento de praticamente todos os pacientes portadores de diabetes tipo 1 e de muitos portadores de diabetes tipo 2. Pode ser administrada por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea. O tratamento a longo prazo baseia-se, predominantemente, na injeção subcutânea do hormônio.
Sobre as preparações de insulina, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) As apresentações de insulina, são classificadas de acordo com sua duração de ação, como rápida, curta, intermediária e longa, bem como por sua origem - humana ou porcina.

     

    b) Na categoria de ação rápida/curta estão as insulinas regular, asparte, glulisina lispro. Glargina é insulina de ação lenta.

     

    c) O desenvolvimento de análogos da insulina de ação curta que mantém uma configuração monomérica ou dimérica representa um grande avanço na insulínoterapia. CORRETA: pág. 1044.

     

    d) Glulisina é insulina de ação rápida/curta. Detemir é insulina de ação lenta. NPH é insulina de ação intermediária.

     

    e) A insulina nativa na insulina regular forma hexâmeros que tornam a absorção mais lenta e reduzem os picos pós-prandiais da insulina administrada por injeção subcutânea.

     

    Fonte: Goodman & Gilman, 2010.

  • A) As preparações de insulina são classificadas, de acordo com sua duração de ação, em preparações de  ação curta e longa. (ação curta - subdividida em Ultrarrápida (muito rápida) e ação longa - subdividida em intermediária e longa)

    B) Na categoria de ação curta, alguns autores distinguem as insulinas de ação muito rápida (asparte, GLULISINA, lispro) da insulina regular.

    C) O desenvolvimento de análogos da insulina de ação curta que mantém uma configuração monomérica ou dimérica representa um grande avanço na insulínoterapia.

    D) Alguns autores distinguem as formulações com duração mais longa de ação (detemir, GLARGINA) da insulina NPH.

    E) Uma das abordagens para alterar o perfil de absorção da insulina nativa baseia-se em formulações que RETARDAM a absorção após a injeção subcutânea.