OMS LANÇA NOVA INICIATIVA PARA COMBATER MAIOR CAUSA DE MORTES NO MUNDO
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
22/09/2016
Mais de 17 milhões de pessoas perdem a vida, anualmente, de doenças cardiovasculares, principalmente infartos e derrames. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros lançaram a iniciativa "Global Hearts" ou "Corações Globais". O objetivo é combater a ameaça global das doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e derrames, a principal causa de morte do mundo.
Segundo a OMS, muitas das pessoas que morrem de doenças cardiovasculares foram "expostas a comportamentos poucos saudáveis", incluindo o uso de tabaco, consumo de comidas com muito sal e atividade física "inadequada". Para a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, a iniciativa Corações Globais pode salvar milhões através do aumento de medidas comprovadas para prevenir doenças cardiovasculares em comunidades e países. As ações incluem taxação do tabaco, reduzir sal na comida, detectar e tratar pessoas com alto risco e fortalecer serviços de saúde primária.
Segundo a OMS, usando tais medidas, os Estados Unidos reduziram as mortes por doenças cardiovasculares em mais de 40% e a Finlândia em 80% entre homens.
(Adaptado de: http ://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2016/09/oms-lanca-nova-iniciativa-para-combater-maior-causa-de-mortes-no-mundo/#.WOFJjG__yvlV)
A iniciativa da OMS reforça a importância de medidas preventivas, a fim de evitar o surgimento e/ou a progressão de doenças. Nesse sentido, o farmacêutico tem uma grande importância, podendo orientar os pacientes e atuar como educador em saúde.
Segundo Bisson (2016), assinale a opção que NÃO
apresenta uma possível atuação do farmacêutico na
prevenção de doenças.