NBR 12216
5.3.2.1 Águas receptoras de produtos tóxicos, excepcionalmente, podem ser utilizadas para abastecimento público, quando estudos especiais garantam sua potabilidade, com autorização e controle de órgãos sanitários e de Saúde Pública competentes. ( A correta)
5.5 Grades
Destinam-se a reter materiais grosseiros existentes nas águas superficiais; são utilizadas na ETA quando circunstâncias especiais não permitem a sua localização na captação, devendo o projeto ser elaborado conforme NBR 12213 ( B incorreta )
5.8.2 As condições ideais em termos de gradiente de velocidade, tempo de mistura e concentração da solução de coagulante devem ser determinadas preferencialmente através de ensaios de laboratório. Quando estes ensaios não podem ser realizados, deve ser observada a seguinte orientação:
a) a dispersão de coagulantes metálicos hidrolisáveis deve ser feita a gradientes de velocidade compreendidos entre 700 s-1 e 1100 s-1, em um tempo de mistura não superior a 5 s;
b) a dispersão de polieletrólitos, como coagulantes primários ou auxiliares de coagulação, deve ser feita obedecendo às recomendações do fabricante. ( C incorreta )
Tabela - Classificação de águas naturais para abastecimento público
Tipo A: DBO ( 5 dias ) até 1,5 ( mg/L ) (D incorreta )