SóProvas


ID
249730
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o trecho constitui continuação gramaticalmente correta, coesa e coerente para o segmento abaixo.

Levantamento da Fundação Dom Cabral mostrou que em 2/3 das 76 maiores companhias do País há falta de pessoal qualifi cado que elas não conseguem encontrar no mercado. Há vagas abertas para engenheiros, eletricistas, carpinteiros, técnicos em operação e manutenção, secretárias, profi ssionais de Tecnologia da Informação, fi nanças, vendas e até motoristas, em todo o País. Mas, dadas as defi ciências educacionais, muitas vagas não podem ser preenchidas.

(O Estado de S. Paulo, Editorial, 29/5/2010)

Alternativas
Comentários
  • "...mas a maioria dos contratados terá baixa qualificação(singular) e baixos salários(plural)."  

    Colegas, a sequência que destaquei está correta ? Acho que há erro na concordância. Que me dizem ?
  • Não há erro.

    baixa (adjetivo/singular) qualificação (substantivo/singular)...

    baixos (adjetivo/plural) salários (substantivo/plural)...



  • porque a resposta não pode ser letra B??
  • Também gostaria de saber o porquê da letra ''B'' não ser a resposta.
  • acho que o erro do item B é porque não deveria ter vírgula após infraestrutura.
  • O erro da letra B está em "No entanto" que exerce papel de conjunção coordenativa adversativa. Tal uso não se justifica, visto que a ideia apresentada no texto do enunciado da questão não se opõe ao trecho da alternativa em comento.
  • Na minha visão, há na alternativa "B" erro de coesão interna. Inicialmente, não há menção a qualquer professor, o que torna incoerente com respeito às ideias lidas anteriormente. Por fim, a passagem "e também impede maior crescimento da economia" não está corretamente vinculada ao texto que a precedeu, ou seja, não há no texto indicação que essa problema de educação inviabilize o crescimento econômico (ou seja, há extrapolação).
  • Gente,

    A maneira correta de se analisar é pela conjunção!  Observem que em todas as alteranativas temos uma conjunção iniciando a frase. Assim, após uma conjunção adversativa (mas), só tem sentido vir uma conjunção que complete o sentido desta. Dessa forma, "porquanto" (explicativa) e "Assim" conclusiva teriam algum sentido, as demais (concessivas) conquanto e embora; e "no entanto" (alternativa) não fariam sentido.
  • Letra B:

    Além do erro muito bem apontado pelo nosso amigo Jorge a letra B tem outro problema:

    " b) No entanto, o professor responsável pelo levantamento considera a escassez de trabalhadores qualifi cados uma restrição de gravidade comparável à da falta de infraestrutura, e também impede maior crescimento da economia."

    Temos duas preposições.

    Bons estudos!!
  • Segue resposta do prof. Fabiano Sales do Estratégia:

    O trecho constante do enunciado requer um segmento que denote conclusão. Esse valor conclusivo é encontrado na assertiva (E), em virtude da presença do conector Assim. Preservou-se, então, a coerência argumentativa entre este segmento e o excerto inicial.

          Vejamos as demais opções:

    A) No trecho contido nesta opção, o conectivo porquanto denota matiz semântico de causa. O trecho ainda apresenta truncamento sintático, pois não há oração principal à qual esteja vinculada.

    B) O nexo textual No entanto” traduz noção semântica de adversidade, oposição.

    C) O conectivo conquanto apresenta valor semântico de concessão. Assim como ocorreu na opção (A), a oração subordinada não está ligada a uma oração principal, acarretando erro sintático.

    D) Nesta opção, há os seguintes erros gramaticais: (i) haja vista a presença do conectivo concessivo embora, o verbo decorrer deve ser flexionado no subjuntivo (Embora a escassez de trabalhadores preparados decorra …); (ii) o verbo decorrer é transitivo indireto, regendo emprego da preposição de. Por essa razão, o trecho corrigido é Embora a escassez de trabalhadores preparados decorra, em geral, dessa baixa qualidade (…) e da pouca preocupação.

     

    Gabarito: E.