SóProvas


ID
249775
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma economia obsoleta pode manter e até multiplicar empregos, por vezes com recurso ao mercado informal, ______(a)_______a lógica da mais-valia absoluta. ______(b)______ do sistema produtivo e consequente difi culdade crescente de gerar excedentes para o social. Uma economia moderna tende a poupar empregos, pelo menos os obsoletos, mas pode______(c)______, na possível formação de consumo de massa disponível para a maioria, no barateamento e melhoria da qualidade dos produtos, _______(d)_______ um excedente econômico muito mais considerável. Sua aplicação social adequada será, então, questão de cidadania, _____(e)_____ a uma redistribuição de renda, não a produção econômica como tal.

(Pedro Demo, Desafi os modernos da educação, p. 35-36, com adaptações)

Assinale a opção em que as duas possibilidades para preenchimento do texto preservam sua correção gramatical e coerência argumentativa.

Alternativas
Comentários
  • A questão pode ser resolvida pela análise das opções de respostas.  O item C) mostra duas expressões que se equivalem, logo ambas são aceitas na frase.  Convém, é claro, observar as demais e perceber se há alguma sutileza nas respostas.
  • Questão confusa, não dá para saber exatamente o que o examinador quer...
  • A alternativa correta é a letra D.
    A letra C está errada, pois a economia moderna pode (no singular) e não pode usar o verbo no plural (podem).
    abraço aos amigos.
  • a) Errada: A primeria possibilidade está correta, mas a segunda ficaria incoerente, pois iria contra o ponto de vista do autor que critica a economia obsoleta, a qual aumenta empregos, porém é orientada pela lógica da mais valia absoluta.

    b) Errada: A primeria possibilidades está errada. Quem acrescenta, acrescenta algo a alguma coisa, portanto, ficou faltando o complemeto direto. O que a exploração capitalista acrescenta ao sucateamento?

    c) Errada: A primeira possibilidade é errada. O verbo "poder" deve concordar com o sujeito "economia moderna".

    d) Correta.

    e) Errada: a segunda opção está errada. A concordância verbal e o uso de pontuação ficariam errados. Eu acho que o certo seria:

    " Sua aplicação social adequada será, então, questão de cidadania, porque, segundo esta, levará a uma redistribuição de renda, não a produção econômica como tal."
  • Bem, nesta questão o examinador pede para substituirmos ambas expressões presentes nos ítens de acordo com cada letra. A resposta correta será quando ambas tenham o mesmo sentido no texto.
    ----------------------
    Assinale a opção em que as duas possibilidades para preenchimento do texto preservam sua correção gramatical e coerência argumentativa.

        a) mas tende a prestigiar /enquanto tende ao prestígio

    Comentário: Aqui, da pra ser analisada pelas conjunções MAS (Adversativas) e ENQUANTO (Conformativa/Temporal/proporcional). Ambas apresentam valores distintos, logo ---> ERRADO

        b) A exploração capitalista acrescenta ao sucateamento / À exploração capitalista acrescenta-se o sucateamento

    Comentário: Vamos transcrever as 2 opções no texto e analisa-las:

    "A exploração capitalista acrescenta ao sucateamento"___do sistema produtivo e consequente difi culdade crescente (Comentário: aqui ACRESCENTA tem o sentido de "a exploração estar acrescentando algo ao sucateamento)

    "À exploração capitalista acrescenta-se o sucateamento"__do sistema produtivo e consequente difi culdade crescente (Comentário: aqui ACRESCENTA tem o sentido de sucateamento esta acrescentando algo a  exploração)

        c) podem oferecer relativa compensação aos ganhos de produtividade / pode oferecer relativa compensação nos ganhos de produtividade

    Comentário: Vamos transcrever as 2 opções no texto e analisa-las:

     mas pode______(c)______, na possível

    bem aqui se fossemos transcrever literalmente, ficaria "pode ---podem oferecer---" e pode "pode oferecer", o que não faz nenhum sentido. Então vamos substituir o pode pelo pode de cada ítem.

    "oferecer" é  verbo bitransitivo (oferece ALGO a ALGUEM)...
    podem oferecer ALGO(relativa compensação)  A ALGUEM ( aos ganhos de produtividade) / pode oferecer ALGO (relativa compensação) A ALGUEM (no caso, nao cabe o NOS em "nos ganhos de produtividade").. por isso, errado.

        d) advindo disso / o que gera

    produtos, _______(d)_______ um excedente econômico

    Ambas as expressões da letra D tem sentido de consequencia.. :

    1)produtos, advindo disso (dos produtos) um excelente economico.... (consequentemente....)
    2)produtos,o que gera um excedente econômico  (a consequencia de produtos é um excedente economico)


        e) porque é esta que leva / porque segundo esta leva

    cidadania, _____(e)_____ a uma redistribuição de renda

    porque é esta (a cidadania) que leva  a redistribuição...

    porque segundo esta leva: Aqui o "segundo" tem sentido de conformidade (por que conforme esta (a cidadania) leva a uma redistribuicao