SóProvas


ID
249778
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A ideia de um Estado em ação implica ___(1)___ heterogeneidade, a luta de poder e o confl ito de interesses mesmo dentro da burocracia estatal. Logo, analisar o Estado em ação signifi ca levar em conta sua dinâmica interna, a partir das ações de diferentes sujeitos, ____(2)___ difícil recorrer, nesse nível, a modelos analíticos que ___(3)___ reduzam a um instrumento de classe, a gestor da ordem social, a promotor do desenvolvimento, ou a qualquer outra concepção que _____(4)_____ os inevitáveis antagonismos, tanto do Estado com a sociedade quanto internamente, ___(5)____ máquina estatal.

(Maria Cecília Londres Fonseca, O patrimônio em processo, p.46, com adaptações)

Assinale a opção em que, na sequência, os termos preenchem corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Alguém por favor poderia explicar mais detalhadamente o porquê das opções da letra B serem as corretas? Obrigado.
  • Respondendo ao colega Vinícios Souto.
    (1) De cara, eliminamos as opções (a), (d), e (e) visto que o verbo implicar é transitivo direto; logo, não pede preposição. Além disso, você pode perceber que nos termos seguintes também não foram usadas as preposições (...implica a heterogeneidade, implica a luta de poder e implica o confl ito de interesses...).
    (2) ...tornando-se difícil recorrer...
    (3) o verbo reduzir aparece como transitivo direto e indireto e o objeto indireto já aparece na frase (...a um instrumento de classe...) logo, só pode ser um objeto direto, representado pelo pronome pessoal oblíquo o e anteposto ao verbo atraído pelo pronome relativo que.
    (4) o pronome relativo que, que está retornando o termo "a qualquer outra concepção", é sujeito da oração e o verbo deve concordar com ele, logo, verbo no singular (...a qualquer outra concepção que neutralize os inevitáveis antagonismos...)
    (5) adjunto adeverbial de lugar, em algum lugar,  ... na máquina estatal...

    Bons estudos
  • Obrigado pela explicação, Valmir, mas continuo sem entender pq o verbo reduzir aparece como transitivo direto e indireto, como está "reduzam a..." pensei que fosse indireto e por isso coloquei o lhe na frente. Aliás, quando o verbo é transitivo direto e indireto devemos colocar sempre o/a ou há casos em que também cabe o lhe? Abs!
  • Não entendi o uso do pronome em "tornando-se"...alguém saberia explicar? Agradeço!
  • Vinicius eu entendi de outra forma, o uso do "o" ao inves do "lhe". Pode depreender pela leitura que o termo se refere " que reduzam o que?" O ESTADO..  é objeto direto e não indireto, devendo ser usado o lhe.
  • Naõ tenho certeza absoluta, mas entendo que tornando-se é uma espécie de verbo de ligação, que indica um estado, uma mudança:

    c) Mudança de estado: ficar, tornar-se, acabar, cair, fazer-se, virar, converter-se e meter-se a;

     
    1. O verbo IMPLICAR no sentido de trazer conseqüência é direto.
    2. Elimina a, d, e
    3. REDUZ uma coisa (modelos analíticos) a outra (a um instrumento de classe). Como o pronome substitui "modelos analíticos" que não exige preposição, logo elimina o LHE
    4. Elimina c
  • No caso do "Tornando-se", há uma pausa antes do verbo sem palavra atrativa. Logo, estamos diante de um caso de enclise:

    "[...] a partir das ações de diferentes sujeitos, tornando-se dificil recorrer [...]"
  • Respondendo à pergunta da colega AUDREY.

    A partícula SE, em tornando-se, tem a função de indeterminação do sujeito.
  • A partícula "se" em tornando-se tem a função sintática de indeterminar o sujeito pois o verbo tornar é verbo de ligação.
    Partícula "se" + VTD PREPOSICIONADO OU VERBO DE LIGAÇÃO OU VERBO INTRANSITIVO OU VERBO TRANSITIVO INDIRETO é indicativo de índice de indeterminação do sujeito. Quem recorre? Sujeito indeterminado.

    bons estudos.
  • Tive dúvida no LHE por causa do verbo REDUZIR.... Mas a explicação da Renata mata tudo.... O termo substituído não pede preposição, logo o LHE tá fora....

    Além disso, a 4 tem que ser o modo subjuntivo....