SóProvas


ID
249784
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que, ao ser transcrito, o fragmento do editorial adaptado da Revista Veja, de 4 de agosto, 2010, desrespeitou a gramática da norma culta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa que contém erro:
    a) Assim, resistiu as intempéries desencadeadas pela crise internacional e continua no rumo certo. Os indicadores são tão bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se for realidade.
    Trata-se aqui de um erro de regência verbal - no caso do verbo resistir - no contexto em que ele está inserido faz-se necessário uma regência, mais especificamente uma regência de um verbo transtivo indireto.
    "...resistiu às intempéries..."
  • DEVE TER SIDO ERRO DE DIGITAÇÃO, mas nas letra "E" a palavra "PEGUESE"está errada.
  • ............. no final da frase : como se for realidade , está errado ; o correto seria : como se fosse realidade
  • IMPORTANTE
    Muitos de vocês devem conhecer o Prof. Sylvio Motta de Direito Constitucional. Ele disse uma frase muito importante para nós, concurseiros, e que se aplica muito bem a esta questão. Ele disse o seguinte: "Nós não precisamos saber tudo mas precisamos ter algumas certezas".
    Esta é uma questão relativamente grande mas que se resolve em segundos. Basta que tenhamos certeza de que o verbo resistir exige a preposição a, que somada ao artigo as obriga o aparecimento da crase em ...resistiu às intempéries...

    Bons estudos


  • Na minha humilde opinião a alternativa A é a mais errada, mas a B também apresenta erro.
    - A alternativa A apresenta dois erros muito visíveis: o primeiro é a exigência de preposição após resistiu (VTI) e o segudo é o trecho como se for (exige que seja como se fosse realidade).
    - A alternativa B para manter a norma culta deveria ser reescrita assim:
    O Brasil vai muito bem graças ao permanente compromisso com a estabilidade, (graças) ao dinamismo da iniciativa privada, à racionalidade e à regulação avançada do eficiente sistema bancário.

  • Não, Angélica.

    Você entendeu errado.

    A letra B é assim:

    "ao permanente compromisso com a estabilidade, [compromisso com] o dinamismo da iniciativa privada, [compromisso com] o dinamismo da iniciativa privada"  etc.
  • Quanto à explicação do colega acima para a correção do item B, certamente foi o entendimento da banca examinadora pra salvar a questão. Contudo, vejo uma forçação de barra subentender que o termo compromisso rege toda a enumeração seguinte.

    Dizer que o Brasil vai bem graças ao compromisso com a estabilidade dá pra aceitar. Mas dizer que o Brasil vai bem graças ao compromisso com o dinamismo da iniciativa privada já não dá pra engolir.

    Ou seja, no plano real, o Brasil (governo) trabalha pela estabilidade monetária, cambial etc, mas não consegue se comprometer/responsabilizar-se pela dinâmizca da iniciativa privada, que segue os ventos do mercado.

    Assim, humildimente, ainda defendo que a alternativa tem dois itens errados: A e B.

  • Resistir é VTI.

    Quem resiste, resiste A alguma coisa.

    Por isso o uso de crase em "resistiu às intempéries" é obrigatório. 

  • Segundo o professor Décio Terror, do Estratégia Concursos, a falta de paralelismo não é considerada erro gramatical. Ou seja, a letra B  estaria gramaticalmente correta.

    Força galera.