-
Os territórios poloneses na parte oriental da fronteira entre os dois países, que tinham sido anexados pela Rússia, foram devolvidos com o Tratado.
-
Deu à Polonia um bloco de territótios ao longo de toda a sua fronteira leste...
-
A Paz de Riga, também conhecida como Tratado de Riga, foi assinada em Riga em 18 de março de 1921, entre a Polônia, a Rússia Soviética (atuando também em nome de Belarus soviética) e a Ucrânia soviética. O tratado acabou com a guerra polaco-soviética.
As fronteiras soviético-polacas estabelecidas pelo tratado permaneceram em vigor até a Segunda Guerra Mundial. Estas seriam mais tarde redesenhadas durante a Conferência de Yalta e a Conferência de Potsdam.
-
GABARITO: ERRADO
Mesmo não conhecendo a matéria, dava para responder essa questão por lógica: se fosse de fato a Rússia que tivessse incorporado territórios da Polônia, como dizia a afirmativa, mesmo que através de tratado, não poderia se considerar que Lenin tinha adotado uma política externa defensiva, pelo menos não por este ponto específico.
Assim, uma das duas afirmações tinha que estar errada:
- ou Lenin não tinha adotado uma política externa defensiva;
- ou a Rússia não tinha incorporado territórios da Polônia
Bons estudos!
-
ERRADA
Em seu combate contra os russos, os poloneses foram beneficiados com a ajuda de uma “missão militar francesa” que contava com algumas dezenas de oficiais comandada pelo general Maxime Weygand - do qual fazia parte o capitão Charles de Gaulle. Em 18 de março de 1921, o Tratado de Riga, Letônia, assinado com os representantes do governo bolchevique leva para leste a fronteira oriental da Polônia com a Rússia.
-
Gabarito: ERRADO
"Lênin desejava o fim da Guerra Sovietico-polonesa para que o governo revolucionário pudesse se focar na Guerra Civil. Os poloneses não desejavam minorias étnicas dentro de suas fornteiras. Sendo assim, ambos os lados acordaram em uma fronteira que retirava russos e ucranianos de território polonês, embora muitos poloneses fossem submetidos ao domínio russo. O conflito, entretanto, iniciou como uma operação bolchevique de apoio aos revolucionários da Europa Central, como as regiões do antigo império Habsburgo qie se esfacelava. O propósito era o da "revolução mundial", defendida por Lênin e por Trotsky. Sendo assim, a política externa de Lênin pode ser onsiderada agressiva."
Livro: 1.600 Questões Comentadas
-
-
Até 1953, a política da URSS caracterizou-se como defensiva.
Paz de Riga (1921) - Polônia recuperou sua independência, numa fase histórica conhecida como "Segunda República Polaca".