SóProvas


ID
2501527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o século XIX, o expansionismo europeu sofreu um grande impulso, e a Ásia, a África e a Oceania foram divididos em zonas ocupadas pelos europeus ou sob influência europeia. A respeito desse tema, julgue (C ou E) o seguinte item.


Na Conferência de Bandung, já no século XX, os Estados afroasiáticos se apresentaram como um bloco organizado perante o resto do mundo, e seus participantes tinham economias essencialmente agrícolas, exceto o Japão.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Na Conferencia de Bandung se juntaram paises da Ásia, Africa e Oriente Médio. Entre eles apenas o Japão era o país de primeiro mundo industrializado, os outros 28 apenas de exportação agrícola.

  • África como bloco organizado? E as fronteiras artificiais, isso é considerado organizado?

  • Também errei devido ao "bloco organizado".

  • 54% até agora errou essa questão, no mínimo capsiosa 

  • Se você acertou essa questão, você é o examinador da Banca Cespe! haha

  • Não há nada de capcioso ou difícil na questão. O Japão foi o país que mais rápido se industrializou no período devido a abertura com o ocidente. Caso contrário seria dominado. Por isso pos fim a oposição samurai e em 30 anos conseguiu uma industrialização a nivel europeu.

  • Errei por considerar que a real organização/formalização do bloco terceiro mundista se deu com a Conferëncia Belgrado (1960). Ainda que a conferencia de bandung seja um marco chave para união e organização desses países. 

  • Gente, uma coisa é os Estados afroasiáticos serem organizados, outra é eles se APRESENTAREM como organizados, talvez numa forma de confrontar o imperialismo abusivo europeu.

    Concordo que a questão poderia ter sido elaborada de forma melhor, mas jogo que segue...

  • No século XX o Japão não era mais agrícola. A partir de 1954, teve início no Japão um processo de grande crescimento econômico. Adotou-se, então, uma prática que teve papel  decisivo no desenvolvimento japonês. Seus técnicos passaram a copiar e a aperfeiçoar produtos de todos os tipos, produzindo-os de acordo com suas necessidades e com o gosto do consumidor japonês. Os setores que mais se desenvolveram foram o da  indústria eletroeletrônica, automobilística, naval, de aço e de máquinas.

  • Gabarito: CERTO

    "A Conferência de Bandung pode ser entendida como um bloco organizado, já que seus documentos falam em "Cooperação e promoção dos interesses mútuos", embora não criasse uma instituição formal. Sobre o perfil da conferência, embora alguns países já possuíssem uma economia além da agrícola, como a Indonésia, rica em petróleo, apenas o Japão era dono de um parque industrial capaz, resquício ou reconstrução do período de potência imperial. Finalmente, a proposta dos países de apoiar a industrialização um do outro sublinha esse cenário de impulso desenvolvimentista pós-descolonização."

     

    Livro: 1.600 Questões Comentadas

  • CORRETO

    Com receio de ter o mesmo fim da China, depois de o imperador expulsar os ocidentais e ter o Japão bombardeado, recua e aceita os tratados desiguais. Como saída, acontece a Revolução de Meiji, que é quando, de fato, o Japão começa a se modernizar, ainda que mantendo alguns traços tradicionais. Como resquício disso, começa a desenvolver-se de forma a ser o único dos Estados do "bloco" a ter capacidade industrial.

  • Os processos de libertação das colônias europeias na Ásia e na África começaram a obter sucesso após a segunda guerra mundial, por conta do enfraquecimento das metrópoles. Isto não significa que tais movimentos só tenham começado a existir após 1945. Desde que há a dominação europeia há a reação contra ela. Podem ser citados movimentos como o dos Boxers na China e a revolta dos Cipaios, na Índia, no século XIX, entre muitos outros.

    No entanto, há elementos que explicam o maior sucesso na segunda metade do século XX . A participação de tropas coloniais na primeira guerra, a formação de uma intelectualidade nativa em universidades europeias, a divulgação de projetos sociais como os do liberalismo, do nacionalismo e, mais tarde, do marxismo. Esses elementos estimularam o crescimento da ação contra os dominadores.

    Os problemas enfrentados pelas metrópoles europeias após duas guerras mundiais tão próximas, com a crise de 1929 de permeio, criou condições mais favoráveis aos movimentos independentistas.

    Dentro deste processo reúnem-se em Bandung, em 1955, na Indonésia, líderes afro-asiáticos de 29 países. Apenas 9 eram africanos, demonstrando a situação de dominação no continente. Entre as propostas em debate destaca-se a de formar uma frente anticolonialista.

    Foi também proposto o estabelecimento de uma política de não-alinhamento - uma postura diplomática e geopolítica de equidistância das Grandes Potências -, através da qual dezenas de nações tentariam não ser transformadas em joguetes dos titãs da Guerra Fria.

    Os acordos não foram, porém, fáceis por serem regiões muito diferentes. Um dos poucos pontos em comum, além do passado colonial, era do fato de serem de economia agrícola. Somente o Japão já tinha uma industrialização sólida.

    A afirmativa, então, apresenta uma ideia de História que está correta!

    RESPOSTA: CERTO
  • Bandung foi em 1955, o Japão já estava em franca recuperação do pós-guerra, mas os outros países participantes ainda não tinham se industrializado.

  • B de brancoooo