-
Os ingleses, a partir de 1858, utilizaram a Companhia Inglesa das Índias Orientais para se estabelecerem amigavelmente no país, passando então a administrar, através da figura do vice-rei, pouco mais da metade da Índia, o que deu origem ao termo “Índia Britânica”.
fonte: https://www.infoescola.com/india/historia-da-india/
-
A Companhia das Índias Orientais (EIC), também conhecido como a Honorável Companhia das Índias Orientais (HEIC) ou a Companhia Britânica das Índias Orientais e informalmente como John Company,[1] foi uma companhia inglesa e mais tarde britânica,[2] que foi formada para prosseguir o comércio com as Índias Orientais, mas acabou por negociar principalmente com o subcontinente indiano e a China Qing. Sendo uma companhia majestática formada por comerciantes de Londres, em 1600, com o nome de “Company of Merchants of London Trading to the East Indies”,[3] a quem a rainha Elizabeth I concedeu o monopólio do comércio com as “Índias orientais” por um período de 15 anos.[4]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Brit%C3%A2nica_das_%C3%8Dndias_Orientais
-
Na realidade, a Companhia controlou a Índia ATÉ 1858, quando ocorreu a Guerra dos Cipaios. A partir de então, a Inglaterra foi levada a controlar o país diretamente, estabelecendo um domínio colonial tradicional.
-
Esta afirmativa está correta, pois os primeiros navios britânicos que chegaram na Índia eram os pertencentes a Companhia Inglesa de Comércio das Índias Orientais, no ano de 1612. As feitorias foram construídas em litoral indiano para que houvesse as trocas comerciais de produtos indianos, tais como seda, algodão e especiarias e, produtos manufaturados ingleses.
A Índia era governada, até o século XVIII, pelo Império Mongol. As características deste império guardam semelhanças com o feudalismo europeu por conta da relação intensa de suserania e vassalagem entre o imperador e os seus súditos. No ano de 1756, um rico senhor da província de Bengala (vassalo do imperador) invadiu uma feitoria da Companhia Inglesa das Índias Orientais, causando um enorme prejuízo financeiro e, ainda fez 46 ingleses como prisioneiros. As condições da prisão em que os ingleses ficaram era insalubres e 23 deles morreram.
Por isso um pequeno exército inglês formado por soldados britânicos e alguns nativos indianos, sob o comando de Robert Clive marcharam em direção ao norte. Em 1726, tomaram a província de Bengala iniciando o processo de dominação da Inglaterra. Mas foi apenas com a tomada de Punjab, em 1858, que os britânicos consolidaram o seu domínio sobre a Índia.
Gabarito do Professor: CERTO.