SóProvas


ID
2501593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) o item a seguir.


Aspecto essencial às vanguardas literárias da Europa ocidental nas primeiras décadas do século XX era o compromisso com ideias e programas à esquerda do espectro político.

Alternativas
Comentários
  • Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa “o que marcha na frente”. As correntes de vanguarda, embora apresentassem propostas específicas, pregavam um mesmo ideal: era preciso derrubar a tradição por meio de práticas inovadoras, capazes de subverter o senso comum e captar as tendências do futuro. Essas propostas, incompreendidas à época em virtude, principalmente, do contexto conservador no qual estavam inseridas, adquiriram importância histórica e influenciaram o trabalho de vários artistas no mundo.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/vanguardas-europeias.htm

    ¯\_(ツ)_/¯

  • As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.

    Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e atmosfera política que resultou destes grandes acontecimentos, surgiu um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais, e uma disputa pelo poder. Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e também com a mesma terminação “ismo” surgiram os movimentos artísticos que chamamos de vanguardas.

    Todos pautavam-se no mesmo objetivo, que era o questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia.

    Estas manifestações se destacaram por sua radicalidade, a qual proporcionou que influenciassem a arte em todo o mundo.

    As cinco correntes vanguardistas que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram: Expressionismo (1912), Cubismo (1907/14), Futurismo (1909), Dadaísmo (1916) e Surrealismo (1924). 

     

    FONTE: https://www.infoescola.com/artes/vanguardas-europeias/

  • Não sei como essa afirmativa foi considerada ERRADA pela banca. Muito estranho e os comentários dos colegas apenas corroboram o que eu estou dizendo.

  • Na verdade essa questão é muito fácil. Embora a maioria das tendências modernistas europeias apresentassem viés esquerdista, basta lembrar que uma das mais importantes delas, o futurismo, foi fundada na Itália e tinha uma profunda ligação com o fascismo. Fonte: "Era dos Extremos", de Eric Hobsbawn.

  • Bastou eu me lembrar do dadaísmo, que não tem nada a ver com nada, pregando a irracionalidade. E isso em 1916!

  • Acredito que o erro esteja em limitar ao espectro somente político
  • Pessoal que vê Comunismo em tudo e em todos os lugares chega em uma questão dessa, generaliza e erra...