Tinta = Tin - ta
Comentário: Nota-se, na primeira sílaba, que as letras Tinta representam um único som (fonema). Deste modo, tin = ( t ) + [( i ) + (~)].
O som do "i" fica nasalizado por causa da presença da letra "n", como se escrevêssemos i com um til (~) em cima, representando apenas um som. Portanto, o as letras "in" representam um fonema vogal nasal, cujo som corresponde a "~i". Quando duas letras estão representando um som, tem-se um dígrafo. Neste caso, dígrafo vocálico, porque tem som de fonema vogal nasal.
Chuva = Chu - va
Comentário: Na primeira sílaba, o "ch" tem som de "x". Duas letras (ch) representando um som (x) forma um dígrafo. Dígrafo consonantal porque o som do "x" é classificado como fonema consonantal.
Saara = Sa-a-ra
Comentário: Ocorre um hiato entre a primeira e segunda sílaba. Note que duas vogais encontram-se em sílabas diferentes. Sempre que isso ocorrer, constata-se o hiato.
Enxáguam = En - xá - guam
Comentário: o tritongo é o encontro entre fonema Fonema SemiVogal + Fonema Vogal + Fonema Semivogal. (Nesta ordem e na mesma sílaba) A ocorrência de tritongo está na última sílaba. A letra "m" nasaliza o som do "a" e tem som de "u" no final. Poderíamos ler assim: /e/ /n/ /x/ /a/ /g/ /u/ /ã/ /u/. Note que apareceu o som da letra "u" no final da palavra. Deste modo, na última sílaba, teremos [...] /g/ /u/ /ã/ /u/. Note que ocorreu o tritongo /g/ /u/(semivogal) + /ã/(vogal) + /u/(semivogal).