SóProvas


ID
2503147
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Sumaré - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão foi elaborada tendo como base o texto de Reinaldo José Lopes, a seguir.


           Em livro ambicioso, sociólogo analisa incertezas do futuro


      Falta de ambição claramente não é o problema de A Era do Imprevisto: A Grande Transição do Século 21, novo livro do sociólogo mineiro Sérgio Abranches. Se o leitor já se perguntou, como imagino, que diabos está acontecendo com o mundo nos últimos anos e o que pode vir daqui para a frente, a obra do especialista formula algumas respostas – imaginativas, provisórias e diabolicamente complicadas.

      Ele tem se especializado na interface entre política global e questões ambientais, uma conexão que, por si só, já seria suficiente para produzir calvície e gastrite nos espíritos mais serenos. Esse eixo político-ambiental está no cerne do livro, mas o sociólogo também tenta investigar como a ascensão das redes sociais pode afetar a organização da sociedade do futuro; como o conhecimento emergente (biotecnologia, nanotecnologia, inteligência artificial) pode transformar a vida humana neste século; e o que a tradição filosófica ocidental e as descobertas da biologia evolucionista têm a dizer sobre nossa natureza e nosso futuro como espécie.

      Para Abranches, a sede de ir ao cerne de todas essas questões existenciais se justifica pelo próprio subtítulo do livro: estaríamos vivendo “a grande transição do século 21”, um ponto de virada tão importante, à sua maneira, quanto o Renascimento do século 16 ou a Revolução Industrial do século 18.


      Num cenário fulcral como esse, nada mais lógico que tudo pareça bagunçado e em crise permanente. Estruturas políticas, sociais, econômicas e culturais velhas ainda estão se encaminhando lentamente para o leito de morte, enquanto suas substitutas passam por um parto difícil. Resultado: sensação perpétua de caos e desalento, ainda que o momento também esteja repleto de potencialidades positivas.

      Abranches está convicto de que a falta de controle sobre o capitalismo tem solapado o funcionamento das democracias. “As leis de mercado são hoje um eufemismo que designa a combinação entre controle oligopolista e hegemonia do capital financeiro”, resume. Nesse cenário, poucos decidem os destinos de bilhões.

      Onde ver esperança? Para Abranches, será crucial usar as possibilidades do ciberespaço para criar um modelo de participação política mais direto, evitando que a democracia representativa se transforme de vez em oligarquia. Resta saber como fazer isso sem que as redes sociais se transformem numa reunião de condomínio improdutiva de dimensões planetárias.

            (Reinaldo José Lopes, Folha de S. Paulo, 27.05.2017. Adaptado)

O trecho – Tal complicação deriva da pesquisa de Abranches. Ele tem se especializado em questões ambientais e políticas globais, conexão suficiente para produzir calvície e gastrite. – apresenta reescrita correta, quanto ao padrão normativo da regência e da crase, em:

Alternativas
Comentários
  • Obedeço a uma lei.

    Obedeço a qualquer lei.

    Obedeço a toda lei.

    Obedeço a cada lei.

    Obedeço a tal lei.

    Obedeço a esta lei.

     

    O mesmo ocorre com os nomes que exigem o complemento nominal.

     

    Tenho obediência a leis.

    Tenho obediência a lei e a regulamento.

    Tenho obediência a uma lei.

    Tenho obediência a qualquer lei.

    Tenho obediência a toda lei.

    Tenho obediência a cada lei.

    Tenho obediência a tal lei.

    Tenho obediência a esta lei.

  • A)Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite. (Gabarito)

     B)Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite. (quem se dedica , se dedica A algo , logo pede preposição Se Dedica A +AS questões = ÀS

    e  crase antes de verbo não é permitido ( apta a produzir )

    C)Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite. Crase proibida antes de artigos indefinidos ( a uma pesquisa ..)

     D)Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     E)Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

     

  • Vamos por eliminação que fica mais fácil

    B - Nunca use crase antes de Verbo

    C - Nunca use crase antes de artigo indefinido

    E- Nunca use crase antes de artigo indefinido e Verbo (dois erros em uma única frase)

    Sobrou a letra A e a letra D

    Quem se dedica se dedica a alguma coisa ou alguém preposição a + o artigo a questão = á

     

  • questão bem trabalhada, resolvi por partes. 

    remeter: quem remete, remete alguma coisa a alguem vtdi. logo ''a uma pesquisa'' seria o objeto direto

    dedica: quem se dedica se dedica a alguma coisa: vti. preposicão a + artigo a de ''as questões'' crase.

    ai a questaõ ja estava morta.

     

  •  a) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     

     b) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

     

     c) Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     

     d) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     

     e) Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

  • 1- Não há crase diante de numerais cardinais ("tal complicação remete a uma pesquisa"). 2- Quando substituímos o termo feminino por um masculino e surge a forma "ao", há crase ("dedicado às questões ambientais"). 3- Diante de verbos no infinitivo não há crase ("apta a produzir").
  • Caio Teixeira, em "tal complicação remete a uma pesquisa", "uma" é um artigo indefinido, não numeral.

     

    De qualquer forma, não vai crase antes de artigo indefinido ou numeral (salvo para hora).

  • A)o verbo dedicar (quem se dedica se dedica a ) pede preposição(A),portanto é um verbo transitivo indireto.e a palavra questões pode sim ser antecedida de artigo feminino, no caso como esta no plural seria o artigo feminino plural (as).Logo, preposiçõ A +AS (artigo feminino plural)=ÁS Alternativa correta.

    B)verbo dedicar veio sem preposição (A),e não se usa artigo antes de verbos (produzir)logo não há crase.Alternativa errada.

    C)não se usa artigo antes de pronomes indefinidos(uma),logo não há crase.e o verbo dedicar veio sem a preposição (A).Alternativa errada.

    D)faltou a regência do verbo dedicar (quem se dedica se dedica a ).Alternativa errada.

    E)não se usa artigo antes de pronomes indefinidos assim como antes de verbos ,portanto não pode ocorrer crase.Alternativa errada,

  • --> Quem se dedica, se dedica A alguma coisa.

    --> É proibida a crase antes de verbo.

    Basta saber isso para acertar a questão. 

  • Não observei o artigo indefinido "uma".

  • crase proibitiva antes de palavras de sentido indefinido UMA 

    quem se dedica se dedica a alguma coisa a+as=às  obs as questões artigo feminino

     a produzir crase será proibitiva antes de verbo

     

  • A crase é o fenômeno da junção da preposição "a" (que decorre da regência) e do artigo definido feminino "a". A fim de diferenciá-los, a gramática criou o acento grave "à".

    Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches (...).

    No caso, não há crase, pois estamos diante da preposição "a" que decorre do verbo transitivo direto e indireto remeter (quem remete, remete algo a alguém) acompanhado de um artigo indefinido (uma). Portanto, não estão presentes, ao mesmo tempo, o "a" preposição e o "a" artigo definido feminino. Ao colocar "uma", o escritor indefine a pesquisa de Abranches.

    (...) que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais.

    Na hipótese, é latente a preposição "a" e o artigo "a". Quem se dedica, se dedica a alguma coisa. Portanto se dedica "a" (preposição) + "as" (artigo definido feminino) questões ambientais e políticas globais. Crase correta.

    (...) conexão apta a produzir calvície e gastrite.

    Não há ocorrência de crase, pois é PROIBIDA a crase antes de verbo no infinitivo (produzIR, falAR, recebER).

  •  a)

    Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     b)

    Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

     c)

    Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     d)

    Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     e)

    Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

  •  

  • Neste caso "que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais" o uso da crase simboliza que há um artigo antes de "questões ambientais". Por conta do paralelismo a questão não estaria errada ja que não há artigo antes de "políticas globais"?

  • Gabriel Henrique.

     

    Quando a mesma preposição serve a dois ou mais termos coordenados, ela pode vir repetida ou em elipse ao segundo e aos demais termos.

     

    No caso da alternativa "a" ocorre a elipse da preposição ao segundo termo: 

    "que tem se dedicado às questões ambientais e [às] políticas globais..."

     

    Observação: em alguns casos a elipse pode gerar ambiguidade.

    Ex: Gosto de banana e maçã. Gosto de banana e de maça OU gosto de banana com maçã?

  •  a)

    Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.  CERTO!

     b)

    Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

     c)

    Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     d)

    Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

     e)

    Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

  • Pessoal me tirem uma duvida no caso da alternativa d , a palavra questoes é pluralizada nesse caso nao valeria essa regra ???

  • Rey JR. 

    Vale sim, porém, se meter uma crase no "as", teremos duas alternativas corretas. No caso a A e a D ficariam idênticas!

  • Questão de regência, porém quem tem conhecimento de crase matava a questão .
  • Adoro quando acho a resposta na letra A kkkkkkkk

  • Galera, bastava ter o conhecimento das probições de crase para fechar a questão.

    1. Não vai crase antes de verbo: elimina a B e E

    2. Não vai crase antes de artigo indefinido: elimina a C

    Ficamos entre a A e D - Porém a D não pode ser, pois "quem se dedica" se dedica a alguma coisa ou a alguem (exige a preposição A) mais a fusão com o artigo A da palavra seguinte, que no caso era questões. Logo, se dedica às questões. 

  • é impressão minha ou tem um erro na colocação pronominal em TODAS as alternativas? não pode ser "que tem se dedicado", no caso teria que ser "que se tem dedicado", isso porque tem palavra atrativa "que".

    quando se tem locução verbal e palavra atrativa é usado o pronome nas extremidade, antes o verbo auxiliar ou após o verbo principal, porem nesse caso especifico não pode pós principal porque ele esta no particípio, sendo obrigatório antes do auxiliar.

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • GABARITO LETRA "A".

    Quem se dedica, se dedica a alguma coisa. Não existe crase antes de verbo.