-
"Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcederem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma." (Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim - 4ª edição - página 287)
-
Complementando...
A liderança transacional é aquela na qual o líder realiza transasações com os liderados cotidianamente, com o objetivo de fazer com que cada tarefa seja realizada conforme solicitado.
A liderança transformacional, por outro lado, possui líderes que inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e que são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados.
A liderança transformacional é constuída com base na liderança transacional.
-
Liderança transacional
Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
Liderança transformacional
Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.
O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.
FONTE: http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/diferenca-entre-lideranca-transacional-transformacional/
-
GABARITO LETRA "A"
-
LIDERANÇA TRANSACIONAL
Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.
Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados.
Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
Influência idealizada: oferece uma visão e o sentido da missão, estimula o orgulho, ganha respeito e confiança.
Motivação inspiracional: comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.
Estímulo intelectual: promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.
Consideração individualizada: dá atenção personalizada, trata cada funcionário individualmente, aconselha, orienta.
GABARITO: A
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS