-
GABARITO: C
E entre as maiores ameaças à saúde do seu amigo...
"à saúde" não pode sair da frase, pois completa o sentido do nome "ameaças". Complemento nominal portanto.
Adjunto x Complemento
com/sem preposição com preposição
sentido de posse sentido passivo
sentido ativo exige transitividade
junto do nome (pode sair da frase) completa o nome (não pode sair da frase)
substantivos concretos e abstratos substantivos abstratos, adjetivos, advérbios,
-
COMPLEMENTO NOMINAL: LIGADO A SUSTANTIVO ABSTRATO; SENTIDO DE PACIENTE; TEM PREPOSIÇÃO; COMPLETA UM SUBSTANTIVO, ADJETIVO, ADVERBIO
COMPLETANDO O SUBSTANTIVO "AMEAÇAS"
-
O sentido passivo ou de posse é determinante neste caso. Ao menos foi o que me ajudou a acertar!
-
CN recebe a ação, logo a saude irá receber ameaças.
-
LETRA C.
E entre as maiores ameaças à saúde ==> A saúde é ameaçada = sentido passivo= complemento nominal.
-
c-
Colocando o periodo na ordem normal para melhorar compreensao:
o desequilíbrio está entre as ameaças à saúde do seu amigo do peito.
1° verifica-se que o verbo é de ligaçao (ser,estar, permancer, andar, continuar, andar etc). Logo, nao ha transitividade, ou objeto direto ou indireto. Eliminam-se d & e. Quando ha voz passiva, o verbo de ligação é auxiliar a 1 principal no participio. Nao é o caso. Eliminamos b.
Como saber se é adjunto adnominal ou complemento nominal? Compara as orações. Medo de aranha é rato. Significa que aranha tem medo de algo. Qualquer relação de posse sera adjunto adnominal. Medo de aranha é comum nestas partes. Nao ha relação de posse, mas a construção é a mesma. O que muda é o sentido, porque a aranha causa o medo. Quando o adjetivo/locução adjetiva receber a ação, sera complemento nominal.
-
Errei por falta de atenção mesmo, esqueci que ameaças ai é substantivo. Só para facilitar quanto temos um substantivo abstrato e surgir um "à ou ao", sempre teremos um Complemento Nominal.
-
Saude está sofrendo uma ação, portanto complemento nominal, se apesar de ser um substantivo abstrato(ameaça) se este tivesse sofrendo a ação, sereia o termo posterior adjunto adnominal. fé, força e honra.
-
O complemento nominal representa o recebedor, o paciente, o alvo da declaração expressa por um nome. É regido pelas mesmas preposições do objeto indireto. Difere deste apenas porque, em vez de complementar verbos, complementa nomes (substantivos, adjetivos) e alguns advérbios em -mente.
-
Saude está sofrendo uma ação, portanto complemento nominal, se apesar de ser um substantivo abstrato(ameaça) se este tivesse sofrendo a ação, sereia o termo posterior adjunto adnominal. fé, força e honra.