SóProvas


ID
2509804
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No ciclo de execução orçamentária, o controle de ingressos e desembolsos faz-se mister para cumprir os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Uma das regras importantes se refere ao registro da receita orçamentária no momento da arrecadação, que tem como justificativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Conforme previsão expressa no MCASP 7ed:

    "O registro da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei nº 4.320/1964 e decorre do enfoque orçamentário dessa Lei, tendo por objetivo evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva"

    bons estudos

  • LEI 4320/64 

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.

     

  • um documento importante para estudar

    http://www.stn.fazenda.gov.br/documents/10180/205525/AnexoI_RECEITA_ORCAMENTARIA.pdf

     

    la vc encontra, entre outras coisas: "O reconhecimento da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei nº 4.320/1964, e decorre do enfoque orçamentário dessa lei, tendo por objetivo evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva."

  • Muito bom o material que o Marcos Camargo indicou.

  • Só fiquem atentos pq o MCASP já está na 7ª ed, conforme o comentário do Renato.

  • O ente só pode gastar aquilo que realmente arrecadou. Lembre-se de que a receita é prevista. Esse é o confere da previsão.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Vamos analisar a questão.

    Em primeiro lugar, de acordo com a Lei 4.320/64:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas.

    E segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF):

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa.



     
    Fonte: imagem cedida pelo professor.

    “Mas por que isso, professor? Por que as despesas são registradas segundo o regime de competência e o resultado dos fluxos financeiros (as receitas) são apuradas pelo regime de caixa?"

    Essa eu vou deixar o MCASP 8ª edição responder: “o registro da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei nº 4.320/1964 e decorre do enfoque orçamentário dessa Lei, tendo por objetivo evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva."

    Entendeu? O registro da receita orçamentária ocorre somente no momento da arrecadação, porque assim a Administração se certifica de que aqueles recursos já foram recebidos e pode gastar sem medo de não ter recursos para pagar. Já imaginou se o registro da receita fosse feito no momento do lançamento e essa receita não fosse efetivamente arrecadada? Ia faltar dinheiro!

    Portanto, a justificativa para registrar a receita orçamentária no momento da arrecadação é evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva (alternativa C).


    Gabarito do professor: Letra C.
  • Letra a) acompanhar a meta de resultado primário definida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); (ERRADA)

    Fiquei em dúvida com esta alternativa em razão de considerar o correto Anexo de Metas Fiscais e não na LDO, apesar de integrar a LDO.

    LRF

    Art. 9   Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subseqüentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

    Art. 4 § 1  Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    Gab. Letra C de CORRETA

    Gezuisss me ajuda aqui!!!

  • Gab: C

    A letra C atende a um dos princípios orçamentários referente ao equilíbrio, o qual diz que: o total de receitas correntes não pode ser menor que as despesas correntes.

  • Essa é uma explicação meramente formal. As receitas são previstas e as despesas são fixadas. O poder público vai pagar pelas despesa fixada mesmo que a receita prevista não entre. Então não faz sentido colocar que o motivo da previsão da receita é que o governo não vai gastar se a receita não entrar. Fiquemos com a decoreba aí.