a) como a empresa está passiva em taxa prefixada, ficando tomada em contratos futuros DI (ou seja, comprando contratos na mesma proporção da posição original em prefixado) ela irá se beneficiar de uma alta dos juros, protegendo sua posição inicial. (correto).
b) como o interesse é trocar os retornos prefixados para pós-fixados em DI, instrumentos cambiais são ineficazes. (errado).
c) PU = preço unitário, onde PU = 100.000 / (i/100+1)^(n/252), ou seja, o PU é o preço do contrato DI padrão no vencimento a valor presente. Se a taxa sobe o valor presente será menor, logo se o investidor está comprado em PU, significa que ele perde se a taxa de juro negociada subir. Nesse sentido, esse instrumento seria ineficaz. (errado).
d) no swap, ativo é o que você irá receber, passivo o que você irá entregar. Estaria correto se o investidor estivesse ativo em pós-fixado e passivo em prefixado. (errado).
e) semelhante a alternativa b. (errado).
Mais informações sobre o contrato futuro de DI. www.bmf.com.br/bmfbovespa/pages/contratos1/Financeiros/PDF/Juro_FuturoInterfinanceiros-DILongo.pdf