SóProvas


ID
2514886
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em seu livro: “Didática”, José Libâneo destaca as funções do planejamento escolar como:


I. Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegure articulação entre o conhecimento teórico e prático do educando.

II. Prever objetivos, conteúdos e métodos priorizando as exigências previstas pelos órgãos reguladores de educação.

III. Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos nos campos de conhecimentos.

IV. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, de modo a inter-relacionar no plano os elementos que compõem o processo de ensino, a saber: objetivos, os métodos e técnicas e a avaliação.


Após a análise, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : D

     

  • Apenas utilizando a lógica seria possível resolver, mas para quem quiser verificar a literalidade veja a página 247; letras A, E e F, DIDÁTICA 2013, LIBÂNEO.

  • O PLANEJAMENTO TEM AS SEGUINTES FUNÇÕES:

    a) Explicar os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que as segurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.

    b) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.

    c) Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.

    d) Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir de consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos.

    e) Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível inter-relacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e avaliação que intimamente relacionada aos demais.

    f) Atualizar os conteúdos do plano sempre que for preciso, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados nas experiências do cotidiano.

    g) Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar. Replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.

    Para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação, devem ser como guia de orientação e devem apresentar ordem seqüencial, objetividade, coerência, flexibilidade.