Gabarito A
(Certo) Um documento arquivístico digital é codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistemas computacionais.
(Falso) As partes constituintes do documento arquivístico digital restringem-se a forma documental, anotações, contexto e componentes digitais.
Este recurso do InterPARES 1 propicia a decomposição do documento digital em suas quatro partes constituintes necessárias: a forma documental, as anotações, o suporte e os contextos (isto é, tudo o que envolve a ação da qual o documento participa, o que inclui seus contextos administrativo, de procedimento, documental, tecnológico e de proveniência).
(Certo) Um documento digital é tido como detentor de forma fixa e conteúdo estável quando sua apresentação na tela do computador é sempre a mesma.
(Certo) A credibilidade de um documento arquivístico digital é diretamente vinculada a três conceitos básicos: acurácia, confiabilidade e autenticidade.
- Documento Arquivístico Digital - É um documento digital que é tratado e gerenciado como um documento arquivístico, ou seja, incorporado ao sistema de arquivos (E-Arq).
- FORMA FIXA – Qualidade de um documento arquivístico que assegura a mesma aparência ou apresentação documental cada vez que o documento é recuperado.
- CONTEUDO ESTÁVEL – Característica de um documento arquivístico que torna a informação e os dados nele contidos imutáveis e exige que eventuais mudanças sejam feitas por meio do acréscimo de atualizações ou da produção de uma nova versão.
- Autenticação é a declaração da autenticidade, resultante da inserção ou da adição de elementos ou afirmações nos documentos arquivísticos em questão, e as normas que a regulam são estabelecidas pela legislação. Ou seja, é um meio de assegurar que os documentos arquivístico sejam o que eles se propõem a ser em um dado momento (DPV – Conarq).
- Acurácia é o grau de precisão, correção, verdade e ausência de erros e distorções existente nos dados contidos nos materiais. Para assegurar a acurácia, deve- se exercer controle sobre os processos de produção, transmissão, manutenção e preservação dos materiais. Com o tempo, a responsabilidade pela acurácia é passada do autor para o responsável pela manutenção (keeper) e, mais tarde, para o preservador em longo prazo dos documentos arquivísticos (se for aplicável) – Diretrizes do Preservador – DPV.
- Confiabilidade é a credibilidade do material digital enquanto conteúdo ou declaração de um fato. É a responsabilidade do autor dos materiais, seja ele uma pessoa física ou a pessoa jurídica que um indivíduo representa. Ela é estabelecida com base na completeza e acurácia do material, e no grau de controle exercido no processo de sua produção.
FONTE
1. http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_produtor.pdf
2. http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_preservador.pdf