SóProvas


ID
2515780
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre a diplomática e as características de um documento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    a) Errada, tipologia documental é o estudo que se realiza com base no reconhecimento dos elementos externos, que se referem à estrutura física, a forma de apresentação do documento (gênero, suporte, formato e forma) e internos, o “conteúdo substantivo do documento (atividade) e natureza de sua proveniência e função” (BELLOTTO, 2004), para denominar o tipo e definir a série documental. 

     

    c) Errada, natureza jurídica está ligado a análise da adequação entre a espécie documental utilizada e o efeito jurídico legal almejado, para tanto, é feito a análise em cima dos caracteres internos do documento, assim com, também é utilizado como parametro para analisar esta adequação as normas legais da entidade e do ordenamento jurídico (=normas externas).

     

    d) ErradaInformação arquivística é a informação orgânica registrada, isto é, informação contida em documento arquivístico, sendo que a interpretação destas depende da relação das mesmas com o contexto de sua produção (LOPES,A informação e os arquivos...,1996,p.32.), logo, está não poderia ser criada fora do escopo de atuação da entidade uma vez que esta ficaria isenta de sentido oriundo do conjunto documental.

     

    e) Errada, um documento arquivístico pode ter natureza jurídica OU administrativa, e refletir, no ato escrito, as relações políticas, legais, sociais e administrativas (não necessariamente reflete todos estes aspectos); seus elementos semânticos são submetidos a fórmulas pré-definidas.

    - O objetivo dos estudos em diplomática são os “documentos escritos, legalmente válidos e revestidos de determinadas formalidades; sendo prova jurídica ou administrativa de um ato, são objetos da diplomática.” (BELLOTTO, 2004, p.46). + Objeto da diplomática clássica, é o estudo da natureza jurídica, que refletem no ato escrito às relações políticas, legais, sociais e administrativas entre o Estado e os cidadãos, cujos elementos semânticos são submetidos a fórmulas preestabelecidas. (BELLOTTO, 2001).