SóProvas


ID
2516251
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O Lado Negro do Facebook


                                                                       Por Alexandre de Santi


      O Facebook é, de longe, a maior rede da história da humanidade. Nunca existiu, antes, um lugar onde 1,4 bilhão de pessoas se reunissem. Metade de todas as pessoas com acesso à internet, no mundo, entra no Facebook pelo menos uma vez por mês. Em suma: é o meio de comunicação mais poderoso do nosso tempo, e tem mais alcance do que qualquer coisa que já tenha existido. A maior parte das pessoas o adora, não consegue conceber a vida sem ele. Também pudera: o Facebook é ótimo. Nos aproxima dos nossos amigos, ajuda a conhecer gente nova e acompanhar o que está acontecendo nos nossos grupos sociais. Mas essa história também tem um lado ruim. Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros. E, de quebra, mais infelizes.

      No ano passado, pesquisadores das universidades de Michigan e de Leuven (Bélgica) recrutaram 82 usuários do Facebook. O estudo mostrou uma relação direta: quanto mais tempo a pessoa passava na rede social, mais infeliz ficava. Os cientistas não sabem explicar o porquê, mas uma de suas hipóteses é a chamada inveja subliminar, que surge sem que a gente perceba conscientemente. Já deve ter acontecido com você. Sabe quando você está no trabalho, e dois ou três amigos postam fotos de viagem? Você tem a sensação de que todo mundo está de férias, ou que seus amigos viajam muito mais do que você. E fica se sentindo um fracassado. “Como as pessoas tendem a mostrar só as coisas boas no Facebook, achamos que aquilo reflete a totalidade da vida delas”, diz o psiquiatra Daniel Spritzer, mestre pela UFRGS e coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas. “A pessoa não vê o quanto aquele amigo trabalhou para conseguir tirar as férias”, diz Spritzer.

      E a vida em rede pode ter um efeito psicológico ainda mais assustador. Durante 30 anos, pesquisadores da Universidade de Michigan aplicaram testes de personalidade a 14 mil universitários. O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás. A explicação disso, segundo o estudo, é que na vida online fica fácil ignorar as pessoas quando não queremos ouvir seus problemas ou críticas – e, com o tempo, esse comportamento indiferente acaba sendo adotado também na vida offline.

      Num meio competitivo, onde precisamos mostrar como estamos felizes o tempo todo, há pouco incentivo para diminuir o ritmo e prestar atenção em alguém que precisa de ajuda. Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo. Em 2012, um estudo da Universidade de Illinois com 292 voluntários concluiu que, quanto mais amigos no Facebook uma pessoa tem, e maior a frequência com que ela posta, mais narcisista tende a ser – e maior a chance de fazer comentários agressivos.

      Esse último resultado é bem surpreendente, porque é contraintuitivo. Ora, uma pessoa que tem muitos amigos supostamente os conquistou adotando comportamentos positivos, como modéstia e empatia. O estudo mostra que, no Facebook, tende a ser justamente o contrário.

                              Adaptado de Superinteressante. Disponível em:

    http://super.abril. com.br/tecnologia/o-lado-negro-do-facebook/

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”.

( ) As palavras “Bélgica” e “psicológico” acentuam-se devido à mesma regra.

( ) Em “Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo”, o verbo “há” está acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em -a.

( ) Em “os jovens de três décadas atrás”, as palavras “três” e “atrás” acentuam-se por serem oxítonas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: b

    “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”,

    (F) a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”.

    Queridos sem delongas, vejam: o P.R retoma "os jovens", que é o núcleo da da sentença anterior, pode ser substituído por " os quais" confirmando, portanto, seu papel de pronome relativo.

    a primeira virgula posterior a esse P.R retoma também " os jovens", que é o núcleo daquela senteça primeira, assim a forma verbal "têm" está concordando com o termo anterior a ele,  “os jovens”, Como ficaria: os jovens têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás. Assim a afirmativa da esta Falsa.

    (V) Bél-gi-ca = próparoxitona; psi-co-ló-gi-co= proparóxitona. Correta a questão;

    (V) Há - não tem como separar constituindo, portanto, em um monossílabo átono; correta a questão; e

    (F) atrás= a- trás - oxitona terminada em "s" ; três é um monossílabo terminado em "s" regras diferente; errada a questão.

    Sucesso!

     

     

     

     

  • Só para completar a bela explicação do nosso amigo Ivjunior souza na última opção a palavra "ATRÁS" é oxítona pq termina em "A" seguidas ou não de "S".

    Acentua-se todas as oxítonas terminadas em "A,E,O,EM,ENS", mesmo seguidas de "LO(s), LA(s) "

    Exemplo.: café(s),cajá(s), cantá-la(s),também, parabéns

    Não Acentua-se Oxítonas terminadas em "i" ou "u"

    Exemplo.: urubu, pitu

     

  • (F) No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”.

     

    Os jovens da geração... têm..

     

     

    (V) As palavras “Bélgica” e “psicológico” acentuam-se devido à mesma regra. Proparoxítonas

     

    (V) Em “Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo”, o verbo “há” está acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em -a.

     

    (F) Em “os jovens de três décadas atrás”, as palavras “três” e “atrás” acentuam-se por serem oxítonas. 

     

    Três - monossílabo terminado em: A(s), E(s) ou O(s).

    A - trás - oxitona terminada em: A(s), E(s)O(s), EM ou ENS. Aproveitando o ensejo, não se acentua paroxitona com essas terminações.

     

    Obs.: Cuidado que tem gente falando ai que se trata de oxítona ou monossílado terminado apenas em "s".

     

    GAB - B

  • Em “os jovens de três décadas atrás”, as palavras “três” e “atrás” acentuam-se por serem oxítonas. Errado

    Questão perigosa, pois pra quem conhece sobre as novas regras do Novo Acordo Ortográfico, sabe que tanto as oxitonas terminadas em 'a', 'e', e 'o' são aentudas e senguindo também como as regras das oxítonas, vêm as monossílabas tónicas, também terminadas em 'a', 'e', e 'o',tud junto na mesma regras das oxítonas. E a questão pergunta afirmando: 'acentuam-se por serem oxítonas', e o certo seria: acentuam-se por serem da mesma regra das oxitnas.

  • Sinceramente... Não entendi o porquê da 1ª opção ser falsa. 

  • Tande, na letra A o têm esta se referindo aos jovens da geração atual e não aos jovens de três décadas atrás. Acho que o erro foi esse. 

  • PEGADINHA NA LETRA A KK

  • No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”.

    O verbo têm está na terceira pessoa do plural para concordar com o núcleo do sujeito jovens. Na verdade ele não está concordando com todo o termo “os jovens de três décadas atrás” mais apenas com o núcleo do sujeito que é jovens.

  • Por pouco não caí na pegandinha da alternativa A, a falta de atenção nos faz perceber apenas a palavra "jovem", só não errei a questão porque sabia que a última estava errada e não havia alternativa com VVVF

  • Deus está vendo a maldade dessa letra A

    Caí lindo! hahaahahahahah

    Avante!!!!!

  • rapaz.... quem fez essa pegadiinha da apção A não vai pro céu não !!! kkkkk

  • Pessoal, percebi que em algumas questões dessa banca ela considera como regra de acentuação o monossílabo tônico, quando na verdade, segundo o Novo Acordo Ortográfico, válido desde 2012, o monossílabo tônico foi incluído no grupo das oxítonas. Cuidado!!!!

  • Gabarito: B.

    Primeiro item: (F) a forma verbal "têm" concorda com "Os jovens da geração atual..."

  • Três é monossílabo tônico, e atrás é oxítona. Cai feio, cai rude.

  • Ainda bem que não fui o unico a cair na pegadinha da letra A. kkkkk. Caramba fico possesso quando erro uma questão dessa num concurso por falta de atenção.

  • Pegadinha da A! o/ 

  • só eu que NÃO caiu na pegadinha da A? nem foi problema. é bem simples. eu me perdi no "três" e "atrás".

  • O teste (questão) é para avaliar a atenção ou se o concorrente sabe as regras de acentuação?

  • Pegadinha da A. Aff kk 

  • Que ódio essa pegadinha da "A". Mas isso é pra nós criarmos vergonha nessas nossas caras de trouxas e lermos tudo direitinho até o fim!!! 

  • Muito boa a questão.

    A primeira alternativa é incorreta devido ao fato do verbo "têm" não concordar com o sujeito proposto. Lembrem-se sempre: o verbo deve concordar com o(s) sujeito(s) que é dele próprio. Neste caso o sujeito deveria ser "os jovens da geração atual". Bom teste para nossa atenção. As demais seguem o famoso "feijão com arroz" da acentuação.

    ( ) No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”.

     

    Resposta B

     

     

  • (F) a forma verbal têm está no plural para concordar com “os jovens da geração atual”.
    (V) Bélgica (Bél-gi-ca) - proparoxítona; psicológico (psi-co-ló-gi-co) - proparoxítona.
    (V) o verbo há está acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em A.
    (F) três - monossílabo tônico terminado em E seguido de S; atrás (a-trás) - oxítona terminada em A seguido de S.

    GABARITO: B

  • Que pegadinha!!!! Essa letra A!
  • Quem caiu na pegadinha da letra "A", deixa seu joinha, compartilhe nossos vídeos e se inscreva no meu canal =)

  • PMTO 

     

  • Cai na pegadinha!!!

  • Cai na pegadinha kkkk. A

  • Levei certo tempo para entender que a 1 estava erra. :(

     No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”.

    Só quando substitui Os Jovens por O Jovem da geração atual......., tem 40%.....

    Que eu entendi. rs

  • Que pegadinha sem vergonha... kkkkkkkk

  • PM TO 2018

     

     

  • PM TO 2018 DOIS

  • #PMTO

    quem tbm caiu na pegadinha? kkk dá um joinha, galera da PMTO

  • Marquei a alternativa A e ainda falei : COMOOOOOO ASSIM QUE ESTÁ ERRADO o QC deve ter errado kk
    mais uma que caiu na pegadinha :( 

  • PM TO 2018,VAMOS QUE VAMOS GUERREIROS.

  •  b) F – V – V – F.

  • Não cai na pegadinha. PM TO 2018! 

  • É o acento diferencial do verbo TER na 3ª pessoa do plural.

    Ele TEM / Eles TÊM

     

  • O CORRETO SERIA:

    F/V/V/F

  • Caí na bendita pegadinha :/

  • "os jovens da geração atual" <>  “os jovens de três décadas atrás”.

    Demorei um tempão pra entender, pura falta de atenção >: (

  • Estudamos as regras, entendemos as regras, estamos fodas na regra e erramos por desatenção. Triste, porém verdade. kkk

  • Somos tão jovens...e desatentos!

  • ( F) No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”. O VERBO( TÊM ACENTUADO) É USADO NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL SENDO ASSIM ESTE VERBO ESTÁ CONCORDANDO COM (os jovens da geração atuaI) QUE ESTA NO PLURAL..;... E NÃO com os jovens de três décadas atrás.... É SÓ FAZER A PERGUNTA: QUEM têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás?os jovens da geração atual, perceba que o sujeito está no plural concordando o verbo com o sujeito (têm) plural...( tem) singular usa se o sujeito estivesse no singular o verbo seria (tem) ..... resumindo tem usa pra terceira pessoa do singular . têm usa na terceira pessoa do plural.

     

  • FALA GALERA EU SEMPRE TIVE DÚVIDAS ENTRE PALAVRA MONOSSILABA E OXITONA, MAS A DIFERENÇA É BOBA, MONOSSÍLABA SÓ PÓSSUI UMA SÍLABA OU SEJA NÃO SE SEPARA  EXEMPLO: TRÊS, AQUI NÃO HÁ SEPARAÇÃO SILABICA JÁ NA PALAVRA ATRAS SE SEPARA E TEM MAIS DE UMA SILABA A-TRAS OXITONA, PARECE MEIO BOBO MAS PRA QUEM TEVE DÚVIDA COMO EU JÁ AJUDA

     

    BONS ESTUDOS

  • (F) No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”.

    Concorda com "os jovens da geração atual"

    e não com  “os jovens de três décadas atrás”

  • O três - monocilaba> assentuanse as monocilabas tonicas terminadas em A, E, O segugidos ou não de s!

     

  • Fiz duas vezes essa questão , errei duas vezes por causa de falta de atenção . 

  • Mamãozin 

  • ASpalavras TRÁS E ATRÁS SÃO MONOSSILABOS, MAS NAO DEIXAM DE SER OXITONAS...CABE RECURSO.

  • "AS palavras TRÁS E ATRÁS SÃO MONOSSILABOS, MAS NAO DEIXAM DE SER OXITONAS...CABE RECURSO."

     

    CABE NÃO!

    A palavra TRÊS é sim MONOSSÍLABO tônico.

    Mas a palavra A-TRÁS tem DUAS SÍLABAS, por isso é OXÍTONA!

    Não confundir: DIZ-SE OXÍTONA quando uma palavra TEM A PARTIR de DUAS sílabas, e a TÔNICA recair na 

    última sílaba, mas quando a palavra TIVER UMA SÍLABA SÓ, não diremos a palavra OXÍTONA, mas, tão somente,

    MONOSSÍLABA.

    Fonte:

    Prof. Ed Zímmerer ::: Pró-Concursos Contagem/BH/Betim

    ou pelo WhatsApp (31) 99140-6422

  • Atrás é monossílaba em que planeta, jêniu ?

  • Acentuam-se as óxitonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em (ens)

     

    Mas eu achava que o "S" era por causa do plural, ex. sofás.

     

    Três e atrás não estão no plural......

  • Banca carrascuda. Agora me diga quem vai ficar prestando atenção nessa pegadinha. Alto nível um pegadinha dessa!

  • UMA DAS MAIORES PEGADINHAS QUE VC VERÁ NO QC

  • Pode ir direto no comentário da Ana Silva. Esta perfeito!

  • Lê, fela. 

    As palavras têm poder! Diferente, nesse contexto, de as palavras têm força!

    Quem não leu a terceira e a qurta da um joinha!

  • Que pegadinha vagabunda.

  • Pegadinha sacana!! Mais um que caiu..

  • Não vi nenhuma pegadinha nessa questão. As afirmações são todas "preto no branco".

  • três e atrás se acentuam por ser oxitonas sim, em qual momento da questao esta dizendo que  elas são monossilabas? a questao esta afirmando que elas são OXITONAS. NINGUEM TA PEDINDO PRA VER SE SÃO MONOSSILABOS OU NÃO! questão mediocre, banca sem noção

  • ( ) No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”. FALSA - O VERBO TÊM ESTÁ NO PLURAL PARA CONCORDAR COM OS JOVENS.

    ( ) As palavras “Bélgica” e “psicológico” acentuam-se devido à mesma regra. CORRETA . TODAS AS PROPAROXITONAS DEVEM SER ACENTUADAS

    ( ) Em “Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo”, o verbo “há” está acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em -a. CORRETA - ACENTUAM-SE OS MONOSSSILABOS TÔNICOS TERMINADOS EM A, E, O (S);

    ( ) Em “os jovens de três décadas atrás”, as palavras “três” e “atrás” acentuam-se por serem oxítonas.  ATRÁS É UMA OXITONA TERMINADA EM AS E PALAVRA TRÊS MONOSSILABO TÔNICO TERMINADO EM ES.

  • ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Gab B

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀F-V-V-F

    ( ) No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”. ( Errado ! concorda com os jovens da geração atual )


    ( ) As palavras “Bélgica” e “psicológico” acentuam-se devido à mesma regra. ( correto ! proparoxítonas)


    ( ) Em “Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo”, o verbo “há” está acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em -a. ( Correto ! acentua-se os monossílabos tônicos terminados em -a(s): há, chá, pá, cá, lá...


    ( ) Em “os jovens de três décadas atrás”, as palavras “três” e “atrás” acentuam-se por serem oxítonas. ( Errado ! Três, pá, má e más: são monossílabas (têm apenas uma sílaba) e oxítonas (têm o acento tônico na última sílaba no caso de atrás.

  • TB NÃO ACHEI PEGADINHA NAO, TRÊS NAO É OXITONA , TRÊS É MONOSSILABA

  • Excelente questão!

  • A letra 'A' Me pegou !

  • No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”.

    Falsa! A forma verbal "têm" está concordando com "Jovens da Geração atual".

    As palavras “Bélgica” e “psicológico” acentuam-se devido à mesma regra.

    Correta! Ambas são Proparoxítonas.

    Em “Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo”, o verbo “há” está acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em -a.

    Correta!

    Em “os jovens de três décadas atrás”, as palavras “três” e “atrás” acentuam-se por serem oxítonas.

    Falsa! "Três" é um monossilabo Tônico, somente a palavra "atrás" é uma Oxítona.

    GABARITO: LETRA B

  • De tanto apanhar das bancas, não cai na pegadinha rs.

     

    #CFO PMBA2019

  • Essa questão exige mais atenção que o conhecimento gramatical

  • típica pegadinha kkk faz parte
  • Errei por falta de atenção!!!

    treino duro; jogo fácil !!!

  • O gabarito dessa questão está errado, no site. A resposta correta é a letra A e no site consta que a letra correta é a letra B. Revejam esta questão.

  • No trecho “O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás.”, a forma verbal “têm” está no plural para concordar com “os jovens de três décadas atrás”. (F)

    Seria verdadeiro se fosse "os jovens da geração atual"

    As palavras “Bélgica” e “psicológico” acentuam-se devido à mesma regra.(V)

    Em “Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo”, o verbo “há” está acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em -a. (V)

    Em “os jovens de três décadas atrás”, as palavras “três” e “atrás” acentuam-se por serem oxítonas. (F)

    Regras diferentes. A palavra "três" -> Monossílabos. A palavra "atrás" -> oxítona terminada em a(s)

    Pelo que entendi foi isso.

  • caí igual uma pata em todas as pegadinhas, dramático...

  • Eu acertei a questão (LETRA ''A'') mas o sistema indica a letra ''B''. Corrijam!!!!!!!!!!!!!!!

  • Acertei, p mim correta é mesmo B

    É só rever as regras de acentuação que bate com o gabarito.

  • A professora caiu na mesma casca de banana que eu. O motivo da acentuação do "têm" não é a Concordância com os jovens de três décadas atrás, mas dos jovens da geração atual.

    O gabarito correto é a letra B