SóProvas


ID
2516269
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O Lado Negro do Facebook


                                                                       Por Alexandre de Santi


      O Facebook é, de longe, a maior rede da história da humanidade. Nunca existiu, antes, um lugar onde 1,4 bilhão de pessoas se reunissem. Metade de todas as pessoas com acesso à internet, no mundo, entra no Facebook pelo menos uma vez por mês. Em suma: é o meio de comunicação mais poderoso do nosso tempo, e tem mais alcance do que qualquer coisa que já tenha existido. A maior parte das pessoas o adora, não consegue conceber a vida sem ele. Também pudera: o Facebook é ótimo. Nos aproxima dos nossos amigos, ajuda a conhecer gente nova e acompanhar o que está acontecendo nos nossos grupos sociais. Mas essa história também tem um lado ruim. Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros. E, de quebra, mais infelizes.

      No ano passado, pesquisadores das universidades de Michigan e de Leuven (Bélgica) recrutaram 82 usuários do Facebook. O estudo mostrou uma relação direta: quanto mais tempo a pessoa passava na rede social, mais infeliz ficava. Os cientistas não sabem explicar o porquê, mas uma de suas hipóteses é a chamada inveja subliminar, que surge sem que a gente perceba conscientemente. Já deve ter acontecido com você. Sabe quando você está no trabalho, e dois ou três amigos postam fotos de viagem? Você tem a sensação de que todo mundo está de férias, ou que seus amigos viajam muito mais do que você. E fica se sentindo um fracassado. “Como as pessoas tendem a mostrar só as coisas boas no Facebook, achamos que aquilo reflete a totalidade da vida delas”, diz o psiquiatra Daniel Spritzer, mestre pela UFRGS e coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas. “A pessoa não vê o quanto aquele amigo trabalhou para conseguir tirar as férias”, diz Spritzer.

      E a vida em rede pode ter um efeito psicológico ainda mais assustador. Durante 30 anos, pesquisadores da Universidade de Michigan aplicaram testes de personalidade a 14 mil universitários. O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás. A explicação disso, segundo o estudo, é que na vida online fica fácil ignorar as pessoas quando não queremos ouvir seus problemas ou críticas – e, com o tempo, esse comportamento indiferente acaba sendo adotado também na vida offline.

      Num meio competitivo, onde precisamos mostrar como estamos felizes o tempo todo, há pouco incentivo para diminuir o ritmo e prestar atenção em alguém que precisa de ajuda. Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo. Em 2012, um estudo da Universidade de Illinois com 292 voluntários concluiu que, quanto mais amigos no Facebook uma pessoa tem, e maior a frequência com que ela posta, mais narcisista tende a ser – e maior a chance de fazer comentários agressivos.

      Esse último resultado é bem surpreendente, porque é contraintuitivo. Ora, uma pessoa que tem muitos amigos supostamente os conquistou adotando comportamentos positivos, como modéstia e empatia. O estudo mostra que, no Facebook, tende a ser justamente o contrário.

                              Adaptado de Superinteressante. Disponível em:

    http://super.abril. com.br/tecnologia/o-lado-negro-do-facebook/

Analise o seguinte trecho e assinale a alternativa INCORRETA.

“Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros.”

Alternativas
Comentários
  • d)Existem duas orações e, em uma delas, o sujeito está oculto para evitar repetições desnecessárias. Esta assertiva torna-se errada ao falar que tem um sujeito oculto em uma das orações.

  • Não é o sujeito que está oculto, mas o termo "nos torna".

  • Descordo plenamente com a assertiva D.

  • Excelente comentário, Jessica Menezes. Afinal de contas, o que nos interessa é saber que você discorda da questão, pois o motivo da discordância pouco nos interessa...

  • "Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros.” 

     

    Há dois sujeitos EXPRESSOS. Portanto, a alternativa D traz informação incorreta.

     

    Letra D

  • Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros.”

    OS DOIS SUJEITOS ESTÃO EXPLÍCITOS, NÃO HÁ SUJEITO OCULTO.

  • a) Trata-se de um período composto por duas orações. CORRETO

    Basta contar o número de verbos/locuções verbais no período. Temos uma locução verbal (estão mostrando) e um verbo de ligação (torna). Portanto temos duas orações.

     b) Os sujeitos das orações são, respectivamente, ‘”Novos estudos” e “o uso frequente do Facebook”. CORRETO

    Nós temos um período composto por subordinação, sendo que a primeira oração é a principal (onde não há conectivos), enquanto a segunda é subordinada substantiva objetiva direta. Percebam isso abaixo:

    1º Oração : Novos estudos estão mostrando algo / Novos estudos estão mostrando isso.  

    2º Oração: O uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros.

    Percebam que o sujeito da 1ª Oração é "Novos estudos", além de que a locução verbal "estão mostrando" pede objeto direto. Dessa forma a 2ª oração exerce papel de objeto direto da 1ª, sendo "o uso frequente do facebook" seu sujeito.

     c) Existe uma oração principal, não iniciada por conjunção, e uma oração subordinada, iniciada por conjunção integrante. CORRETA

    Como explicado na letra b) temos duas orações, sendo a primeira a oração principal ( sem conectivos) e a segunda, subordinada, introduzida pela conjunção integrante "que", exercendo função sintática de objeto direto. Para identificar uma conjunção integrante, tentem substituir o "que" e tudo o que vem a seguir por "isso". Percebam:

    Novos estudos estão mostrando isso.

    Caso faça sentido, o "que" é uma conjunção integrante.

     d) Existem duas orações e, em uma delas, o sujeito está oculto para evitar repetições desnecessárias. INCORRETA

    Os dois sujeitos estão expressos em suas orações respectivas. Vide letra b)

     e) A locução verbal “estão mostrando” poderia ser substituída por “mostram” sem prejuízo de entendimento à oração em questão. CORRETA

    Nesta locução devemos observar o tempo verbal, o qual é sempre definido pelo verbo auxiliar. O verbo principal sempre estará em uma forma nominal. O verbo "mostram" está no presente do indicativo, assim como "estão". Dessa forma, a substituição não acarretará nenhum prejuízo ao entendimento da oração.

  • Matheus Amorim,fiquei com dúvida quanto a seu comentário na alternátiva B,pois a primeira oração não seria ORAÇÃO PRINCIPAL? e não assindética.

  • Obrigado pela observação Cleber. Corrigi meu comentário.

  • Alguém pode me explicar o porquê da palavra "USO" não ser verbo?

  • A presença do artigo O promove a substantivação da palavra Uso

  • Que porra de questão é essa, concurseiro tem que ser vidente ou Jesus cristo, Pelo amor de Deus.

    Nesse quesito prefiro as provas do cespe, mais lógica.

  • Acredito na alternativa C, pois tem OP. e o "que" é´conjunção integrante, e introduz uma OSSOD.

  • os sujeitos estão expressos: Novos estudos, sujeito da oração principal....  e  O uso frequente do facebokk, sujeito da oração subordinada subjetiva introduzida por conjunção integrante.. Logo, a questão D é a alternativa incorreta conforme pedi o enunciado da questão

  • Loiane Caroline!! 

    o "USO" está precedido de artigo, por isso que não é verbo! 

  • PROCURE PELA QUESTÃO INCORRETA, VICTOR. ATENÇÃO.

  • D

     

     

    d) Existem duas orações e, em uma delas, o sujeito está oculto para evitar repetições desnecessárias.

     

    2 sujeitos simples e estão bem explícitos.

     

    Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros.” 

     

     

     

    Bons estudos galera!

  • Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros.” 

     

    Esses são os dois sujeitos explicitos. Atenção para o artigo "o", ele "transforma" o verbo em substantivo. Essa é uma caracterisca do uso dos artigos... Eles têm o poder de substantivar outras classes.

    Portnato, não existe sujeito oculto no trecho.

    Bons estudos.

  • a letra B ja entrega a resposta correta...

     

  • Tô voando!

  • Letra D.

     a)Trata-se de um período composto por duas orações. - Correta, basta contar os verbos -> temos a locução verbal ESTÃO MOSTRANDO e o verbo TORNA - 2 verbos 

     

     b)Os sujeitos das orações são, respectivamente, ‘”Novos estudos” e “o uso frequente do Facebook”. - Correta, basta pergurtar ao verbo, quem está mostrando? os estudos / quem torna mais impulsivos..? o uso frequente do facebook 

     

     c)Existe uma oração principal, não iniciada por conjunção, e uma oração subordinada, iniciada por conjunção integrante. - Correta, 1°oração(sem conjunção) ->Novos estudos estão mostrando 2°oração(conjunção que) ->que o uso frequente do.....

     

     d)Existem duas orações e, em uma delas, o sujeito está oculto para evitar repetições desnecessárias. - ERRADA, se já encontramos os sujeitos explicitos da oração na letra B, logo a oração não possui sujeito oculto.

     

     e)A locução verbal “estão mostrando” poderia ser substituída por “mostram” sem prejuízo de entendimento à oração em questão - Correta, MOSTRAM está no mesmo tempo verbal de ESTÃO.

  • esta me pegou kkkk

     

  • fui pego por INCORRETA..kkk

  • 1° passo: marcar os verbos. (cada verbo uma oração, locução verbal equivalente a uma oração);

    2° passo: se os verbos forem pessoais, fazer as perguntas: quem ou o quê? (para achar o sujeito de cada verbo);

    quem esta mostrando? R:  NOVOS ESTUDOS (sujeito simples e explícito na frase)

    o quê nos torna mais impulsivos? R: O USO FREQUENTE DO FACEBOOK (sujeito simples e explícito na frase)

    GABARITO: D.    PMTO#

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    João 3:16

  • fui pego por INCORRETA..kkk

     

    Eu também... pior que quando eu vi a letra D: "hmm... consegui eliminar uma errada"

  • atencão, atencão ATENCÃO

  • Pensei igual a Denilson Silva, nao existe sujeito oculto, essa foi a palavra chave da questão estar incorreta. Os dois são explícitos. Bons estudos, guerreiros

  • Em: "que o uso frequente do Facebook" achei que funcionasse como objeto direto e por isso o sujeito da segunda oração ficasse elíptico para não causar repetições desnecessárias sendo assim um sujeito oculto.

  • INCORETAAAAAAAA!!!!!!!

  • Analise o seguinte trecho e assinale a alternativa INCORRETA.

    Essa incorreta matou.

    GAB:D

  • Pessoal, atenção! A questão está pedindo a incorreta. Se você achou a correta de cara, mas viu que tem mais de uma correta, alguma coisa teria que ter, né? Em provas, mesmo que você ache que encontrou a correta na assertiva "a", sempre leia as demais assertivas, pois ao ver que mais de uma estaria correta, você vai perceber que há algo errado até entender que a questão pede a errada.

     

    “Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros.” 

     

    1ª oração: Novos estudos estão mostrando

    2ª oraçãoque o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados ...

     

    a) o número de orações é igual ao número de verbos. Portanto, duas;

    b) "novos estudos" é sujeito da oração principal e "o uso frequente do Facebook" é sujeito da oração subordinada;

    c) a 2ª oração é uma oração subordinada substantiva e, sendo desenvolvida, é iniciada pela conjunção integrante "que";

    d) vide "b", nenhum dos sujeitos está oculto. Ambos são simples e determinados;

    e) "Novos estudos mostram que ...." (Não há prejuízo semântico. Logo, poderia perfeitamente substituir.)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Compreendo ser incorreta a D, mas será que não poderia ser também a A? Pois o verbo "torna" aparece mais vezes "..TORNA mais narcisista, TORNA mais desatento...". Muita coisa no português é analisado assim: implicitamente.

    Esse não seria um caso?

  • A) Correta.

    Período tem sentido completo, inicia com letra maiúscula e termina com uma pausa gráfica. Oração é um todo organizado em torno de um verbo.

    Tendo apenas uma letra maiúscula e um ponto final usado como pausa gráfica, só há um período.

    Tendo apenas dois verbos "estão mostrando" e "torna", há duas orações.

    B) Correta.

    Para descobrir o sujeito devemos perguntar para o verbo "quem é que?", a fim de descobrir quem praticou a ação.

    C) Correta.

    A primeira oração é sinética, ou seja, não possui conjunção. Já a segunda oração é subordinada (depende da primeira oração para ter sentido completo) e assindética, ou seja, possui conjunção, neste caso é a conjunção "que" com sentido explicativo.

    D) Incorreta.

    Sujeito oculto somente ocorre quando a forma verbal indica a segunda pessoa (tu), o que não ocorreu em nenhuma oração.

    E) Correta.

    Pois manteria o sentido e o tempo verbal.

  • GABARITO D/E

  • ai que questao loka mas consegui acertar yess

    boa sorte a todos

  • ALTERNATIVA A – CERTA – A primeira oração é “Novos estudos estão mostrando”. Essa oração está organizada em torno da locução verbal “estão mostrando”. A segunda oração é “que o uso frequente do Facebook ... dos outros”. Já essa oração está organizada em torno da forma verbal “nos torna”.

    ALTERNATIVA B – CERTA – De fato, o termo “Novos estudos” concorda em número e pessoa com a locução “estão mostrando”. Já o termo “o uso frequente...” concorda com “nos torna”.

    ALTERNATIVA C – CERTA – De fato, a primeira oração é a principal e a segunda, subordinada substantiva objetiva direta, introduzida pela conjunção subordinativa integrante, conector característico desse tipo de oração.

    ALTERNATIVA D – ERRADA – A presença do auxiliar “estar” cria uma ideia de continuidade no presente, de ação em andamento. Já a forma “mostram” expressa uma ideia de presente, mas não transmite a noção de continuidade.

    Resposta: D