SóProvas


ID
2518669
Banca
FCC
Órgão
PC-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Crônicas contemporâneas


      O gênero da crônica, entendida como um texto curto de periódico, que se aplica sobre um acontecimento pessoal, um fato do dia, uma lembrança, um lance narrativo, uma reflexão, tem movido escritores e leitores desde os primeiros periódicos. No pequeno espaço de uma crônica pode caber muito, a depender do cronista. Se ele se chamar Rubem Braga, pode caber tudo: esse mestre maior dotou a crônica de uma altura tal que pôde dedicar-se exclusivamente a ele ocupando um lugar entre os nossos maiores escritores, de qualquer gênero.

      Jovens cronistas de hoje, com colunas nos grandes jornais, vêm demonstrando muita garra, equilibrando-se entre as miudezas quase inconfessáveis do cotidiano pessoal, às quais se apegam sem pudor, e a uma espécie de investigação crítica que pretende ver nelas algo de grandioso. É como se na padaria da esquina pudesse de repente representar-se uma cena de Hamlet ou de alguma tragédia grega; é como se, no banheiro do apartamento, o espelhinho do armário pudesse revelar a imagem-síntese dos brasileiros. Talvez esteja nesse difícil equilíbrio um sinal dos tempos modernos, quando, como numa crônica, impõe-se combinar a condição mais pessoal de cada um com a responsabilidade de uma consciência coletivista, que a todos nos convoca.

                                                                                      (Diógenes da Cruz, inédito

As normas de concordância e a adequada articulação entre tempos e modos verbais estão plenamente observadas na frase:

Alternativas
Comentários
  • a) É comum que se assinale ( assinalem) numa crônica os aspectos do cotidiano que o escritor resolvesse analisar e interpretar, apesar das dificuldades que encerram tal desafio. 

    b) Se às crônicas de Rubem Braga viessem a faltar sua marca autoral inconfundível, elas terão (teriam) deixado de constituir textos clássicos desse gênero. 

    c ) correta

    d) Não seria fácil, de fato, que venha (venham) a se equilibrar, na cabeça de um jovem cronista de hoje, os valores de sua experiência pessoal com os de sua comunidade. 

    e) Tanto uma padaria como um banheiro poderiam oferecer matéria para uma boa crônica, desde que não falte ( faltem) ao cronista recursos de grande imaginação. 

     

  • Gabarito C

    a) É comum que se assinale (assinalem) numa crônica os aspectos do cotidiano que o escritor resolvesse (resolva) analisar e interpretar, apesar das dificuldades que encerram tal desafio. 

     b)Se às crônicas de Rubem Braga viessem a faltar sua marca autoral inconfundível, elas terão (teriam) deixado de constituir textos clássicos desse gênero. 

     c)Caso um dia venham a surgir, simultaneamente, talentos à altura de um Rubem Braga, esse gênero terá alcançado uma relevância jamais vista. 

     d)Não seria fácil, de fato, que venha (viessem) a se equilibrar, na cabeça de um jovem cronista de hoje, os valores de sua experiência pessoal com os de sua comunidade. 

     e)Tanto uma padaria como um banheiro poderiam oferecer matéria para uma boa crônica, desde que não falte (faltassem) ao cronista recursos de grande imaginação. 

  • a) E. É comum que se assinalem numa crônica ... que o escritor resolva analisar e interpretar ... Erro de concordância verbal.  
    b) E. O correto: as crônicas ... viessem a faltar...
    c) C
    d) E. Viessem a ser equilibrar: os valores de sua experiência. Note que há um erro de concordância verbal.
    e) E. ... desde que faltassem ao cronista recursos ... Note que há um erro de concordância verbal.

  • GABARITO C

    É SÓ PROCURAR O SUJEITO....

    O QUE VENHAM A SURGIR? TALENTOS

  • DECOREM A CORRELAÇÃO VERBAL QUE MAIS APARECE NOS CONCURSOS!!

    PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUB + FUTURO DO PRETÉRITO ( VICE-VERSA)

  • Roger, creio que o seu comentário sobre a letra B está errado. O erro não está na crase e sim na concordância verbal.

  • Se às crônicas de Rubem Braga viessem a faltar sua marca autoral inconfundível,

    algo vir a faltar a alguma coisa

    a marca viesse a faltar às crônicas

  • A meu ver, poderiamos escrever a letra b) de duas formas corretas:

    1) Retirando a crase, a expressão "As crônicas" passarai a ser sujeito do verbo "vir": Se as crônicas de Rubem Braga viessem a faltar sua marca autoral inconfundível, elas terão deixado de constituir textos clássicos desse gênero.

    2) Mantendo a crase, o sujeito do verbo "vir" passa a ser "sua marca autoral...", com núcleo do sujeito "marca", o qual está no singular, sendo necessário que o verbo fique no singular: Se às crônicas de Rubem Braga viesse a faltar sua marca autoral inconfundível, elas terão deixado de constituir textos clássicos desse gênero.

  • Complementando a bela explicação dos colegas...

    Correlação verbal da letra "c"

    1-  ***Presente do subjuntivo com o futuro do PRESENTE INDICATIVO**

    Venham-->terá

    Caso haja mais dinheiro, o resultado poderá ser melhor QUE

    CASO EU ESTUDE (presente do subjuntivo =   TALVEZ)  BASTANTE, PASSAREI (futuro do presente) NA PROVA

  • Pra quem ficou com uma pulga atrás da orelha:

    c) Caso um dia venham a surgir, simultaneamente, talentos à altura de um Rubem Braga, esse gênero terá alcançado uma relevância jamais vista.

    A regra diz: "Usaremos o acento grave em expressões adverbiais com palavras femininas."

    Exemplos:

    À saída do espetáculo, encontrei amigos bruxos.

    Nós estaremos sempre à disposição da magia.

     

     

     

  • Pessoal, reportem o abuso do mensagens do Edmir Dantes

     

    São incontaves as mensagens de amor, de motivação, etc, que só atrapalham quem quer estudar

    ohhh infeliz aqui é estudo amigo ... é foco na missão pra quem quer mudar de vida, favor nao atrapalhar quem quer somente estudar 

    chato pra c@ceta...