-
Gabarito Letra E
Ativos Contingentes
39. Uma entidade não deve reconhecer ativos contingentes.
40. Ativos contingentes usualmente decorrem de eventos não planejados ou inesperados que (a) não estejam totalmente sob o controle da entidade e (b) que dão origem a possibilidade de uma entrada de recursos econômicos ou potencial de serviços para a entidade. Um exemplo corresponde a uma reivindicação de uma entidade por meio de processos legais, onde o resultado é incerto.
41. Ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que podem resultar no reconhecimento de Receitas que nunca virão a ser realizadas. Entretanto, quando a realização da receita é virtualmente certa, o ativo não mais é um ativo contingente e seu reconhecimento é adequado.
42. Um ativo contingente é evidenciado, conforme exigido pelo parágrafo 105, quando uma entrada de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços for provável.
bons estudos
-
Provisão: Provável e mensurável = balanço patrimonial
Passivo contingente: Possível e mensurável = notas explicativas
Ativo contingente: Provável = notas explicativa
Ativo contingente: virtualmente certa = não é ativo contingente e sim ativo
Ativo contigente= possível= nada faz
-
NBC TSP 03 cc MCASP 7 ed.
A) realização da receita é virtualmente certa, o ativo correspondente é um ativo contingente e seu reconhecimento é adequado.(ERRADO).
Ativos contingentes não devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que podem resultar no reconhecimento de receitas que nunca virão a ser realizadas. Entretanto, quando a realização da receita é virtualmente certa, o ativo não é mais ativo contingente e seu reconhecimento é adequado.
b) entrada de benefícios econômicos ou potencial de serviços é provável, mas não é certa, o ativo correspondente deve ser reconhecido e a divulgação é necessária.(ERRADO).
Ativos contingentes são reavaliados continuamente para assegurar que os reflexos de sua evolução sejam adequadamente apresentados nas demonstrações contábeis. Se for praticamente certo que a entrada de benefícios econômicos ou potencial de serviços surgirá e que o valor do ativo pode ser mensurado corretamente, o ativo e a receita relacionada devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis do período em que ocorrer a mudança.
c) entrada de benefícios econômicos ou potencial de serviços é provável, mas não é certa, nenhum ativo deve ser reconhecido e a divulgação não é necessária. (ERRADO).
No entanto, quando uma entrada de recursos for considerada provável, eles deverão ser registrados em contas de controle do
PCASP e divulgados em notas explicativas.
d) entrada de benefícios econômicos ou o potencial de serviços não é provável de acontecer, nenhum ativo deve ser reconhecido, porém a divulgação é necessária(ERRADO).
No entanto, quando uma entrada de recursos for considerada provável, eles deverão ser registrados em contas de controle do
PCASP e divulgados em notas explicativas.
e) entrada de benefícios econômicos ou o potencial de serviços não é provável de acontecer, nenhum ativo deve ser reconhecido e a divulgação não é necessária
GABARITO - E
-
Boa tarde.
Os assuntos são os mesmos tanto para Contabilidade Pública quanto para Contabilidade Geral. A questão só foi classificada como Contabilidade Pública pelo fato de ter sido mencionada a NBC TSP 03, que é uma norma aplicada à Contabilidade Pública.
Obrigado.
Bons estudos.
-
Vamos analisar as alternativas.
A alternativa A) está errada, pois ativo contingente ocorre quando um ativo possível resultante de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos que não estão totalmente sob o controle da entidade. Logo, há incerteza quanto ao ingresso de recursos, diferentemente do contido na alternativa.
A alternativa B) está errada, pois quando uma entrada de recursos for considerada provável é o caso de ativos contingente e não de ativo comum, os quais deverão ser registrados em contas de controle do PCASP e divulgados em notas explicativas (MCASP, 8ª ed., pg. 257).
A alternativa C) está errada, pois quando uma entrada de recursos for considerada provável, os ativos contingentes deverão ser registrados em contas de controle do PCASP e divulgados em notas explicativas (MCASP, 8ª ed., pg. 257).
A alternativa D) está errada, pois quando uma entrada de recursos não for considerada provável não é o caso de registro de ativo ou de ativo contingente e nem de sua divulgação.
A alternativa E) está certa, pois quando uma entrada de recursos não for considerada provável não é o caso de registro de ativo ou de ativo contingente e nem de sua divulgação.
Dessa forma, está certa a alternativa E).
Gabarito: LETRA E
-
A NBC TSP 03 traz conceitos que fundamentam a elaboração e a divulgação das demonstrações contábeis no que tange as provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.
A referida norma assevera que ativo contingente é um ativo possível, resultado de eventos passados, cuja existência será confirmada com a ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos, que não estão sob controle da entidade.
Ademais, vale destacar, que os ativos contingentes não devem ser reconhecidos nas contas patrimoniais do PCASP, e somente se a entrada de recursos for provável ele poderá ser registrado nas contas de controle e divulgado em notas explicativas.
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia / MCASP
Vamos relembrar:
Ativo Contingente
São caracterizados em situações nas quais, como resultado de eventos passados, há um ativo possível cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.
➤ A entrada de benefícios econômicos é praticamente certa.
- O ativo não é contingente.
=-=-=-=
➤ A entrada de benefícios econômicos é provável, mas não praticamente certa.
- Nenhum ativo é reconhecido.
- Divulgação é exigida.
=-=-=-=
➤ A entrada não é provável.
- Nenhum ativo é reconhecido.
- Nenhuma divulgação é exigida.
=-=-=-=
De posse desse conhecimento, vamos analisar as assertivas.
a. Errado. Quando a realização da receita é virtualmente certa, o ativo não é contingente e seu reconhecimento é adequado.
b. Errado. Conforme descrito no quadro acima, quando a entrada de benefícios econômicos ou potencial de serviços é provável, mas não praticamente certa, nenhum ativo é reconhecido e a divulgação é exigida.
c. Errado. Quando a entrada de benefícios econômicos ou o potencial de serviços não é provável de acontecer, nenhum ativo deve ser reconhecido e nenhuma divulgação é necessária.
d. Errado. Quando entrada de benefícios econômicos ou o potencial de serviços não é provável de acontecer, nenhum ativo deve ser reconhecido e nenhuma divulgação é necessária.
e. Certo. Agora sim rsrsrs. Para fixar! Quando entrada de benefícios econômicos ou o potencial de serviços não é provável de acontecer, nenhum ativo deve ser reconhecido e nenhuma divulgação é necessária.