SóProvas


ID
2520187
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação dos documentos de arquivo, para fins de arranjo e descrição, leva em conta, prioritariamente, seu

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A)

     

    TEÓRIA

    Classificação tem como objetivo o de dar visibilidade para ás funções e as  atividades da instituição, de forma a traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classe (=conjunto de doct. de mesma Tipologia) = preserva o documento e o CONTEXTO de produção documental.

     

    (FCC/CNMP/2015) Na elaboração de um plano de classificação arquivística é fundamental que sejam b) analisadas, esquematizadas e harmonizadas as funções, subfunções e atividades da entidade produtora dos documentos.

    (FCC/TRT3/2015) O Código de Deontologia do Conselho Internacional de Arquivos, em seu segundo item, dispõe que os arquivistas tratam, selecionam e mantêm os arquivos no seu contexto histórico, jurídico e administrativo, respeitando, desse modo, o princípio da PROVENIÊNCIA;

    (ESAF/CVM/2010) O princípio arquivístico envolvido diretamente com a classificação de documentos é o da: e) proveniência.

     

     

     

     

  • Discordo do Gabarito. Considero letra B, como correta.

    .

    Arranjo: Sequencia de operações intelectuais e físicas que a organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecidos.

    .

    Atividades Intelectuais: Análise dos documentos quanto a sua forma,, origem funcional e conteúdo através do emprego do conhecimento profissional/intelectual do analista. 

    Atividadea Físicas: Compreendem a arrumção de documentos, seu empacotamento, aposição de etiquetas, acodicionamento ...

    .

    Descrição: A descrição leva em consideração os elementos formais e o conteúdo textual do(s) documento(s).

     

     

     

     

  • Fiquei em dúvida entre a A e a D, e marquei a D.

    Pensei no remetente em razão do princpípio da proveniencia e respeito aos fundos. Considerei também que os aquivos permanentes seguem a classificação dos arquivos correntes repeitando os proncípio da proveniência e respeito aos fundos.

     

    Se alguém souber explicar essa questão, se possível, me explique pelo campo das mensagens privadas? (não acompanho os comentários das questões... )

  • "Entretanto, nas classificações filosóficas e nas bibliográficas os principais elementos de representação são os assuntos, enquanto na classificação arquivística são funções e atividades, considerando primeiramente o fundo. Ou seja, de acordo com Schmidt e Smit (2015) importa o contexto em detrimento do conteúdo, embora este último também possa ser considerado."

     

    Fonte: www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7507/4787

  • Diferentemente dos demais documentos, que expressam as ideias do autor, os documentos de arquivo existem para informar sobre as atividades que lhes deram origem. Ou seja, há uma relação estreita e direta dos documentos de arquivo com as atividades institucionais.

    Enquanto a classificação bibliográfica dá ênfase no conteúdo do documento em um primeiro momento, a classificação arquivística o faz em um segundo momento.

    Significa dizer que, para a Arquivística, mais importa a relação do documento com as atividades do que o seu conteúdo. Ou seja, mais importa o contexto de sua produção e utilização do que suas informações (até mesmo por que a grande maioria dos documentos é gerada de forma repetitiva).

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Pra saber o CONTEXTO na minha opnião é necessário primeiramente saber o CONTEÚDO .

    Enfim ...

  • Ué....como saber qual o contexto sem saber qual conteúdo primeiro?