-
LETRA C.
Se (EU=sujeito) não for atendido em minha reivindicação levarei a questão a juízo. = Se não me (objeto direto) atenderem...
OBS.
==> O SUJEITO DA VOZ PASSIVA SERÁ O OBJETO DIRETO DA VOZ ATIVA;
==> O VERBO SER DESAPARECE NA ATIVA.
-
levarei em minha reivindicação a questão a juízo se não me atenderem
-
Essa questão realmente foi complicada.
O moda bem simples e rápida de resover o amigo (Alfartano) explicou.
Levarei a questão a juízo se não.....
Veja a única que bate é ( me atenderem )
-
Gabarito Letra C
Se não for atendido em minha reivindicação levarei a questão a juízo.
(Eu) levarei a questão a juízo se não me atenderem OU não atenderem a mim.
-
Transformando para a voz ativa, o sujeito paciente será o O.D, e a oração terá sujeito indeterminado. Portanto, o verbo ficará obrigatoriamente no plural.
Se não me atenderem em minha reivindicação, levarei a questão a juízo. (obs: a ordem da frase pode ser alterada)
-
Lembrando que o verbo auxiliar na voz passiva tem que ficar no mesmo tempo do verbo principal da voz ativa. A expressão "Se (eu) não for atendido..." o verbo auxiliar está no futuro do subjuntivo, portanto o verbo principal também tem que está no futuro, quando passar para a voz ativa. Então dentre as alternativas a única que o verbo principal está no tempo futuro é a letra C.
-
Nesse tipo de questão, deve ser levado em consideração o tempo verbal do verbo auxiliar (pois o principal vem em sua forma nominal de particípio).
Segundo passo é não confundr o futuro do subjuntivo com o infinitivo pessoal. Lembre sempre da seguinte sequencia de conjugação: Conjugue o verbo na 2ª pessoa do singula, no pretérito perfeito do indicativo - ele será a base para os tempos do pret. Mais q perfeito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro do subjuntivo.
Ex: verbo reaver - 2ªps, pret. perfeito: reouveste - passando para Pret.+.q.prerf: Reouvera, reouveras, reouvera, reouvéramos, reouvéreis, reouveram
Para considerar o futuro do subjuntivo, eu prefito pegar a 1ª pessoa do pret+ que perfeito, retirando a vogal final - Reouver, reouveres, reouver, reouvermos, reouverdes, reouverem.
Continuando: pret. imperf. subj: reouvesse, reouvesses, reouvesse,reouvéssemos, reouvésseis,reouvessem
Note que de certa forma eles matém uma espécie de radical - reouve
Só para complementar, o infinitivo ficaria assim: reaver, reaveres, reaver, reavermos, reaverdes, reaverem
Note que o radical é outro em relção ao futuro do subjuntivo, diferente da maioria dos verbos, que muitas vezes matém o mesmo radical.
Bons estudos.
-
Nossa Anny, fantástico seu comentário !
Parabéns .
-
-
Nossa Anny, fantástico seu comentário !
Parabéns .
-
Observem a frase na voz passiva: "Se não for atendido em minha reivindicação levarei a questão a juízo." O agente da passiva é "OS SENHORES". Ele está implícito na frase, já que a carta é dirigida aos PREZADOS SENHORES.
Agora vamos reescrever a frase com o a AGENTE DA PASSIVA: "Se não for atendido PELOS SENHORES em minha reivindicação levarei a questão a juízo. "
Agora vamos passar o para a VOZ ATIVA ( agente da passiva vira sujeito): " Se os senhores não me atenderem...".
GABARITO C
-
Fui pela conjugação do verbo auxiliar ( FOR- futuro do subjuntivo).
ATENDEREM= futuro do subjuntivo.
minha dica é essa: olha qual conjugação do verbo auxiliar na voz passiva, este será o da voz ativa. Força, meu depoimento estara no QC amanha. Espero que ajude na caminhada de vcs .Aprovado TRT 7R- TJAA. E se deus me permitir AJAA do TRF 5.
GABARITO ''C''
-
Achei que era pegadinha, só fiz aplicar o futuro da voz passiva analítica e deu certo.
-
o agente da passavia é SENHORES (está implícito), pois ele se dirige a esses senhores.
frase reescrita: SE NÃO FOR ATENDIDO EM MINHA REINVINDICAÇÃO PELOS SENHORES LEVAREI A QUESTÃO A JUÍZO.
passando para voz ativa: SE OS SENHORES NÃO ME ATENDEREM EM MINHA REIVINDICAÇÃO LEVAREI A QUESTÃO A JUÍZO.
-
NÃO é palavra atrativa.
-
Rosenthal
Nessa questão, em que se solicita a transposição para a voz ativa, fundamental é identificar o tempo em que se encontra o verbo auxiliar "ser".
Como no período em voz passiva, a forma verbal "for" é uma flexão do subjuntivo do verbo SER, o verbo principal, no caso "atender", assume o tempo do auxiliar SER, ou seja, o futuro do subjuntivo. Usando o "macete" aprendido nas escolas para a conjugação do futuro do subjuntivo (o uso de "quando"), temos: quando eu atender, quando tu atenderes, quando ele atender, quando nós atendermos, quando vós atenderdes, quando eles atenderem.
Outro detalhe importante é que, na frase em voz passiva, não foi empregado o agente da passiva. Nessas situações, geralmente a frase em voz ativa é construída com o verbo na terceira pessoa do plural com a finalidade de indeterminar o sujeito. Enfim, a única forma do verbo "atender" no futuro do subjuntivo é "atenderem". E é interessante observar que se encontra flexionada na terceira pessoa do plural.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
-
Percebam que a oração em questão é uma Oração Subordinada Adverbial Condicional, logo, o verbo precisa estar no Subjuntivo. Também precisa estar nos mesmo tempo da locução da Voz Passiva. Letra C.
-
A fim de complementar as explicações dos colegas:
Quando o agente da passiva é indeterminado o verbo fica na terceira pessoa do plural
"Se não for atendido em minha reivindicação levarei a questão a juízo" se eu não for atendido POR ALGUÉM (ALGUÉM QUEM? INDEFINIDO).
Isso ajuda a justificar o "não me atenderem"