SóProvas


ID
2521678
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Modos de disputa


      Dois indivíduos têm uma contenda e estão enraivecidos. Um deles diz ao outro, furioso: − Vou te quebrar a cara! Ao que o outro, igualmente indignado, responde com energia: − Pois eu vou te processar!

      São, não há dúvida, dois modos de disputar a razão de quem viu ofendido um suposto direito seu. O primeiro indivíduo recua bastante na história e reproduz a jurisprudência das cavernas: a pancada corretiva, o direito da força, o recurso dos instintos primários; o segundo preferiu confiar numa instituição, numa instância social, na mediação das leis, na força do direito. O que não significa que, em outra situação, os mesmos indivíduos não pudessem reagir de modo oposto: somos criaturas difíceis, sujeitas ao temperamento, ao sentimento de ocasião.

      “Vou te processar” é o modo civilizado, que confia no equilíbrio de um rito jurídico, devidamente conduzido e arbitrado por profissionais do ramo: advogados, juízes, promotores. O processo tem sua mecânica balizada por prazos, recursos, ações de embargo etc. O propósito está em que, ao fim e ao cabo do processo, todos os componentes de uma disputa tenham sido devidamente apreciados e julgados, a partir do que se exare a sentença final. Como todo rito complexo e minucioso, pode demorar muito até o bater do martelo.

      A instituição justa do processo conta com o fato de que ambas as partes sigam exatamente os mesmos passos garantidos pela lei. Mas não há como evitar certas condicionantes, que fazem diferença: a habilidade maior de um advogado, os recursos para custear um processo longo, a intimidação que pode representar o fato de uma das partes ser um litigante de grande poder político ou notoriedade social. As diferenças sociais e econômicas entre os homens podem marcar o destino de um processo. Nesse caso, voltamos um pouquinho no tempo e, de um modo aparentemente mais civilizado, reproduzimos algo parecido com o direito da força.

                                                                                          (Júlio Castro de Ribeiro, inédito)

Está clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C 

    a)CABE às leis disciplinar...sujeito oracional

    b)Sempre HAVERÁ os que preferem... haver no sentido de existir 

    d)O trâmite dos processos DEMANDA

    e)fatores extrajudiciais ACABA

  • Juliana, o gabarito é LETRA E.

     

    Verbo visar com regência da preposição a

    O verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se,...

    Este projeto visa ao desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.

    As medidas visam à melhoria das condições de vida dos doentes acamados.

    As campanhas realizadas visam a incentivar o consumo consciente da água.

    Apesar de ser essa a regência mais correta segundo a norma culta, diversos dicionários e gramáticas já atestam o uso de uma regência sem preposição para este sentido do verbo visar:

    Este projeto visa o desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.

    As medidas visam a melhoria das condições de vida dos doentes acamados.

    As campanhas realizadas visam incentivar o consumo consciente da água.

     

    Fonte: https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-visar/

  • O GABARITO É LETRA E 

    a) Cabem às leis disciplinar a distribuição dos direitos, razão pela qual são necessários os processos, de cujos ritos garantem o andamento adequado para que os mesmos se cumpram. 

    O erro está na preposição 'de' antes do cujos, portanto, errada.

     b) Sempre haverão os que preferem empregar a violência para exaltarem os direitos que julgam ser seus exclusivos detentores, em detrimento dos que lhe são alheios. 

    O verbo haver está no sentido de existir e neste caso, segundo regra gramatical, deve ser sempre conjugado no singular.

     c) Ainda que possam ser complexos em sua tramitação, os processos visam a execução de direitos que de outra forma, ainda que bem concebidos, não haveria como garantir. 

    O Verbo VISAR, na frase, é sinônimo de pretender,  intentar. Nesse caso, ele é transitivo indireto e exige a preposição a. Portanto, o 'a' deveria ser craseado.

    d) O trâmite dos processos, nem sempre menos moroso do que se gostaria, demandam exame de peculiaridades que cada caso apresenta, razão pela qual se estendem ao longo do tempo. 

    o verbo demandar deve concordar com 'o trâmite', consequentemente, deveria estar no singular.

     e) É forçoso admitir que, em certos processos, pode haver interferência de fatores extrajudiciais que acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos. (CORRETA)

  • Só para complementar, na letra 'e', o 'acabam' concorda com 'fatores extrajudiciais'. O 'que' é pronome relativo e se refere a 'fatores extrajudiciais'

     

  • (A) Cabem CABE às leis disciplinar a distribuição dos direitos, razão pela qual são necessários os processos, de cujos ritos garantem o andamento adequado…

     

    (B) Sempre haverão HAVERÁ os que preferem empregar a violência para exaltarem os direitos DE que julgam ser exclusivos detentores…

     

    (C) Ainda que possam ser complexos em sua tramitação, os processos visam a À execução de direitos que, de outra forma, ainda que bem concebidos, não haveria como garantir.

     

    (D) O trâmite dos processos, nem sempre menos moroso do que se gostaria, demandam  DEMANDA exame de peculiaridades que cada caso apresenta, razão pela qual se estendem ESTENDE ao longo do tempo.

     

    (E) É forçoso admitir que, em certos processos, pode haver interferência de fatores extrajudiciais que acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos.  =)

    Letra E

  • a) Cabe às leis disciplinar a distribuição dos direitos, razão pela qual são necessários os processos,  cujos ritos garantem o andamento adequado para que eles se cumpram. 

    Obs. DISCIPLINAR A DISTRIBUIÇÃO DOS DIREITOS CABE ÀS LEIS (SUJEITO ORACIONAL)

    Obs. Não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal.

     

    b) Sempre haverá os que preferem empregar a violência para exaltarem os direitos que julgam ser seus exclusivos detentores, em detrimento dos que lhe são alheios. 

     

    c) Ainda que possam ser complexos em sua tramitação, os processos visam à execução de direitos que de outra forma, ainda que bem concebidos, não haveria como garantir. 

     

    d) O trâmite dos processos, nem sempre menos moroso do que se gostaria, demanda exame de peculiaridades que cada caso apresenta, razão pela qual se estende ao longo do tempo. 

     

    e) É forçoso admitir que, em certos processos, pode haver interferência de fatores extrajudiciais que acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos.  CORRETA

    O pronome relativo QUE retoma fatores extrajudiciais, por isso o verbo ACABAR está no plural : os fatores extrajudiciais acabam...

     

  • Análise:

    a) E. Não se pode usar a palavra 'mesmo' como pronome pessoal. 

    b) E. Note que o verbo 'haver' está com significado equivalente de 'existir'. Todas as vezes que o verbo 'haver' tem sentido de 'existir', ele se torna impessoal e deve ser flexionado no singular. Logo a oração correta é: Sempre haverá os que preferem ...

    c) E. O verbo 'visar' no sentido de almejar, é transitivo indireto exigindo o uso da preposição 'a'. E como na assertiva temos a palavra 'execução' antecedida por um artigo devemos usar a crase: 
    ...os processos visam à execução 

    d) E. Note que o sujeito é: o trâmite de processos. Logo o verbo 'demandar' deve concordar com ele e ser flexionado no singular. Correto: ... demanda exame de ...
    e) C. É forçoso admitir isso ...
    Em certos processos é forçoco admitir que pode ...

  • Muito obrigado Vivi, seus comentários são excelentes! Uma aula seus comentários!

    Bons estudos.

    Eduardo

  • alguem pode tirar minha dúvida sobre o erra da letra a? não consigo entender porque o verbo cabem tem que ficar no  na 3 pessa do

    singular.

     

  • No item A temos um sujeito oracional. sendo assim, o verbo deverá permanecer no singular .

  • o pode da letra E ficou no singular por casa do haver?

  • Gal Concurseira está certo! Haver no sentido de exisitir fica no singular!

  • a interferencia de fatores que ACABAM? no seria ACABA? sujeito seria interferencia, nao entendi.. alguem me explica?

  • Larissa Souza, eu entendi que o verbo acabar tem como sujeito "fatores extrajudiciais", por isto está no plural. O pronome que faz referência a fatores extrajudiciais.

  • Na letra E. Interferência concorda com o quê?

  •  e) É forçoso admitir que, em certos processos, pode haver interferência de fatores extrajudiciais que acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos. 

    O sujeito não pode ser "fatores extrajudiciais", pois está preposicionado. O sujeito é o pronome relativo QUE, retomando o termo anterior.

  •  É forçoso admitir que, em certos processos, pode haver interferência de fatores extrajudiciais que acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos.

     

    As duas vírgulas destacadas poderiam ser retiradas?

  • Lúcia, aquele velho caso de : intercalações curtas/breves e intercalações longas/extendidas.
    Há quem dia que intercalações breves são com até 3 palavras. Existem professores que dizem que intercalações breves são até 4 palavras...
    Se consideradas breves, sim, poderão ser suprimidas. Já se consideradas longas, não.

  • lucia helena, pode, mas mdaria  sentdo do texto.

  • Olá gente! será que somente eu estou errando essas questões? já assisti todas as video aulas.

  • O sujeito está deslocado por isso está entre vírgulas.

  • Alguém pode fazer análise sintática da letra "e"?

    Pensei que as virgulas estivessem erradas.

  • Alguém poderia explicar, semanticamente, o porquê de ser "forçoso"? Só visualizo a questão correta se o "forçoso" for sinônimo de "correto".

    De fato, "em certos processos, pode haver interferência de fatores extrajudiciais que acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos", o que pode ser confirmado no último parágrafo, em especial no trecho  "As diferenças sociais e econômicas entre os homens podem marcar o destino de um processo".

  • Colocarei a frase na ordem direta e farei alguns comentários sobre os mais importantes termos sintáticos para uma melhor compreensão da letra E:

     

    Admitir(Oração principal) que (conjunção integrante, iniciando,assim, uma oração subordinada) pode haver interferência de fatores extrajudiciais que (pronome relativo, iniciando,assim, uma oração subordinada adjetiva restritiva) acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos em certos processos é forçoso (predicativo do sujeito) . 

     

    O termo "em certos processos" é um adjunto adverbial deslocado, portanto devendo estar entre vírgulas.

     

    Correções são bem-vindas!

  • a) Cabem (cabe) /às leis disciplinar /a distribuição dos direitos (sujeito), razão pela qual são necessários os processos, de cujos ritos garantem o andamento adequado para que os mesmos se cumpram.

     

    b) Sempre haverão (sentido de existir) os que preferem empregar a violência para exaltarem os direitos que julgam ser seus exclusivos detentores, em detrimento dos que lhe são alheios.

     

    c) Ainda que possam ser complexos em sua tramitação, os processos visam a (falta crase) execução de direitos que de outra forma, ainda que bem concebidos, não haveria como garantir

     

    d) O trâmite dos processos, nem sempre menos moroso do que se gostaria, demandam ( o trâmite demanda) exame de peculiaridades que cada caso apresenta, razão pela qual se estendem ao longo do tempo.

     

  • Está claro que as alternativas A, B, C e D estão erradas, mas a alternativa E me parece que também há erro no uso do pronome relativo, pois o pronome relativo "QUE" pode retomar tanto "INTERFERÊNCIA" como pode retomar "FATORES EXTRAJUDICIAIS". Isso faz com que a frase possa tanto estar correta como pode estar errada.

    Para não ocorrer ambiguidade de interpretação, o mais adequado para a correação da frase não seria usar "OS QUAIS" em lugar de "QUE"?

    Por favor, comentem essa minha dúvida! Os comentários serão sempre bem-vindos!

  • Amigo, o que retoma a palavra antecedente, pois a palavra seguinte está no plural.

  • Letra E: oração substantiva subjetiva funcionando como sujeito. 

  • e que clareza...

  • Pessoal, só esclarecendo: o que da "e" é conjunção integrante e não pronome relativo. É forçoso admitir isso.... é só fazer a troca do que por isso e ver que é c. i

  • Acabei marcando a alternativa C , só depois percebi que o verbo VISAR  no sentido de almejar pede a preposição. Parabéns aos que acertaram a questão, bola pra frente 

  • Onde está a clareza da alternativa E?

  • A opção (E) possui ambiguidade devido ao pronome relativo "que", o qual pode se referir tanto a "interferência" como a "fatores extrajudiciais".

    Saliento que a questão é sobre analisar a correção, clareza e coesão dos períodos apresentados. A princípio não havia como saber que o item (E) não era ambíguo. Se o referente do pronome "que" fosse "interferência", então o verbo "acabar" deveria ficar no singular. Deste modo, a alternativa (E) não está clara e coesa. Também podemos observar que fatores extrajudiciais, por si sós, não comprometem a justa contemplação dos mais claros direitos. Só há comprometimento após a interferência desses fatores, o que reforça a ideia que o verbo "acabar" deveria concordar com o termo "interferência".

    "É forçoso admitir que, em certos processos, pode haver interferência de fatores extrajudiciais que acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos."

    Apesar disso, as demais alternativas apresentam erros maiores e o item (E) foi considerado correto pela banca.

  • A letra E) não está ambígua, haja vista que o verbo "acabar" está no plural e portanto só pode estar se referindo a fatores extrajudiciais.

  • a) CABE às leis disciplinar a distribuição dos direitos, razão pela qual são necessários os processos,  CUJOS ritos garantem o andamento adequado para que eles se cumpram. 

     

    b) Sempre HAVERÁ os que preferem empregar a violência para exaltarem os direitos que julgam ser seus exclusivos detentores, em detrimento dos que lhe são alheios. 

     

    c) Ainda que possam ser complexos em sua tramitação, os processos visam À execução de direitos que de outra forma, ainda que bem concebidos, não haveria como garantir. 

     

    d) O trâmite dos processos, nem sempre menos moroso do que se gostaria, DEMANDA exame de peculiaridades que cada caso apresenta, razão pela qual se estende ao longo do tempo. 

     

  • Simplesmente uma crase após "visam": faltou o sinal indicativo de crase. 

     

  • A FCC é extremamente capciosa ao elaborar as questões. Não alternativa E está correto que o pronome relativo QUE pode retomar tanto "fatores judiciais" quanto "interferência". Porém, ao analisar as outras alternativas(minunciosamente), e caso seja ninja ache todos os erros, fica fácil perceber que o pronome retoma o termo que está no plural. Questão excelente. Errei mas aprendi.    

  • A) ERRADOCabe às leis disciplinar a distribuição dos direitos, razão pela qual são necessários os processos, de cujos ritos garantem o andamento adequado para que os mesmos se cumpram. 

     B) ERRADO: Sempre haverá os que preferem empregar a violência para exaltarem os direitos que julgam ser seus exclusivos detentores, em detrimento dos que lhe são alheios. 

     C) ERRADO: Ainda que possam ser complexos em sua tramitação, os processos visam à execução de direitos que de outra forma, ainda que bem concebidos, não haveria como garantir. 

     D) ERRADO: O trâmite dos processos, nem sempre menos moroso do que se gostaria, demanda exame de peculiaridades que cada caso apresenta, razão pela qual se estendem ao longo do tempo. 

     E) CORRETO: É forçoso admitir que, em certos processos, pode haver interferência de fatores extrajudiciais que acabam por comprometer a justa contemplação dos mais claros direitos. 

  • Sobre a Letra C : (Marquei como certa e nem li o resto rsrsrs)

    O verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se,...

    Este projeto visa ao desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.

    As medidas visam à melhoria das condições de vida dos doentes acamados.

    As campanhas realizadas visam a incentivar o consumo consciente da água.

    Apesar de ser essa a regência mais correta segundo a norma culta, diversos dicionários e gramáticas já atestam o uso de uma regência sem preposição para este sentido do verbo visar:

    Este projeto visa o desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.

    As medidas visam a melhoria das condições de vida dos doentes acamados.

    As campanhas realizadas visam incentivar o consumo consciente da água

    Fonte : https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-visar/

  • Gente, alguém pode explicar porque o `´pode´´ da alternativa ´´e´´ ficou no singular? 

  • Ammanda B, acredito que o "pode" da letra "e" está no singular porque auxilia o verbo "haver" que está no sentido de existir e por isso fica sempre no singular. 

     

  • DÚVIDA.

    Sempre haverão os que preferem empregar a violência para exaltarem os direitos que julgam ser seus exclusivos detentores, em detrimento dos que lhe são alheios.

    Além do verbo haver devidamente explicado, alguém sabe me dizer se esse SER está correto? Acredito que deveria ser "serem" mas não tenho certeza. Quem são os exclusivos detentores? Os que preferem empregar a violência. Mudando a ordem: os que preferem empregar a violência julgam serem exclusivos detentores dos direitos...

  • A) Cabem às leis disciplinar a distribuição dos direitos, razão pela qual são necessários os processos, de cujos ritos garantem o andamento adequado para que os mesmos se cumpram. 

    LETRA A TRATA-SE DE SUJ ORACIONAL, E NO SUJ ORACIONAL O VB DEVE FICAR NO SINGULAR 

    A QUEM CABE? às leis disciplinar a distribuição dos direitos. 

    erros? avisem pf

     

  • Não reparei na maldita crase!!!!

  • Ammanda, o "pode" da letra "e" ficou no singular pq faz parte de uma locução verbal.

    > Em locuções verbais (pode haver) o verbo "haver" como principal coloca a locução no singular

  • Cuidado com esse ''visar'', muito cobrado pela FCC! Quando está no sentido de objetivar, vai crase!

    Abraços!