SóProvas


ID
2521702
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              [O invejável tédio europeu]


      Os filmes dos cineastas europeus Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman, que a gente via e discutia com tanta seriedade tantos anos atrás, também eram uma forma de escapismo. Tanto quanto o musical e a comédia, aquelas histórias de tédio e indagações existenciais nos distraíam das exigências menores do cotidiano. Fugíamos não para um mundo cor-de-rosa, mas para outro matiz de preto, bem mais fascinante do que o das nossas pequenas aflições. Nenhum dos personagens do italiano Antonioni ou do sueco Bergman, embora enfrentassem seu vazio interior e a frieza de um universo indiferente, parecia ter qualquer problema com o aluguel.

      Claro, o deserto emocional em que viviam os personagens do Antonioni, por exemplo, era o deserto metafórico do capitalismo, uma civilização arrasada por si mesma. Mas estavam todos empregados e ganhavam bem. E como era fotogênico o seu suplício. Com Bergman experimentamos o horror de existir, a terrível verdade de que somos uma espécie corrupta sem redenção possível e que a morte torna tudo sem sentido. Hoje suspeitamos de que se Bergman não vivesse na Suécia, com educação, saúde e bem-estar garantidos do ventre até o túmulo, ele não diria isso. É preciso estar livre das dificuldades da vida para poder concluir, com um mínimo de estilo, que a vida é impossível. Tínhamos uma secreta inveja desses europeus tão bem-sucedidos no seu desespero. Não tínhamos a mesma admiração por filmes em que as pessoas se preocupavam não com a ausência de Deus, mas com o pagamento no fim do mês.

      Não há equivalência possível entre morrer de tédio e morrer de fome. Mas às vezes eu ainda me pego sonhando em sueco com uma sociedade pronta, sem qualquer destes desafios tropicais, em que a gente pudesse finalmente ser um personagem de Bergman, enojado apenas com tudo e nada mais.

(VERISSIMO, Luis Fernando. Banquete com os deuses. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, p. 85-86) 

O verbo indicado entre parênteses deve flexionar-se de modo a concordar com o termo sublinhado na frase:

Alternativas
Comentários
  • A banca exige que o candidato identifique o núcleo do sujeito, o termo que justifica a concordância. Vamos sublinha-los.

     

    (A) Nos filmes de Bergman e Antonioni (transparece) preocupação europeia com as altas questões existenciais.

    Sujeito simples.

     

    (B) Tanto os musicais como os filmes de Bergman (podem) incutir uma sensação de escapismo no espectador.

    Sujeito composto.

     

    (C) Aos personagens de Antonioni não (cabe) preocupar-se com as contas no fim do mês.

    Sujeito oracional.

     

    (D) As dificuldades da vida prática, sobretudo em nosso tempo, não (permitem) pensar nas questões metafísicas.

    Sujeito simples.

     

    (E) Nossa admiração por aqueles grandes cineastas europeus (faz) esquecer nossos conflitos cotidianos.

    Sujeito simples.

     

    Gabarito letra E.

    Professor Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • a) E. Colocando a oração na ordem direta:
    A preocupação europeia com as altas questões existenciais transparece nos filmes de Bergman e Antonioni.
    SUJEITO  VERBO COMPLEMENTO
    Núcleo do sujeito: a preocupação
    Verbo: transparece.
    O verbo deve concordar com o sujeito que está no singular. Logo a concordância verbal gira em torno da palavra  'preocupação'.
    b) E. Sujeito composto: musicais e filmes. Logo a concordância gira em torno das palavras: musicais e filmes.
    c) E. O verbo caber é intransitivo e deve concordar com o termo posposto. No caso da assertiva o termo posposto (preocupar-se com as contas no fim do mês) o verbo deve ser flexionado no singular. 
    d) E. Núcleo do sujeito: dificuldades. O verbo deve concordar com ele, sendo flexionado no plural.
    e) C

  • Não entendi nada

  • ​ O VERBO CONCORDA EM NÚMERO E PESSOA COM O NÚCLEO DO SUJEITO

    O QUE ESTÁ DE VERMELHO É O SUJEITO
     a) Nos filmes de Bergman e Antonioni (transparecer) a preocupação europeia com as altas questões existenciais. 

     b)Tanto os musicais como os filmes de Bergman (poder) incutir uma sensação de escapismo no espectador. 

     c) Aos personagens de Antonioni não (caber) preocupar-se com as contas no fim do mês. 

     d) As dificuldades da vida prática, sobretudo em nosso tempo, não (permitir) pensar nas questões metafísicas. 

     e)Nossa admiração por aqueles grandes cineastas europeus (fazer) esquecer nossos conflitos cotidianos. 

  • Não entendi o que a questão está pedindo!!

  • Se colocar um ponto de interrogação no fim do enunciado, fica mais fácil entender o que a questão está pedindo.

    "O verbo indicado entre parênteses deve flexionar-se de modo a concordar com o termo sublinhado?"

    Aí você responde SIM ou NÃO.

     

  • Os termos sublinhados não aparecem no navegador Internet Explorer, só no Google Chrome!

  • Tentando ajudar a galera que não entendeu o que o maldito examinador queria.

    O que ele queria? -> Que o candidato encontrasse o sujeito com o qual o verbo deve concordar. (suj. principal)

    Como ele queria? -> Sublinhando o termo errado nas 4 alternativas erradas e sublinhando o termo regente na alternativa do gabarito.

     

     

     

     a)Nos filmes de Bergman e Antonioni (transparecer) a preocupação europeia com as altas questões existenciais.  (sublinhou o termo errado)

    a preocupação europeia transparece.

     

     

    b)Tanto os musicais como os filmes de Bergman (poder) incutir uma sensação de escapismo no espectador.  (sublinhou o termo errado)

    os musicais e os filmes podem incutir(...)

     

     

     c)Aos personagens de Antonioni não (caber) preocupar-se com as contas no fim do mês.  (sublinhou o termo errado)

    Preocupar-se com as contas no fim do mês não cabe aos personagens de Antonioni. Colocando na ordem direta fica evidente que os personagens de Antonioni não são o sujeito do verbo ''preocupar''.

     

     

     d)As dificuldades da vida prática, sobretudo em nosso tempo, não (permitir) pensar nas questões metafísicas. (sublinhou o termo errado)

    As dificuldades não permitem.

     

     

     e)Nossa admiração por aqueles grandes cineastas europeus (fazer) esquecer nossos conflitos cotidianos. (sublinhou o termo correto)

  • Caraca

  • O núcleo do sujeito não deve ser preposicionado, assim eliminaríamos as alternativas "C" e "D".

  • É mais questão de interpretação. Os termos sublinhados têm que concordar com os verbos em parênteses. Nenhuma alternativa, senão a E, concorda com o que está sublinhado.

  • Essa e a questao facil que o comcurseiro tem medo de responder, ou seja, fica com medo de responder. :( 

  • Letra (E).

     

    O verbo FAZER é impessoal (não vai pro plural), apenas quando indicar tempo.

     

    Ex.   Faz anos que não vou a São Paulo.

     

    Na Letra (E), ele não tem este sentido.

     

    At.te, CW.

  • Não aparece pra mim as expressões sublinhadas... Foda!!!
  • procurando as expressoes sublinadas ...

  • Oh QC, onde estão os termos sublinhados?
  • É impressão minha ou as questões de concordância da FCC têm como gabarito as últimas alternativas? Assim o candidato precisa ler todas as alternativas e só no fim, já cansado de uma leitura escaneadora, descobre qual a resposta certa. Afff! 

     

    GAB. E 

  • A FCC gosta muito desse Sujeito Oracional. Estudem ele!

    Principalmente a concordância com o verbo CABER

  • Termos sublinhados: 

     

    a) filmes

    b) sensação 

    c) personagens

    d) vida

    e) admiração

  • UMA TÉCNICA QUE PODE FACILITAR A DESCOBERTA DO SUJEITO É PERGUNTAR COM A EXPRESSÃO O QUE ?

  • Pergunte ao verbo.

    O QUE NOS (faz) esquecer nossos conflitos cotidianos?

    R= Nossa admiração por aqueles grandes cineastas europeus.

    Sou iniciante no mundo dos concursos, qualquer erro avisem-me.

  • Questão para o candidato passar igual trator, Por quê?Simples.

    Temos três alternativas com o suposto sujeito preposicionado, ou seja, não é o SUJEITO!.