-
Planejamento Estratégico, onde definimos as estratégias com foco no longo prazo da empresa. Nesta etapa é preciso buscar sempre ter uma visão holística da companhia e sem entrar muito em detalhes, afinal o Planejamento Estratégico geralmente é feito para um período de 5 a 10 anos e seria bastante complicado e muito pouco provável acertar tantos detalhes para um período tão futuro.
O importante aqui é levar em conta todos os fatores internos e externos a organização, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua. Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.
Mas antes de falar de forças e fraquezas e começar a analisar o mercado ou cenário econômico, sua empresa precisa ter muito bem definido quem ela é, aonde quer chegar e o que considera mais importante no caminho. A isto damos o nome de Missão, Visão e Valores, um dos instrumentos de gestão mais importantes e ao mesmo tempo mal utilizados pelas empresas (em geral). Recomendamos bastante que antes de continuar você de uma olhada neste post que escrevemos sobre isto recentemente.
E então, a partir deste mapeamento inicial, você precisa definir as Metas e Objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado. Mas muito cuidado! Não estamos falando aqui de objetivos como volume de produção ou metas de vendas e sim os Objetivos Estratégicos que empresa pretende atingir, como a posição de mercado que pretende ocupar ou como quer ser reconhecida por seus clientes em dentro de alguns anos. Lembre-se de sempre criar Metas e Objetivos SMART que vão facilitar a todos na empresa entenderem
https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional
-
Errado. Planejamento Estratégico em modo gráfico pode se dizer que fica no topo de uma pirâmide, ou de um triângulo, onde logo abaixo se situa o tático e o operacional. E além de ser a longo prazo, tem um alto grau de complexibilidade e é muito amplo.
-
Errado
O planejamento estratégico é o mais amplo, abrangendo toda a organização. Apresenta as seguintes características:
-> é projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente;
-> envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional; e
-> é definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos estão subordinados.
Chiavenato
-
Planejamento Estratégico - Foco no longo prazo
Planejamento Operacional - Foco no curto prazo
-
Administrar uma empresa sem um planejamento é como sair para viajar sem definir o destino. Como no exemplo da viagem, sempre há a possibilidade de você sair por ai, ao léu e chegar a lugares bacanas, mas também existe a possibilidade de acabar em algum lugar (ou situação) bem desagradável e até mesmo perigoso. E ainda que chegue a algum lugar interessante, os custos e esforços talvez pudessem ser muito menores com um pouco de planejamento prévio.
Na Gestão Empresarial (Administração pública / Gestão pública) é a mesma coisa. Não importa se estamos falando de uma empresa é grande, média ou pequena. Se a ferramenta utilizada vai ser o papel, planilhas, sistemas especializados ou está “na cabeça do dono” (muito cuidado com esta ultima). Qualquer administrador de empresas, seja ele o próprio empreendedor, sócio ou um administrador profissional sabe que toda empresa precisa planejar seu futuro.
.
Planejamento Estratégico - Tudo começa com o Planejamento Estratégico, onde definimos as estratégias com foco no longo prazo da empresa.
Planejamento Tático - Estes são planos com foco no médio prazo e com um pouco menos de detalhes que o Planejamento Estratégico, mais ainda se mantendo enxutos e com certa visão holística (geralmente de 1 a 3 anos)
Planejamento Operacional - Com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
-
ERRADO - O planejamento estratégico é orientado para o futuro e seu horizonte de tempo é o longo prazo. É mais voltado para os problemas do futuro do que para aqueles de hoje: a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar, em relação a um lugar no futuro que se deseja alcançar.( Paludo, Administraçao Pública, 20ª Ediçao, p. 233)
-
Planejamento estratégico: principal ferramenta do planejamento, sendo portanto elaborado no nível máximo de direção ou decisão. Esse planejamento de longo prazo que vai dirigir atos e decisões dos próximos anos. Considera a estrutura como um todo, apesar disso, pode ser tanto setorial quanto regionalizado.
-
O planejamento estratégico é relevante sempre e não apenas a curto prazo.
-
PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO: este é a longo prazo, visa o futuro, processo continuo ciclico, avalia forças e fraquezas, elaborado pela alta cúpula, objetivos gerais.
-
o planejamento estrátégico é a longo prazo.
-
Planejamento estratégico = longo prazo.
-
A QUESTÃO: "O planejamento estratégico de uma organização torna-se relevante somente quando a implementação de suas metas resulta no alcance de resultados de curto prazo." - ERRADO
Planejamento Estratégico:
- Consiste no processo de estabelecer objetivos e definir a maneira adequada para alcançá-los.
- O planejamento estratégico trata de ações presentes, mas também futuras, pois trata-se de metodologia de planejamento gerencial de longo prazo.
- Sua principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização, dar um rumo, uma direção a empresa.
- Ele é projetado para longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos por vários anos à frente.
Fonte: Administração Geral e Pública para os Concursos de Analista e Técnico - Giovanna Carranza - Editora Juspodivm (2017)
Ps.: Esse livro quebra um galho, mas não indico. É preferível o da Elisabete de Abreu e Lima Moreira, também da Juspodivm.
-
Planejamento Estratégico:
- envolve a missão, visão, valores e formulação de estratégias;
- fortemente voltada para o ambiente externo;
- foca toda a empresa;
- política da organização;
- longo prazo;
- objetivos gerais e abrangentes;
- orientado para o futuro;
- análise do ambiente interno e externo.
-
marcela lira, otimo comentario
-
Complementando.....
“Planejamento estratégico é o processo continuo, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” (DRUCKER, apud CHIAVENATO & SAPIRO, 2003)
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-estrategico/106431/
-
ERRADA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TRABALHA COM LONGO PRAZO.
Sucesso!
-
relacionado com os objetivos de longo prazo bem como à eficácia e à efetividade da organizão..
-
ERRADO
Plan. Estratégico = Longo prazo
Plan. Tático = Médio prazo
Plan. Operacional = Curto prazo.
-
Planejamento Estratégico = Longo prazo
Planejamento tático ou funcional= médio prazo
Planejamento operacional= curto prazo
Gabarito: Errado
-
De curto prazo está relacionado com o Plan Operacional.
-
-
ESTRATÉGICO
- Interno/externo
- Sistêmico
- Foco na eficácia
- Adaptável
- Futuro
- Compreensivo
-Longo prazo
- Diretivo
- Em toda a empresa
- Habilidades conceituais
Errada
-
POR NATUREZA, O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DE LONGO PRAZO.
ABC