SóProvas


ID
2522113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.


A administração pública do período colonial seguia um modelo patrimonial em que a distinção entre o patrimônio público e o patrimônio privado era imprecisa.

Alternativas
Comentários
  • Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, busca romper com o modelo anterior, patrimonialista, pois separa os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público. Tem como objetivo defender a sociedade contra o poder arbitrário do soberano.

     

    No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.

     

    GABARDO, Emerson. Eficiência e Legitimidade do Estado: uma análise das estruturas simbólicas do direito políticoBarueri, SP: Manole, 2003, p. 185.

  • Certo.

     

    Na administração patrimonial havia a confusão entre o patrimônio público e o do particular.

  • CERTA!

     

    OUTRAS QUE AJUDAM A RESPONDER:

     

    (CESPE - 2013 - TCU)

    A administração pública burocrática foi adotada em substituição à administração patrimonialista, segundo a qual não havia separação entre a res publica e a res privada.

    GAB: CERTA.

     

     

    (CESPE - 2012 - ANAC)

    A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada.

    GAB: CERTA.

  • GABARITO:C

     

    Patrimonialismo


    Este modelo é caracterizado pela não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado. Em outros termos, a res publica (coisa do povo) se confundia com a res principis (coisa do príncipe).
     

    Esta forma de administração pública predominou no período pré-capitalismo, quando o monarca exercia o domínio sobre os bens públicos e particulares, sem qualquer necessidade de prestar contas à sociedade.


    O patrimonialismo é caracterizado pela forte presença da seguintes características: nepotismo, corrupção, ineficiência, improviso, falta de profissionalismo, ausência de métodos de trabalho, falhas de planejamento, entre outras. 

  • ComplementandoVigorava o modelo Patrimonialista de administração pública, no qual era predominante o nepotismo e a corrupção, onde o governante era "dono" do patrimonio público. Esse modelo foi "derrubado" em 1930, pelo modelo burocrático, no governo de Getúlio Vargas.

  • QUESTÃO CORRETA.

     

     

    PATRIMONIALISMO

     

    O termo Patrimonialismo foi utilizado na obra do sociólogo alemão Max Weber para caracterizar formas de dominação política tradicional em que não há uma separação visível entre as esferas públicas e privadas. No patrimonialismo, esses dois domínios se misturam na concepção do governante, que entende e controla o aparelho do Estado como se fosse uma extensão do seu próprio domínio privado.

     

    No Patrimonialismo, os critérios de escolha não são racionais-legais, e há um complexo sistema de agregados e clientes em torno dos governantes, sustentado pelo Estado, confundindo o patrimônio privado com o estatal.

     

    Patrimonialismo seria, então, uma forma de exercício da dominação por uma autoridade, que está legitimada pela roupagem da tradição, cujas características principais repousam no poder individual do governante que, apoiado por seu aparato administrativo - recrutado com base em critérios unicamente pessoais -, exercer o poder político sob um determinado território.

     

    O Patrimonialismo não reconhece a divisão entre a esfera privada e a pública oficial. A administração política é tratada pelo senhor como sendo um assunto puramente pessoal. 

     

     

     

  • Era imprecisa? Imprecisa não seria como algo não tao definido? 

  • CERTO

     

    @Cristiane Concurseira, acredito que o termo indecisa, na questão, se refere à falta de uma definição concreta do que era patrimônio público e patrimônio privado. É o que acontecia no modelo de administração patrimonialista, o patrimônio público se confundia com o patrimônio privado. 

  • Brasil colonia nem existia "patrimonio público"

  • O primeiro modelo de administração pública implantado no Brasil foi o Patrimonialista, que veio junto com a corte portuguesa em 1808. 

  • assunto bom.

  • Durante todo o período colonial e até a República Velha tínhamos no Brasil um modelo de administração pública predominantemente patrimonialista. Não existia uma distinção clara entre as esferas pública e privada.

    Gabarito: Certo

  • A questão em análise nos apresenta uma afirmação que envolve o modelo patrimonialista de Administração Pública. Cabe destacar que esse modelo de administração perdurou no Brasil até a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), pelo decreto-lei nº 579/1938, durante o governo de Getúlio Vargas (1930 a 1945). O DASP tinha por finalidade introduzir uma cultura voltada à Administração Burocrática proposta por Max Weber.

    Sobre a Administração Patrimonialista, segundo o professor Luiz Carlos Bresser Pereira, “o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada das res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração" (Pereira, 1995).

    Em face do exposto, percebe-se que na Administração Pública Patrimonialista não ocorre a clara distinção entre o patrimônio público e o patrimônio privado. Sendo assim, o item em análise está correto.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.
  • GAB:C

  • IMPRECISA: indefinida , indeterminada;

    IMPRECISO:falta de rigor ,ausência de clareza,de exatidão,perfeição ;que não tem qualidade definida