-
Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização. Tais regras definem a quem obedecer e até quando obedecer, tornando possível a aceitação, por parte dos subordinados, de um superior devido uma consciência de que este tem direito de dar ordens, ou seja, reconhecem que a Autoridade está no cargo ocupado e não na pessoa que o ocupa, que só pode exercer a Dominação dentro dos limites estabelecidos pelo cargo ocupado.
Logo, conclui-se que esta forma de Autoridade nos remete diretamente às instituições burocráticas,(...)
Weber, Max. Der Nationalstaat und die Volkswirtschaftspolitik, 1895
-
CERTA!
OUTRA QUE AJUDA A RESPONDER:
(CESPE - 2013 - TRT-10)
A burocracia nos moldes weberianos é definida como o tipo ideal de organização que aplica, em sua forma mais pura, a autoridade racional-legal.
GAB: CERTA.
-
Certo!
Modelo Racional-legal/Pós-Patrimonial: tinha como modelo Ideal: FIP
Formalismo
Impessoalidade
Profissionalismo.
-
GABARITO: CORRETO.
A Administração Pública democrática surgiu na segunda metade do século XIX, na época do Estado Liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento: a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos que visam a evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas, por isso são sempr enecessários controles rígidos dos processos, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.
_______________________________________
FONTE: Idalberto Chiavenato - 2012, Administração Geral e Pública, 3ª Edição.
-
A Administração Pública democrática.
Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento:
- a profissionalização,
- a ideia de carreira,
- a hierarquia funcional,
- a impessoalidade e o formalismo,
- em síntese, o (poder racional-legal.)
-
GABARITO:C
Burocracia
A teoria da burocracia teve como expoente Max Weber e começou a fazer parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo.
Apesar de hoje o termo burocracia ser utilizado como sinônimo de muitos papéis, formulários, normas excessivas e exaustivas, no seu surgimento o objetivo era de melhorar a eficiência das organizações.
Administração Pública Burocrática
Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, ahierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.
Os controles administrativos implantados visam evitar a corrupção e o nepotismo. Aforma de controle é sempre a priori, ou seja, controle dos procedimentos, das rotinas que devem nortear a realização das tarefas.
Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem suas diversas demandas sociais. Por isso, são empregadoscontroles rígidos dos processos como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento aos cidadãos.
Uma conseqüência disto é que os próprios controles se tornam o objetivo principal do funcionário. Dessa forma, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade.
A principal qualidade da administração pública burocrática é o controle dos abusos contra o patrimônio público; o principal defeito, a ineficiência, a incapacidade devoltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como “clientes”.
O tipo ideal de burocracia, formulado por Weber, apresenta três características principais que diferenciam estas organizações formais dos demais grupos sociais:
• Formalidade: significa que as organizações são constituídas com base emnormas e regulamentos explícitos, chamadas leis, que estipulam os direitos edeveres dos participantes.
• Impessoalidade: as relações entre as pessoas que integram as organizações burocráticas são governadas pelos cargos que elas ocupam e pelos direitos e deveres investidos nesses cargos. Assim, o que conta é o cargo e não apessoa. A formalidade e a impessoalidade, combinadas, fazem a burocracia permanecer, a despeito das pessoas.
• Profissionalismo: os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes uma carreira profissional e meios de vida. A participação nas burocracias tem caráter ocupacional.
-
- TRADICIONAL = Patrimonialismo e Patriarcalismo
Tipos de Dominação - CARISMÁTICA = extracotidiana, instável
- RACIONAL-LEGAL = Burocrática. A obediêcia decorre de
ordens impessoais e objetivas, instituídas por meio das leis e é nelas que este tipo
de autoridade está fundamentada.
-
CORRETO
MODELO BUROCRÁTICO
RACIONAL-LEGAL = FIP
F -ORMALISMO
I - MPESSOAL
P -ROFISSIONALISMO
-
CERTO
COMPLEMENTANDO:
(Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TCE-PE Prova: Conhecimentos Básicos - Cargo 4).
No Estado burocrático, o poder racional-legal e os mecanismos de controle administrativo são utilizados para combater e evitar a corrupção e o nepotismo.(CERTO)
-
A dominação racional significa poder legal, em que a obediência se deve a regras, estatutos, contratos, decisões judiciais e outras convenções legalmente estabelecidas que são impessoais e sistemáticas por natureza, ou impostas ou aceitas pelos indivíduos”. A legitimidade da dominação burocrática está baseada na “legalidade”, na crença nos preceitos legais e na “competência” (Augustinho Paludo)
GAB CERTO
-
Bresser Pereira afirma que as organizações burocráticas possuem como características principais o fato de serem sostemas formais, impessoais e dirigidos por administradores profissionais.
CORRETO.
-
O MODELO BUROCRÁTICO CORRESPONDE AO PODER RACIONAL LEGAL QUE OBSERVA REGRAS E LEIS PRÉVIAS E NORTEIA O PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE ENQUANTO QUE O FORMALISMO É A FORMA DE ORGANIZAR AS INSTITUIÇÕES PRIMANDO ÀS REGRAS E LEIS SUPRACITADAS.
-
A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em normas, leis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes. Entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, a impessoalidade e o formalismo.
-
Características do Modelo Burocrático:
Centralização
Controle de Gastos, de processos;
Hierarquia, divisão do trabalho e rigidez;
Rotinas controladas e estabelecidas;
Formalismo e impessoalidade.
-
Paráfraseando...
CERTA
Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização. Tais regras definem a quem obedecer e até quando obedecer, tornando possível a aceitação, por parte dos subordinados, de um superior devido uma consciência de que este tem direito de dar ordens, ou seja, reconhecem que a Autoridade está no cargo ocupado e não na pessoa que o ocupa, que só pode exercer a Dominação dentro dos limites estabelecidos pelo cargo ocupado.
Logo, conclui-se que esta forma de Autoridade nos remete diretamente às instituições burocráticas,(...)
Weber, Max. Der Nationalstaat und die Volkswirtschaftspolitik, 1895
-
CERTO
A administração burocrática surge na segunda metade do século XIX, no auge do Estado Liberal. O objetivo era combater o nepotismo e a corrupção, entraves para o capitalismo, para o desenvolvimento dos mercados. Trata-se do modelo racional-legal.
Principais características:
• Combate à corrupção, centralização;
• Controle de gastos, de processos: atividades-meio;
• Hierarquia, divisão do trabalho e rigidez;
• Rotinas controladas e estabelecidas;
• Formalismo e impessoalidade.
A Evolução da Administração Pública no Brasil, Prof. Vinicius Ribeiro.
-
✅Correta
Modelo burocrático:
- Foi a primeira reforma da Administração Pública.
- No governo de Getúlio Vargas, de 1930 até 1960.
- É um modelo organizado.
- Buscou combater/evitar a corrupção e o nepotismo.
- Buscou combater o PATRIMONIALISMO.
- Voltado para os procedimentos, racionalidade, meritocracia, impessoalidade, formalismo.
- O funcionamento é previsível.
- Hierarquia funcional.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa.
-
Tipos de Dominação
Autoridade burocrática, caráter racional legal: baseada na crença, na legitimidade das ordens estatuídas e o direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação, devido ao cargo que ocupam (dominação legal)
Autoridade tradicional: baseada na crença cotidiana da santidade das tradições vigentes desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade. Em uma familia, por exemplo, quem manda é o homem, e em uma monarquia o rei (dominação tradicional)
Autoridade carismática: baseada na veneração extraordinária da santidade, do poder heroico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas (dominação carismática)
Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza
-
O modelo burocrático contribuiu para a formação de uma nova ótica sobre o papel do Estado, sendo que na sua descrição sobre os modelos ideais típicos da dominação, Weber identificou o exercício da dominação racional legal como fonte de poder dentro das organizações burocráticas.
Baseada em princípios de impessoalidade, profissionalismo e formalidade, a burocracia weberiana busca a realização das suas atividades de forma eficiente, por meio de outros elementos como a equidade, a divisão hierárquica e a meritocracia.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)
-
C
-
A questão em
análise nos apresenta uma afirmação que envolve o assunto da Administração Pública
Burocrática. Segundo o professor Luiz Carlos Bresser Pereira, a “Administração Pública Burocrática surge na segunda metade do
século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção
e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu
desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia
funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder
racional-legal" (Pereira, 1995).
Na oportunidade,
cabe destacar que o modelo burocrático de Max Weber seria uma forma de dominação
que se dividia em três partes, as quais caracterizam um “tipo ideal": dominação
racional-legal (fundada na legitimidade); dominação tradicional (origem na
crença) e dominação carismática (baseada na admiração da conduta exemplar). Em
face do exposto, podemos afirmar que o item em análise está correto.
GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".
FONTE:
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do
Estado. Brasília, 1995.
BIZU:
Pessoal, quem está se preparando para
provas que incluem a matéria de Administração Pública, para concursos na área
de controle ou de gestão e quer passar na
prova, DEVE ler dois artigos fundamentais e complementares:
1 - Da
Administração Pública Burocrática à Gerencial, Luiz Carlos Bresser Pereira, RSP
nº 47, Brasília-DF, 1996.
2 - Plano
Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira,
Brasília-DF, 1995.
Boa parte
das questões são tiradas desses dois artigos. Basta pesquisar no Google que
vocês irão encontrar esses artigos em PDF.
Comece a
estudar forte hoje, HOJE!, porque
daqui há 1(hum) ano você pode se arrepender de não ter começado hoje.
Bons
estudos!
-
BUROCRACIA = F I P
Formalismo
Impessoalidade
Profissionalização