-
"Quando se tratar de ativos do imobilizado obtidos a título gratuito deve ser considerado o valor resultante da avaliação obtida com base em procedimento técnico ou valor patrimonial definido nos termos da doação."
( NBC T 16.10)
-
Os ativos obtidos a título gratuito que devem ser registrados pelo valor justo na data de sua aquisição, sendo que deverá ser considerado o valor resultante da avaliação obtida com base em procedimento técnico ou o valor patrimonial definido nos termos da doação.
-
Segundo a NBC TSP 01:
O ativo adquirido por meio de transação sem contraprestação deve ser mesurado inicialmente pelo seu valor justo na data de aquisição.
Logo, a questão é errada, pois valor justo não se confunde com preço presumido.
fonte: https://www.exponencialconcursos.com.br/tce-pe-prova-comentada-de-contabilidade-publica/
-
-
Ver páginas 154 e 155 do MCASP 7ed - sobre os vários critérios de mensuração de ativos e passivos - tabela prática.
-
Gabarito errado.
Deve reconhecer pelo valor justo.
-
Denomina-se mensuração o processo contábil que consiste em determinar e apresentar os valores referentes a itens do ativo e do passivo, mediante o emprego de métodos qualitativos e quantitativos. A respeito da mensuração dos ativos e passivos, julgue o item que se segue.
Os ativos obtidos a título gratuito devem ser registrados pelo seu preço presumido. ERRADO
_____________________________________________________________________________________________________
MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
8.2.1. Divulgação de Políticas Contábeis
8.2.1.1. Bases de Mensuração
Quando mais de uma base de mensuração for utilizada nas demonstrações contábeis, por exemplo, quando determinadas classes de ativos são reavaliadas, é suficiente divulgar uma indicação das categorias de ativos e de passivos à qual cada base de mensuração foi aplicada. Um caso especial são os ativos obtidos a título gratuito que devem ser registrados pelo valor justo na data de sua aquisição, sendo que deverá ser considerado o valor resultante da avaliação obtida com base em procedimento técnico ou o valor patrimonial definido nos termos da doação. A eventual impossibilidade de sua valoração também deve ser evidenciada em notas explicativas.
-
nunca vi um vídeo tão ruim quanto esse do professor acima.. nossa.. fiquei passada.. sequer explicou..
-
Valor justo
-
O ativo obtido sem contraprestação, a exemplo de doações, são mensurados de acordo com o Valor Justo.
-
Ativos ==> "homem reliu" ==> *H)istórico, (M)ercado, (RE)posição ou substituição, preço (LI)quido de venda, valor em (U)so.
Bons estudos.
-
ERRADO
Os ativos obtidos a título gratuito que devem ser registrados pelo valor justo na data de sua aquisição, sendo que deverá ser considerado o valor resultante da avaliação obtida com base em procedimento técnico ou o valor patrimonial definido nos termos da doação.
-
Galera, dica do Possatti para transações sem contraprestação: seja qual for a classe será mensurada por Valor Justo. Até agora não vi exceção a essa "regra".
-
Errado
O Ativo obtido por meio de uma transação sem contraprestação deverá ser inicialmente mensurado pelo seu valor justo na data da aquisição.
Caso o ente receba numa transação sem contraprestação um item que possua características essenciais de Ativo, mas que não satisfaçam os critérios para reconhecimento, essa situação pode justificar sua evidenciação em notas explicativas como ativo contingente.
-
Apenas para complementar, PREÇO PRESUMIDO está relacionado a uma base de mensuração de PASSIVOS, não de ativos, como consta da afirmativa.
MCASP, 7ª, p. 156:
Preço presumido: Montante que a entidade racionalmente aceitaria na troca pela assunção do passivo existente.
Termo utilizado no contexto dos passivos para se referir ao mesmo conceito do custo de reposição para os ativos.
-
Mensuração do ATIVO obtido a título gratuito: registra pelo valor justo (CERTO) =/= valor presumido (ERRADO)
Mensuração do PASSIVO: realizada pelo valor Presumido (CERTO)