-
Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços.
Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
ERRADO
-
Bruno, creio que há uma incoerência no que você escreveu. O custeio direto/variável aloca apenas os custos variáveis - diretos ou indiretos. Já o custeio pleno aloca tanto custos como despesas, além de fazer o rateio, como na forma de custeio por absorção.
Custeio Pleno
Também denominado integral ou RKW, o custeio pleno trabalha com a ideia de que ao custo do produto devem ser agregados não apenas os custos de produção, mas também as demais despesas da organização, inclusive as financeiras. Assim, ignora as distinções, nem sempre claras, entre os custos dos produtos e as despesas do período, seguindo a tendência de ampliação do conceito de custo de produto, incluindo as despesas administrativas, por exemplo.
A forma de associação entre os custos indiretos e as despesas aos produtos é a mesma que a do custeio por absorção- rateio.
Custeio Variável-direto
Custeio onde somente os custos variáveis são apropriados aos produtos e/ou serviços. Isso abrange os materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação variáveis. Os custos fixos são considerados despesas do período. Desta forma, caso haja formação de estoques, somente os custos variáveis irão compor seu custo.
Utilizando-se esse custeio, pode-se calcular a margem de contribuição de cada produto deduzindo os custos variáveis do preço de venda. O resultado é quanto sobra para os custos fixos e o lucro. Desta forma, facilita a tomada de decisões sobre o mix de produção e atendimento a pedidos especiais para novos mercados, etc.
Fonte: http://www.etecnico.com.br/paginas/mef20819.htm
-
Custeio Pleno - Forma de alocação de custos que consiste no rateio dos custos de produção e de todas as despesas da empresa, inclusive as financeiras, a todos os produtos.
-
Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos
e serviços. (Incluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)
-
Esse é o custo por absorção e não o pleno!!!
-
Pessoal, vamos recorrer ao nosso resumo esquemático sobre os elementos sobre os quais se apoia o SICSP:
Pessoal, notem que o item viajou ao tentar definir método de custeio. Na verdade, ele enunciou o conceito de custeio direto, que é um método de custeio. Item errado.
Gabarito: ERRADO
-
GABARITO: ERRADO
Custeio por Absorção: No sistema de custeio por absorção são apropriados à produção todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, sejam eles diretos ou indiretos. A QUESTÃO REFERE-SE A ESSE CUSTEIO.
Custeio Variável: No Custeio Variável, como o próprio nome sugere, são apropriados aos produtos SOMENTE os custos variáveis. No custeio variável, os custos fixos são tratados como se fossem despesas!
Custeio Pleno - RKW: O Custeio Pleno, Integral ou RKW é um método de determinação dos preços dos produtos com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.
Prof. Manuel Piñon
-
*não anotar* Compilei o q os colegas falaram porque não entendi nada
- Método de custeio PLENO - RKW - consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços. (Incluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)
O Custeio Pleno, Integral ou RKW é um método de determinação dos preços dos produtos com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.
Forma de alocação de custos que consiste no rateio dos custos de produção e de todas as despesas da empresa, inclusive as financeiras, a todos os produtos.
Trabalha com a ideia de que, ao custo do produto, devem ser agregados os custos de produção, e também as demais despesas da organização, inclusive as financeiras. Assim, ignora as distinções, nem sempre claras, entre os custos dos produtos e as despesas do período, seguindo a tendência de ampliação do conceito de custo de produto, incluindo as despesas administrativas, por exemplo.
- Método de custeio por ABSORÇÃO consiste na alocação de todos os custos, fixos ou variáveis, diretamente aos objetos de custo, SEM nenhum tipo de rateio ou apropriação.
No sistema de custeio por absorção são apropriados à produção todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, sejam eles diretos ou indiretos. A QUESTÃO REFERE-SE A ESSE CUSTEIO.
- Método de custeio VARIÁVEL: como o próprio nome sugere, são apropriados aos produtos SOMENTE os custos variáveis. No custeio variável, os custos fixos são tratados como se fossem despesas!
Prof. Manuel Piñon
-
Segundo a NBC T 16.11, o método do custeio pleno consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços.
A questão se refere ao custeio direto. Nos termos da NBC T 16.11, é o custeio direto que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
Gabarito: Errado