-
RAID 0: stripping
RAID 1: mirroring (espelhamento)
Gabarito: d)
-
E a alternativa C não está correta pois o backup precisa estar em uma localização física diferente da que está em produção, e RAID não foi pensada para funcionar assim.
-
Gabarito D
O RAID 1 (Mirroring) é um modo permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. Na pratica, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Este é o modo ideal se você deseja aumentar a confiabilidade do sistema.
Também é possível utilizar RAID 1 com quatro ou mais discos (desde que seja utilizado sempre um número par). Neste caso, um dos discos de cada par é visto pelo sistema como um HD separado e o outro fica oculto, guardado a cópia atualizada do primeiro. Ao utilizar 4 HDs de 500 GB em RAID 1, por exemplo, o sistema enxergaria 2 HDs, de 500 GB cada um.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Update: comentário corrigido. Obrigado André Siebra!
Alternativa correta: C.
RAID 1 = redundância via mirroring.
a) ERRADA: os dados não são divididos, mas replicados;
b) ERRADA: a redundância ocupará sempre 50% do espaço somado dos discos. Se esse espaço for de 1TB líquido, serão usados 500GB para fazer o mirroring;
c) ERRADA: backup nunca é dispensado, e a limpeza dos dados não é feita pela solução da RAID, sendo necessário soluções específicas para essa tarefa;
d) CORRETA: são dois discos, e a mesma informação é gravada nos dois, logo, duas escritas. Havendo dois discos com a mesma informação tem-se também a possibilidade de um disco falhar sem que haja perda de dados ou indisponibilidade do serviço;
e) ERRADA: espelhamento sempre precisará de uma quantidade par de discos. Não importa quantos discos, contanto que seja uma quantidade par.
-
ALTERNATIVA D - O RAID 1 trabalha com espelhamento e apenas com quantidade pares de Discos. A cada par de discos as informações são copiadas de forma igual para ambos. Em caso de problema em um disco dos pares, existe o segundo disco que permite continuar os trabalhos.