SóProvas


ID
252400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das normas gerais de direito financeiro estabelecidas pela
Lei n.º 4.320/1964, julgue os itens que se seguem.

Se o projeto de construção de uma ponte está previsto para ser concluído em três anos e, no primeiro ano, parte dos empenhos emitidos não tiver sido integralmente paga, a parcela ainda em aberto deverá ser cancelada.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada:

    A questão não informa se os empenhos não pagos teriam passado, ou não, pela liquidação. Aqui, podemos desdobrar nosso raciocínio.

    Se os empenhos fossem liquidados, eles se tornariam restos a pagar processados, que não podem ser cancelados (constituem dívida certa e documentada do poder público).

    Se não fossem liquidados, pela regra geral, eles seriam cancelados. Mas devemos lembrar de uma das exceções trazidas pelo Decreto 93.872/86: o empenho de despesa não liquidada não será cancelado caso esteja “vigente o prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor”. Como se está falando de um processo de construção de obra, infere-se que os empenhos se relacionam com parcelas do contrato de construção. Nessas condições, os empenhos não deveriam ser cancelados, mas registrados como restos a pagar não processados.Fonte: Pontodosconcursos
  • Decreto 93872/86


    Art . 35. O empenho de despesa não liquidada será considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando:
           
    I - vigente o prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor, nele estabelecida;
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  A redação do item não permitiu concluir se a afirmação está ou não correta, motivo pelo qual se opta por sua anulação.

    Bons estudos!