-
1.6 Para fins de aplicação das Normas Regulamentadoras – NR, considera-se:
Empregador - a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Equiparam-se ao empregador os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados;
Empregado - a pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário;
-
Complementando:
item 1.7, alínea 'b':
Cabe ao empregador:
.
.
.
b) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados,
cartazes ou meios eletrônicos;
-
LETRA B
-
Resumo da NR 1
Norma obrigatória para empresas: pública ou privada, para os órgãos públicos da ADM direta e indireta que possuam empregados regidos pela CLT. Você encontra nessa norma definição de empregado e empregador e suas respectivas responsabilidades. Definição de canteiro de obra, frente de trabalho, setor de serviços, estabelecimentos etc. Conceitos e definição sobre órgãos que tem a responsabilidade sobre Segurança, saude do trabalhador. ( SIT, SRTE, DTM)
Boa sorte nos estudos
-
Gabarito B (erros em vermelho)
a) Ricardo cometeu ato faltoso ao utilizar meio eletrônico para informar Carlos sobre as ordens de serviço. (o meio eletrônico é permitido pela NR-1)
b) Ricardo e Carlos são, respectivamente, empregador e empregado e seguem as disposições da NR-1. (Certo. Ricardo é profissional liberal equiparado a empregador e a relação possui os requisitos necessários de uma relação de emprego)
c) Ricardo cometeu ato faltoso ao informar os resultados dos exames médicos para Carlos. (Agiu certo. Deve informar o resultado)
d) Carlos não é obrigado a cumprir as ordens de serviço de Ricardo, pois as atividades são realizadas de forma não eventual. (é obrigado)
e) Carlos está sujeito à aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. (O Ricardo (empregador) é que está sujeito)