SóProvas


ID
2525575
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


                       “Tinha quatro escravas virgens”. O que fazer com presos assim?


            Militantes do Estado Islâmico são levados a julgamento no Iraque, mas a vitória

             também traz problemas, como a forma de tratar responsáveis por atrocidades


      Mohammed Ahmed tem tanto arrependimento “quanto fios de cabelo” na cabeça. Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico. Seu depoimento, dado a um juiz da província iraquiana de Nínive, foi reproduzido pelo Telegraph.

      Por ser um bom combatente, Ahmed foi recompensado. Ganhou quatro jovens yazidis, a minoria religiosa considerada pelos fundamentalistas muçulmanos como indigna de qualquer consideração, abaixo até de cristãos e judeus. [...]

      Todos os profissionais do ramo sabem que não existem culpados nas cadeias: a esmagadora maioria dos presos, em qualquer lugar, se diz inocente. Mesmo quando culpados, sempre existe uma desculpa e Ahmed é um caso típico numa situação extremamente atípica.

      Ele foi preso em Mosul, depois dos combates e bombardeios que deixaram a cidade iraquiana com aparência de Hiroshima do deserto. Existem milhares de outros como Ahmed. Alguns foram fuzilados no ato da rendição, mas as autoridades iraquianas querem demonstrar disciplina e alguma aparência de operacionalidade do estado. [...]

      Algumas dessas meninas e mulheres suicidaram-se para escapar à violência sexual. Muitas arranhavam o rosto e o corpo ou cobriam-se de cinzas, tentando parecer feias e causar rejeição a seus torturadores. Outras foram compradas de volta por suas famílias. Em casos raros, mulheres de combatentes, compungidas ou enciumadas, soltaram as vítimas da escravidão.

      Poucas conseguiram escapar por seus próprios meios, como Lamiya Haji Bashar, que aparece com o rosto cheio de cicatrizes. São resultado dos ferimentos provocados por uma mina na qual pisou quando fugia pelo deserto, na quarta tentativa de escapar. Ficou cega de um olho.

      Lamiya e Nadia Murad são algumas das poucas vítimas do terror sexual que se apresentam em público, de rosto aberto, pois a violência sexual estigmatiza as vítimas e suas famílias. Lamiya contou que era submetida a estupros seguidos e diários, passada entre incontáveis militantes. Muitas vezes desmaiava.

      Apesar das várias derrotas sofridas pelo Estado Islâmico, ainda existe um número considerável de yazidis em seu poder. Muitas já morreram durante o cativeiro pois é impossível distinguir entre vítimas e algozes durante os combates. A batalha final, que já se configura apesar do intervalo atual, será em Raqqa.

      Quando se cansou das suas escravas, Mohamed Ahmed as vendeu a outros combatentes, pelo equivalente a 200 dólares cada uma. Amontoados em celas na região de Mosul, onde o calor agora no verão chega a 50 graus, existem cerca de 5 000 outros “Ahmeds”. Um número mais ou menos equivalente ao de yazidis escravizadas.

      O que fazer com eles?

Por Vilma Gryzinski access_time 2 ago 2017. Disponível em:<http://veja.abril.com.br/blog/mundialista/tinha-quatro-escravas-virgens-o-que-fazer-com-presos-assim/> (adaptado) 

A sequência de vocábulos: “Islâmico, vitória, até, público” pode ser empregada para demonstrar exemplos de três regras de acentuação gráfica diferentes. Indique a seguir o grupo de palavras que apresenta palavras cuja acentuação tenha as mesmas justificativas das palavras do grupo anteriormente apresentado (considere a mesma ordem da sequência apresentada).

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. 

    regra das proparoxítonas; regra das paroxítonas ternanadas em ditogo crescente; regra das oxítonas terminadas em "a(s)", "e(s)", "o(s)", "em(ens)"; regra das proparoxítonas.

  • b) típico, província, será, Nínive

  • Gabarito: B

     

    Islâmico e Típico: Proparoxítonas

     

    Vitória e Província: Paroxítonas terminadas em ditongo crescente (eu decorei como paroxítonas que parecem proparoxítonas)

     

    Até e Será: Oxítonas terminadas em  "a(s)", "e(s)", "o(s)", "em(ens)"

     

    Público e Nínive: Proparoxítonas

  • Primeiro deve-se saber quais são as regras de acentuação das palavras indicadas

    Islâmico= is-lâ-mi-co "toda proparoxítona é acentuada"

    vitória= vi-tó-ria "paroxítona terminada em ditongo acrescente" (essa regra tem algumas exceções)

    até= a-té "oxitona terminada em e"

    público= pú-bli-co "toda proparoxítona é acentuada"

     

    Depois é só achar a correta, identificando a mesma sequência.

    LETRA B (Apenas ela está de acordo com a sequência)

     

    Todos os dias é uma vitória.

  • LETRA B.

     

    Islâmico === PROPARAXÍTONA ==== TÍPICO

    Vitória === PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE === PROVÍNCIA

    Até === OXÍTONA === SERÁ

    Público === PROPAROXÍTONA === NÍNIVE

    OBS. O erro da letra A é o vocábulo "É" que se enquadra na regra dos monossílabos tônicos.

  • Dá pra resolver esta questão de uma forma muito simples:

     

    Observando a palavra ATÉ, nota-se que ela é Oxítona e nas opções que seguem sua ordem de sequência, todas diferem da mesma regra de acentuação de uma forma muito notória, menos a alternativa B (gabarito).

     

    É ----> Monossílabo tônico (Anula a alternativa A)

     

    SERÁ ----> Oxítona  (gabarito)

     

    Diários ---> Hiato (Anula a alternativa C)

     

    Já ---> Monossílabo Tônico (Anula a alternativa E)

     

    Bons estudos !!!!!!!

  • Ou esta questão éstá desatualizada, ou cabe recurso. A questão "A' se enquadra nas mesma regaras da 'b', pois de acordo com o novo acordo ortográfico, as regras para monosílabos tônicos que terminam em 'a', 'e'  e 'o', se encaixam nas mesas regras das oxítonas terminadas também em 'a', 'e', e 'o'. Sendo assim ambas são consideras dentro das regras das oxítonas.

  • José Gomes, não está desatualizada. Esse assunto na gramática é um pouco complicadinho. Pelo o pouco que eu li sobre, vai depender muito do ponto de vista da banca. Ou seja, antes de qualquer coisa, analisar a banca e ver qual doutrina ela segue. Caso esteja equivocado, aceitos opiniões contrutivas. 

  • CFO-2018

  • -> "Islâmico", "vitória" e "público" são proparoxítonos.
    -> "até" é oxítono.

     

    -> "é" e "já" são monissílabos tônicos (terminados em a(s), e(s) e o(s)).

    GABARITO -> [B]

  • Alexandre Henrique, acredito que vitória seja uma paroxítona e não uma proparoxítona, da mesma forma que província (que consta na alternativa B).

  • A título de contribuição, Marcelo Rosenthal (Gramática para Concursos. 6e - Ed. Campus - p.38) afirma que "As palavras paroxítonas terminadas em ditongos crescentes [como é o caso de 'vitória'] podem ser consideradas também proparoxitonas, e os ditongos crescentes também podem ser interpretados como hiatos."

  • questão errada, logo que no anunciado diz que são regras diferentes porém temos duas proparoxítonas 

  • Vemos três diferentes. 1 paroxítona terminada em ditongo, 2 proparoxítonas e 1 oxítona. Portanto são três formas diferentes.

  • Então se tivesse "pé", no comando da questão, no lugar de "é", a resposta correta seria a letra A? Visto que "pé" e "é" são monossílabos tônicos

  • Típico - PROPAROXÍTONA 

    Província - PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE (ia)

    Será - OXÍTONA 

    Nínive - PROPAROXÍTONA

     

  • Islâmico e Típico - Proparoxítona (todas são acentuadas)

    Vitória e Província – Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongo.

    Até e Será – Acentuam-se as oxítonas terminadas em A,E, O (seguidas ou não de S), Em, Ens.

    Público e Nínive – Proparoxítona (todas são acentuadas)

  • Caraca vei! Que merda não vi a carniça do até.
  • Até é uma oxítona terminada em E(s). A única alternativa com uma oxítona na mesma sequência em que ATÉ aparece é a letra B, palavra "será" (oxítona terminada em A(s)).

     

    Questão muito boa e bem elaborada. No entanto, o enunciado afirma que o rol de palavras demonstram três exemplos de regras de acentuação gráfica diferentes, quando, na verdade, apresenta apenas duas regras de acentuação diferente, porquanto "Islâmico, vitória e público" são proparoxítonas e "até" é oxítona. Neste caso, então, questão passível de anulação.

     

    Vide: separação silábica das palavras "vitória" e "província".

    https://www.dicio.com.br/vitoria/

    https://www.dicio.com.br/provincia/

  • O comentário do colega Vitor Hugo abaixo está equivocado, a questão não tem erro no enunciado, não sendo anulável por isso.

     

    O colega afirmar que a palavra "vitória" é proparoxítona, mas como já colocado pelo Carlos Henrique aqui nos comentários, alguns gramáticos entendem que palavras paroxítonas com ditongo crescente também podem ser proparoxítona. O que não foi o caso da posição adotada pela banca. Para a Consulplan trata-se de paroxítona terminada em ditongo, e por isso o enunciado possui  três regras diferente de acentuação. Sendo improvável anularem a questão por isso.

    Bons estudos. 

  • huahuahuahua até são 2 sílabas  kk

  • islâmico - proparoxítona / típico - proparoxítona

    vitória - paroxítona termina em ditongo / província - paroxítona termina em ditongo

    até - oxítona / será - oxítona 

    público - proparoxítona / Nínive - proparoxítona

  • Na verdade, as palavras renúncia e vitória são proparoxítonas ocasionais (terminadas em ditongo crescente –ia,-io,-ie –ea, -eo, –ua,-uo, -ue), como em ânsia, armário, série, rédea, róseo, tábua árduo, tênue.

    Na pronúncia habitual são paroxítonas. Admite-se, no entanto, a prolação como palavras proparoxítonas.

     

    FONTE: http://pucrs.br/manualred/acentuacao.php

  • Islâmico (is-lâ-mi-co) - proparoxítona, vitória (vi-tó-ria) - paroxítona terminada em ditongo oral, até (a-té) - oxítona terminada em E, público (pú-bli-co) - proparoxítona

    a) atípica (a-tí-pi-ca) - proparoxítona; aparência (a-pa-rên-cia) - paroxítona terminada em ditongo oral; é - monossílabo tônico terminado em E; vítimas (ví-ti-mas) - proparoxítona.
    b) típico (tí-pi-co) - proparoxítona; província (pro-vín-cia) - paroxítona terminada em ditongo oral; será (se-rá) - oxítona terminada em A; Nínive (ní-ni-ve) - proparoxítona.
    c) famílias (fa-mí-lias) - paroxítona terminada em ditongo oral; público (pú-bli-co) - proparoxítona; diários (di-á-rios) - paroxítona terminada em ditongo oral; várias (vá-rias) - paroxítona terminada em ditongo oral.
    d) violência (vi-o-lên-cia) - paroxítona terminada em ditongo oral; próprios (pró-prios) - paroxítona terminada em ditongo oral; já - monossílabo tônico terminado em A; violência (vi-o-lên-cia) - paroxítona terminada em ditongo oral.

    GABARITO: B

  • errei no dia da prova por bobagem

  • acentuam-se os monossilabos tonicos terminados em pá, pé,pó

    ou seja a  e o bisu 

  • Fui na letra D pois pensei que seria a primeira uma paroxitona  e a ultima sera uma proparoxitona eventual( violencia) pois na letra escolhida ambas sao proparoxitonas e  nao diferenciam em nadaaa

  • Regra básica da sepação sílabica:aprenda a separar sílaba errei em até achava que era monossílabo 

  • Islâmico, palavra proparoxitona e vimos o mesmo em TÍPICO.

    vitória, palavra paróxitona terminada em ditongo crescente e vimos o mesmo em PROVÍNCIA

    até, palavra oxítona terminada em E e vimos o mesmo em SERÁ

    público, palavra proparoxitona e vimos o mesmo em NÍNIVE

     

    GAB: B

     

    #DEUSN0CONTROLE

  • Islâmico, vitória, até, público

     

    Is.lâ.mi.co,

    vi.tó.ria,

    a.té

    pú.bli.co

     

    a) a .tí.pi.ca, a.pa.rên.cia, é, ví.ti.mas

     b) tí.pi.co, pro.vín.cia, se.rá, Ní.ni.ve

     c)fa.mí.li.as, pú.bli.co, di.á.rios, vá.rias  

     d)vi.o.lên.cia, pró.prios, já, vi.o.lên.cia  

  • Acredito que as únicas palavras que poderiam causar dúvidas sejam "até" e "é".

     

    "Até" é acentuada por ser uma oxítona terminada em "e" --> são acentuadas a oxítonas termindas em: a,e, o, em, ens.

    "É" é acentuada por ser um monosílabo tônico.

     

    GAB.: Letra "B"

  • Para colocar mais lenha nesse fogo.

    No decreto lei do  novo acordo, não há uma regra de monossílabos e sim apenas para oxítonas, e nem uma regra de pararoxítonas terminadas em ditongos e sim apenas proparoxítonas.

    Então essa questão deveria ser anulada pelo ano que ela foi aplicada, em 2017.

  • b)

     típico, província, será, Nínive

  • Respondi essa questão olhando apenas para o "será" e "até"

  • Juro que pra mim VI-TÓ-RI-A é proparoxítona (todo site que busque dava essa separação de sílabas).

    Então, acredito que o gabarito esteja errado. Vi alguns falando que a questão está desatualizada, e creio que pode ser isso mesmo.

  • Fiquei entre as alternativas A e B e depois de ver e rever e ...rs Resolvi ver os comentários. Não deveria, mas aqui pode! rsrs

  • ◙ Classificando as palavras do enunciado:

    Islâmico, vitória, até, público

    Is•lâ•mi•co: proparoxítona

    vi•tó•ria: paroxítona

    a•té: oxítona (acentuam-se oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em, ens);

    pú•bli•co: proparoxítona;

    a) atípica, aparência, é, vítimas

    a•tí•pi•ca: proparoxítona

    aparência:

    é:

    vítimas:

    b) típico, província, será, Nínive

    típico:

    província:

    será:

    Nínive:

  • ◙ Acentuam-se todas as proparoxítonas:

    • Atípica, vítima, público;

    ◙ Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em A(s), E(s), O(s);

    • é; já;

    ◙ Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongo:

    • aparência, famílias, diários, várias, violância, próprios;

    • a banca adotou entendimento que considera as paroxítonas terminadas em diton numa regra DIFERENTE da regra das proparoxítonas;

    ===================

    Fonte: Felipe Luccas, Estratégia;

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

     Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

     Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.